terça-feira, 31 de janeiro de 2012
LENHA NA FOGUEIRA - 1º.02.12
Atenção muita atenção, agitadores que militam em todos os seguimentos culturais de Porto Velho
**********
Hoje é o dia “D” para a nossa cultura.
*********
A partir das 17 horas, a prefeitura de Porto Velho através da Fundação Iaripuna, promove no Teatro Banzeiros a reunião que vai tratar da regulamentação do sistema Municipal de Cultura.
**********
Para que ninguém alegue que não foi avisado, voltamos a publicar a programação que vai acontecer na tarde/noite de hoje.
**********
17h - informes gerais, orientações e esclarecimentos.
***********
18h - divisão das câmaras (cada segmento reunir-se-á separadamente em uma sala com um orientador) para organização de uma agenda e pauta de trabalho de sua respectiva câmara setorial - dança, teatro, música, cultura popular, circo, patrimônio histórico, etc.
********
19h45 - entrega do planejamento de cada câmara junto a Comissão Organizadora/Fundação Iaripuna.
**********
Contamos com a participação e contribuição de todos.
**********
A mobilização ta muito boa e com certeza o Teatro Banzeiros vai ficar lotado de agentes culturais. Cada um querendo puxar a brasa para sua sardinha.
*********
Estaremos lá defendo nossa praia, que é, além da música, boi bumbá e as escolas de samba e o carnaval como um todo.
*********
Se você quer o bem dos nossos movimentos culturais não pode perder a reunião de hoje.
*********
Por falar em desmoronamento!
*********
O Banzeiro das Comportas estão fazendo o que o prefeito Roberto Sobrinho desde muito tempo tinha vontade de fazer, que era tirar (na marra), os moradores do Triângulo para construir a Beira Rio.
*********
Já pensou se ele (o prefeito) tivesse conseguido seu intento e já tivesse começa a construir a obra. O prejuízo seria muito grande. Deus sabe o que faz.
********(**
Agora com desbarrancamento provavelmente a obra não será mais construída, pois o Banzeiro provocado pela abertura das comportas da Usina de Santo Antônio é tão forte, que já está chegando nos trilhos da Madeira Mamoré que até bem pouco tempo, ficavam a mais de 20 metros da beira do rio.
**********
Aí me lembrei de um verso da música do Ernesto Melo sobre o Triângulo – “Hoje tem até desmoronamento...”
**********
Quando o poeta da cidade escreveu esse verso o desmoronamento era apenas no trecho que nós, moradores mais antigos de Porto Velho chamávamos de “Bueiro”.
**********
É triste a situação dos moradores do bairro do Triângulo que agora, queiram o ou não queiram, têm que abandonar suas casas, suas plantações, suas galinhas e até o prazer de pegar o peixe para o almoço no Rio Madeira.
**********
O progresso tem seu preço, só que esse preço poderia ser evitado, caso os engenheiros da empresa responsável pela construção da usina fossem mais capacitados. Eles não tiveram a capacidade de prever que a força da água iria desbarrancar tão drasticamente o barranco do Rio Madeira naquele trecho.
**********
Não tiveram capacidade de prever que a enchente provocada com a abertura das comportas, iria destruir o marco que divide o Estado do Amazonas do de Mato Grosso. Marco histórico.
**********
Se eles fossem capacitados de verdade, teriam retirado o marco daquele local e levado para o Museu da Estrada de Ferro ou para o Museu Estadual.
*********
Resultado calcularam errado e com isso perdemos mais um patrimônio histórico.
**********
Já dizia meu avô Bento Macêdo: “Com o Rio Madeira não se brinca!”
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
HOMENAGEM - ÚRSULA MALONEY
Rio Kaiary canta para Úrsula Maloney
A festa do bloco do bairro dos categas foi bastante animada e prestigiada pelos representantes dos blocos de trio
O Bloco Rio Kaiary serviu no último sábado, no clube Ypiranga em Porto Velho, uma deliciosa feijoada, quando aproveitou para apresentar aos presentes, a homenageada deste carnaval “Úrsula Maloney – A professorinha”. A festa foi prestigiada praticamente pelas diretorias de todos os blocos de trio elétrico de Porto Velho além do presidente da Fundação Iaripuna e de alguns “Categas” do bairro Caiari como Zeca Melo, Lucivaldo, Fernando Sadek entre outros. Lucivaldo Souza, Jairo Guedes e praticamente toda a equipe da Rádio Transamazônica 105,9 FM também estava presente. A Banda comandada pelo Audizio foi show a parte tocando marchinhas tradicionais e sambas enredo. Úrsula Maloney bastante animada ao se deparar com nossa reportagem foi logo dizendo: “Dessa vez vai dar certo, estarei sendo homenageada no desfile do bloco dos meninos”. Acontece que a homenagem deveria ter acontecido no carnaval passado e na hora “H”, a diretoria da época, já na semana do desfile resolveu não colocar o bloco o que deixou a professora bastante chateada. Graças à atual diretoria que tem a frente o Domingos, Dimarci e Bosco a homenagem acontecerá no desfile deste ano. A marchinha tema é de autoria do Bosco da Neide
LENHA NA FOGUEIRA - 31.01.12
Lenha na Fogueira
Vamos atender a convocação da Fundação Iaripuna:
***********
Caros colegas militantes da cultura,
************
Para dar continuidade aos trabalhos de implantação do SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURAL convidamos todos e todas para participarem da primeira reunião preparatória para organização das CAMARAS SETORIAIS e início do processo eleitoral do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURAL
***********
Dia: 01 de fevereiro de 2012, Local: Teatro Banzeiros. Horário: 17 horas
*********
Metodologia/pauta
**********
17h - informes gerais, orientações e esclarecimentos.
***********
18h - divisão das câmaras (cada segmento reunir-se-á separadamente em uma sala com um orientador) para organização de uma agenda e pauta de trabalho de sua respectiva câmara setorial - dança, teatro, música, cultura popular, circo, patrimônio histórico, etc.
********
19h45 - entrega do planejamento de cada câmara junto a Comissão Organizadora/Fundação Iaripuna.
**********
Observação: a comissão organizadora/orientadores será composta por membros das Câmaras Setoriais Nacionais que residem em Porto Velho: Elcias Vilar, Suely Rodrigues, Silvestre e Arlene Bastos (mais colaboradores experientes que já foram membros de câmara setoriais) e Diretores da Fundação Iaripuna. Para este grupo a reunião de trabalho será na quinta-feira, dia 26/01 na Fundação Iaripuna às 15 horas.
**********
Contamos com a participação e contribuição de todos.
**********
Altair dos Santos Lopes, Presidente da Fundação; Berenice Simão Coordenadora da organização do SMC/Porto Velho.
***********
Se você tem responsabilidade para com os seguimentos culturais de Porto Velho não pode deixar de comparecer amanhã às 17h no Teatro Banzeiros e participar das discussões.
**********
E terminou o primeiro mês do ano de 2012 junto com ele terminam as férias de todo mundo.
*********
Os meninos e os marmanjos voltam às aulas e os parlamentares do poder municipal estadual e federal voltam as suas atividades em suas respectivas casas de Leis.
*********
Em Rondônia com o sumiço do presidente a Ale recebe mais um ou um novo/velho membro.
**********
Aliás, tiraram o da Termopilas e empossaram um da Operação Dominó. É como diz o “Sem Papas na Língua” trocaram SEIS por MEIA DÚZIA.
*********
Eu apenas lembro do dito popular, “Trocaram a Mosca, o Cocô é o mesmo”.
**********
Como meu negócio é cultura segundo o chefe maior, vamos falar da preparação de alguns foliões p-ara o Baile Municipal.
*********
Tem folião importante mandando confeccionar fantasias em ateliê de alta costura do Rio de Janeiro. Pense num folião invocado.
*********
Vamos apreciar fantasia de “Pirata do Olho de Vidro” que enxerga mais que GPS.
********
Tem um grupo que vai de “viaduto” acompanhado de dos “Elefante Branco” to falando de fantasia!
*********
Tem uma turma que vai fantasiada de Machu Picchu e outra de Lhama. E outros com chapéu de Viking.
*********
Tem uma pessoa metida a autoridade que vai de fantasiada de “Adeus” – que segundo dizem, mostra o espírito da própria pessoa que vive querendo aparecer e não consegue convencer ninguém, por isso, a turma vive dando “Adeus” a ela. Vote!
*********
Enquanto isso o Ruimar ex Rei Momo vai de “cadeirante”.
*********
E o Thiagão vai de Cyane.
**********
Eu vou de “face afiado”, escrevi afiado e não “viado”
domingo, 29 de janeiro de 2012
TATA - A DIFICIL MISSÃO DE COORDENAR O CARNAVAL
Em meio ao amaranhado de compromissos, que vão desde a administração do complexo da Madeira Mamoré até a substituição de última hora do Rei Momo e as discussões sobre o Sistema Municipal de Cultura, conseguimos que o presidente da Fundação Iaripuna arranjasse espaço em sua agenda, para falar sobre o repasse dos subsídios às escolas de samba e blocos carnavalescos e o decreto que o prefeito pretende baixar, considerando a Banda do Vai Quem Quer como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Porto Velho. “Isso não quer dizer que a prefeitura através da Iaripuna é quem vai mandar na Banda, nada disso, a diretoria executiva da Banda continuará coordenando as decisões, inclusive promovendo a venda das camisetas e podendo realizar qualquer evento para manter o bloco”. Essa conversa com o Altair dos Santos Lopes – Tatá começou nos estúdios da Rádio Transamazônica 105.9 FM durante o programa “Sábado Retrô”, apresentado pelo Jairo Guedes, prosseguiu na sede da Banda e terminou durante a feijoada do Bloco Rio Kaiary que aconteceu no Clube Ypiranga. Tatá explica o porquê, até a presente data o repasse das escolas de samba e blocos não foi efetivado, sobre o porquê, o Baile Municipal saiu do Kabanas para a Talismã 21, além de convocar os militantes dos movimentos culturais em Porto Velho, para a reunião que vai acontecer no dia 31 no Mercado Cultural quando serão montadas as Câmaras Setoriais, que fazem parte do Sistema Municipal de Cultura. “É importante a participação de todos os seguimentos culturais nessa discussão”. Tatá além de tudo isso ainda arranjou tempo para compor a marchinha oficial da Banda do Vai Quer para este carnaval. É realmente um carnavalesco de berço. Vamos a entrevista:
Zk – É verdade que o prefeito vai baixar um decreto considerando a Banda do Vai Quem Quer em Patrimônio Imaterial do Município de Porto Velho?
Tatá – Em princípio já está mais do que na hora da municipalidade reconhecer a Banda como um bem patrimonial imaterial da cidade de Porto Velho. A Banda é um importante exemplar da nossa cultura popular e a ela nós devemos todo cuidado, zelo e providencias de organização. Nesse sentido, agora em 2012, a prefeitura chama para si através da Fundação Cultural do Município algumas responsabilidades.
Zk – Por exemplo?
Tatá – A primeira é registrar a Banda como Bem Cultural do nosso Patrimônio Imaterial. A segunda é dar um suporte estrutural para que neste desfile a população que dela participa, seja atendida de forma plena com melhores condições de habitar o desfile no item da segurança, no item das estruturas de banheiros químicos, sonorização, vias melhores organizadas e trabalhadas.
Zk – Isso quer dizer o que?
Tatá - Aliás! Isso não quer dizer que as obrigações passem para a Fundação Cultural, não, o município faz sua parte que é reconhecer a Banda como Bem Cultural Imaterial e a diretoria executiva da Banda, a diretoria constituída que tem a frente a Sicília Andrade e o Silvio Santos é a responsável por todas as ações como contratar os músicos que farão parte da Banda da Banda, seguranças, realizar promoções para captar recursos, promover a venda de camisetas. A Banda vai existir como Bem Cultural Imaterial, mas, ela tem que ter vida, tem que se manter e para isso a diretoria executiva tem que ter liberdade para atuar. Devo deixar bem claro, a prefeitura de Porto Velho e a Fundação Iaripuna ou qualquer outro órgão municipal não vai intervir nas ações da diretoria executiva da Banda do Vai Quem Quer. Ninguém está autorizado a falar pela Banda a não ser sua diretoria executiva.
Zk - Nossa preocupação quanto ao Decreto considerando a Banda como Patrimônio Imaterial do município é: Se por acaso for eleito um prefeito avesso à realização do carnaval, principalmente os desfiles dos blocos de trio esse reconhecimento vai continuar valendo ou a cada carnaval o prefeito vai ter que publicar um novo decreto?
Tatá - Não! Uma outra gestão não vem desfazer esse decreto. É como se tombar um bem patrimonial. Exemplo: Você tomba a Catedral de Porto Velho e uma outra gestão não vem destombar. O que realmente nos preocupa com outras gestões, são realmente aquelas contribuições, a parceria a aproximação para com a Banda do Vai Quem Quer e para com o carnaval como um todo.
Zk – Para encerrar essa conversa sobre a Banda vamos falar com o compositor da marchinha tema. É verdade que o Manelão não saía do seu lado e em conseqüência disso, você teve dificuldade para finalizar a marchinha?
Tatá - Eu sempre gostei muito de carnaval por achar a marchinha de carnaval uma cultura muito rápida, ela é relâmpago, ela ta aqui agora e daqui a pouco não ta mais. Ano passado o Manelão me disse daquele tema da mulher, pois estava muita em voga a questão da eleição da presidente Dilma e então fizemos aquela composição. Este ano conversando com a Siça há um mês e meio atrás e ela me falou da idéia do tema da Banda e eu me imbui no sentimento de querer fazer uma marchinha sem encomenda, fazer como sempre fiz. Confesso que tive assim alguns percalços, alguma dificuldade para cantar prum grande amigo, e cada vez que ia compor uma frase, uma linha um verso me vinha aquela lembrança, gostosa, saudosa do Manelão e acabava me atrapalhando um pouco, mas, com muito esforço a marchinha saiu, mais uma vez fui buscar na competência musical do Duo Pirarublue pra fazer os arremates finais e colocar voz com o auxilio do maestro Alkbal.
Zk – A gente nota que alguns órgãos são contra a realização do carnaval. Como é administrar essa resistência como presidente da Iaripuna?
Tatá - Entendo isso como processo de construção, lembro que assim que começamos a gestão do prefeito Roberto Sobrinho tínhamos interesse de dar incremento a cultura popular, cultura de rua, blocos e escolas de samba e nos deparamos com uma realidade de resistência por parte de certos órgãos internos da prefeitura, Você tem que chamar pra conversa, insistir que aquilo é coisa boa, que é parte da vida do município. A cultura tem que ser colocada num outro status para que ela realmente contribua, para o cidadão e para a cidadania e nós nunca arredamos o pé disso. Hoje, aquilo que foi uma conversa um pouco traumática com alguns seguimentos tanto da prefeitura como de fora, hoje é uma coisa mais suave, aos poucos a gente vem sinalizando com minimização desse impacto. Esse ano já tirou muita coisa de exigência em cima dos blocos, até porque, os blocos não são mercantilistas, só existem no período do carnaval.
Zk – Agora vamos falar do repasse financeiro para as escolas de samba. Por que atrasou?
Tatá – Acontece o seguinte: Quando a gente abre o exercício o orçamento ainda não está aberto, leva coisa de oito a dez dias até os decretos ficarem prontos. Quando o exercício financeiro é aberto a gente abre o termo de convênio com as escolas de samba, a previsão do repasse era em torno do dia 20, 22 mas, aconteceu um pequeno impasse dentro do projeto e um procurador pediu vistas, pra que a gente fizesse o refundamento daquele processo. Isso foi feito e já foi analisado pelo procurador e creio que nos próximos seis dias os recursos das escolas de samba e bloco sejam repassados.
Zk – Na opinião do presidente da Fundação iaripuna e sua equipe a mudança da data dos desfiles das escolas de samba é positiva ou negativa?
Tatá – O primeiro impacto que tive quando fui informado pela diretoria da Fesec foi de preocupação, porém passado aquele momento de suspense, fui totalmente a favor. Vejo com bons olhos. Veja bem, Porto Velho é uma cidade que consome carnaval muito bem, o público que brinca nos blocos também quer brincar nas escolas de samba, o público que assiste bloco que sai pelas ruas, também quer assistir escola de samba, o povo de Porto Velho quer ver também os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro pela televisão. A gente levando os desfiles das escolas de samba para uma semana depois, ainda está dentro do carnaval, muitas cidades no Brasil já tomaram essa decisão é uma opção acertada. Creio que a população vai responder positivamente comparecendo à avenida no dia 25 de fevereiro.
Zk – Muitas pessoas principalmente através de sites, estão questionando a liberação de R$ 1 Milhão para o carnaval. Explica a essas pessoas sobre o repasse?
Tatá – Que bom seria se tivéssemos Um Milhão para as escolas de samba, mas, a coisa ainda não é nesse plano. Na verdade, o carnaval custa Um Milhão para a prefeitura, isso foi assim no ano passado. A gente não trata isso como despesa e sim como investimento. Isso é verba carimbada, consignada no orçamento da prefeitura, no orçamento da Fundação Cultural para investir na cultura popular. A saúde não coloca dinheiro no carnaval a Secretaria de Obras não coloca dinheiro no carnaval da mesma forma que a Fundação Cultural não coloca dinheiro da cultura para fazer asfalto etc.
Zk – Vamos começar a encerrar esse papo. Como é que está o Sistema Municipal de Cultura?
Tatá – No próximo dia 1º de fevereiro estaremos reunindo às 17 horas no Teatro Banzeiros. Lá estaremos chamando os seguimentos para discutir a formação das Câmaras. Criada as Câmaras vamos avançar no sentido da construção do processo de eleição do nosso Conselho Municipal de Cultura.
Zk – Baile Municipal?
Tatá – Dia três de fevereiro próxima sexta feira na Talismã 21. A Banda “Arigó Folia” já está ensaiando, esperamos um grande público, com a presença da Corte do Rei Momo, o prefeito entregando a Chave da Cidade e muita animação.
Zk – O presidente é visto constantemente no ensaio da escola Asfaltão. Vai desfilar pela escola do Tigre?
Tatá – Não, a escola do presidente já não desfila que é a Pobres do Caiari, por força da amizade que tenho com alguns integrantes da Asfaltão sempre freqüento a região do Santa Bárbara. Essa semana quero visitar a São João Batista porque estou ouvindo ótimos comentários a respeito dessa escola de samba, já marquei com o Cantarelli para visitar a Diplomatas que também deve ser tombada como Patrimônio Cultural Imaterial de Porto Velho, vou à Rádio Farol do Maracanã e ao Armário Grande do Cabeleira. Mas, o meu reduto de boemia é em torno da tenda do Tigre!
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
CARNAVAL
CARNAVAL
Galo apresenta camiseta e escolhe rainha
A modelo Rubi musa do Galo levantou a platéia ao se apresentando com parte do corpo apenas pintado
O Bloco Galo da Meia Noite promoveu na última quinta feira 26, o lançamento do kit fantasia para o carnaval deste ano durante a festa em homenagem ao Poeta Ernesto Melo. Na oportunidade o segundo maior bloco de Porto Velho, promoveu o concurso que escolheu a Rainha e as Princesas que vão comandar a folia do segundo maior bloco de Porto Velho. Oito jovens candidatas concorreram ao título passando pelo crivo dos jurados Berta Zuleika, Drª Silvana; Kabanaka, Juliana (Bela Pele Estética); Ariel Argobe – Presidente da Fesec e Bete Azevedo. No final as candidatas eleitas Rainha e Princesas foram: Tatiana com 107 pontos – Rainha; 1º Princesa Adriana com 88 pontos e 2ª Princesa Monica Vitória.
O Poeta da Cidade Ernesto Melo foi super aplaudido pelo público que lotou as dependências da Casa de Ventos Braz. “A fidelidade que toma conta do meu ser é inexplicável, obrigado Galo da Meia Noite” disse emocionado Ernesto.
Hoje no terreiro da rua Rogério Weber entre a Duque de Caxias e a Pinheiro Machdo acontece mais um ensaio do Galo com a Banda Carijó animando os foliões
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
LENHA NA FOGUEIRA - 27.01.12
Lenha na Fogueira
A novela de todo ano volta a preocupar os dirigentes das escolas de samba de Porto Velho,
**************
Acontece que, pelo menos até a tarde de ontem, a prefeitura não havia decidido se firma convenio com a Fesec.
***********
Apesar de terem anunciado recentemente que a prefeitura vai investir Hum Milhão de Reais na estrutura da passarela do samba Edson Fróes e na montagem das escolas de samba e blocos de trio. Até agora não saiu nada.
**********
E olha que a previsão era para o dinheiro das escolas de samba e blocos cair na conta da Fesec no último dia 20.
*********
Tava tudo certo, quando os dirigentes da Fesec abriram o extrato bancário, tava igual peixe. Nada!
*********
Acontece que um cidadão se dizendo dono da moralidade e defensor da coisa pública, informou que os dirigentes da Fesec não podem assinar convênio por serem funcionários público.
**********
Aí o negócio engriguilhou de vez! É mais uma ação contra as nossas agremiações carnavalescas.
*********
Como a Iaripuna é uma entidade que não tem voz e parece até que seus dirigentes estão lá apenas para defender seus salários e não a cultura em nosso município. Fica por isso mesmo.
*********
Segundo o Ariel Argobe presidente da Federação das Escolas de Samba, o Procurador Mário Jonas (esse sim amigo do carnaval), ficou de resolver o problema na tarde de ontem. Espero que isso tenha acontecido.
**********
Vamos ficar aguardando a decisão da reunião com o Procurador Mário Jonas.
*********
Das seis escolas de samba de Porto Velho, apenas duas estão com barracão de alegoria em atividade.
*********
São João Batista e Asfaltão as demais, estão esperando uma resposta da prefeitura com medo de assinar contrato com os profissionais artesãos e depois o dinheiro não sair.
*********
Ano passado foi o governo estadual que alegando a Lei Eleitoral deixou de fazer repasse, na última hora e em conseqüência as escolas estão devendo até hoje.
**********
É como diz o ditado: “Gato escaldado, tem medo de água fria”. Vai que a prefeitura não repassa a grana!
***********
Ontem foi o lançamento do kit fantasia do Galo da Meia Noite e a homenagem ao Poeta Ernesto Melo.
**********
Acontece que o Ernesto Melo muito esperto e medroso, não aceitou que a direção do Galo. da Meia Noite ouvisse os compositores Bainha, Silvio, Mávilo Melo e outras pessoas que realmente sabem da sua trajetória musical. Lastimamos a falta de sensibilidade.
***********.
Enquanto isso, a escola Gaviões do Planalto de Rolim de Moura está com uma equipe de artesão comandada pelo Ismael Barreto em seu barracão de alegorias.
**********
Além do Ismael tem o K-Bral, e mais três artesãos que vieram de Juruti cidade que fica perto de Parintins e é famosa pela qualidade dos seus artesãos.
*********
O Zé Maria ta com vontade de realmente, desbancar a escola Acadêmicos da Liberdade dirigida pelo Pachequinho.
********
Essa turma vai ficar hospedada na mansão do “ex governador” de Rolim de Moura Adilson Soares – É muita mordomia “MERMÃO”.
**********
Por falar nisso, o interprete do samba enredo da escola Acadêmicos do São João Batista meu amigo Banana Split, passou 15 dias em Minas Gerais num congresso evangélico.
*********
Dizendo ele foi limpar as cordas vocais para dar um show de interpretação durante o desfile da escola quando fevereiro chegar.
**********
Por hoje é só!