segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Lenha na Fogueira - 05.10.2021


E os 107 anos de criação do município de Porto Velho, contou com uma programação pra lá de diversificada, que foi desenvolvida em frente ao Mercado Cultural, precisamente na Praça Getúlio Vargas e Calçadão Manelão.

**********

Os espetáculos começaram pela manhã, com as apresentações dos alunos de Libras que executaram ou cantaram o hino de Porto Velho.

**********

Depois foi a vez do Grupo O Imaginário no momento dirigido pelo Palhaço Chicão que juntamente com sua trupe, colocou a plateia presente para ri e muito. Muito bom o espetáculo que eles apresentaram.

**********

Outro show espetacular que aconteceu no período da manhã de sábado, foi o da Fanfarra Leões de A-Laua.

**********

A partir das 19 horas, a festança voltou a acontecer, começou com o espetáculo de dança da Academia da Rita Nascimento que apresentou o Balé “Branca de Neves”, um verdadeiro espetáculo de dança. Ao final, as bailarinas foram aplaudidas por longos minutos. Há muito tempo o público de Porto Velho não apreciava tão espetacular espetáculo de dança. Parabéns a professora Rita Nascimento e equipe!

**********

Enquanto o espetáculo Branca de Neve estava sendo apresentado, os integrantes dos grupos folclóricos se posicionavam desde as Escadarias do Palácio Presidente Vargas, Praça Getúlio Vargas e Calçadão Manelão, esperando o sinal, para começar a apresentação da “Dança Palaciana”, um espetáculo jamais visto por essas bandas.

**********

Apesar do esmero no que diz respeito a coreografia, ensaiada pelo professor doutor Marco Teixeira e pelo Rogério muito bem assimilada pelos integrantes das quadrilhas e bois bumbás, o espetáculo não pode ser apreciado por grande número da plateia presente, por sinal, muita gente!

***********

Acontece que o grupo principal, aquele que realmente estava apresentando a “Dança Palaciana” começou justamente sua apresentação, nas escadarias do Palácio Presidente Vargas e como não foi providenciada a contração de Segurança para impedir que o público ocupasse a Praça Getúlio Vargas em sua parte superior, o público que ficou no Calçadão Manelão, praticamente ficou sem poder acompanhar por alguns minutos, o melhor do espetáculo.

**********

Apesar dessa falha o show foi bastante aplaudido pelos presentes, pois, na realidade, foi realmente um espetáculo maravilhoso.

************

Muitos esperavam que a Dança foi desenvolvida no ritmo de músicas de Quadrilhas e Bois Bumbás, uma vez que os integrantes estavam caracterizados, com as indumentárias de seus grupos folclóricos.

***********

A surpresa começou quando o DJ começou a tocar uma VALSA (muito bonita) e os integrantes dos grupos começaram a desenvolver a coreografia ensaiada e enquanto a maioria dos integrantes dançavam na escadaria do Palácio o Casal de Noivo se apresentava no Calçadão Manelão numa coreografia muito sensual, no estilo Dança que se dançava nas Cortes.

***********

Após a Dança Palaciana cada grupo teve três minutos para dançar no estilo que se apresenta no Arraial Flor do Maracujá.

***********

As comemorações pelos 107 anos da criação, do Município de Porto Velho, terminaram com a apresentação do Grupo “Gata Forrozeira”. Aí o povo tomou conta, tanto do Calçadão Manelão como da Praça Getúlio Vargas e dançou até altas horas.

**********

Parabéns Porto Velho!

 

FOTOS: RONI CARVALHO

Nenhum comentário: