sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Lenha na Fogueira - 02.10.2021


Porto, Velho Porto recordações/Escadas no barro/Amarra nos galhos/Pequenos senões/O papo sadio/Cachaça rolando/O sol se pondo/Beleza sem par/Ninguém imaginava/Que aquele Porto Velho/Ia se transformar.

*********

Em vez de canoas/Surgiram chatas/Navios cargueiros/De alto calado/E o trem apitava/Pegando carga/ No Plano Inclinado/E o Velho do Porto/Não é mais tranquilo/Nem dono de nada/E o Porto do Velho/Virou Porto Velho/Nossa terra amada.

**********.

Essa é a letra de minha autoria em homenagem a cidade de Porto Velho. Vejam bem, escrevi CIDADE DE PORTO VELHO e não ao município.

***********

Só para lembrar, 2 de outubro, é o aniversário de criação do Município de Porto Velho e não da cidade Porto Velho. Essa é a grande diferença.

***********

O Município vai do Maici no baixo rio Madeira até Extrema na divisa com o estado do Acre. Enquanto a cidade de Porto Velho capital do município, não passa de Mutum Paraná.

**********

A cidade nasceu quando Farquar conseguiu em 1907, autorização para transferir o local de início da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, do município mato-grossense de Santo Antônio, para o Porto do Velho ou Porto Velho dos Militares, em terras do Amazonas.

*********

Quer dizer, a cidade de Porto Velho já completou 114 anos e o Município de Porto Velho completa 107 na data de hoje.

**********

Outra confusão que muitos fazem: Quem faz fronteira com a Bolívia é o Município de Porto Velho, lá na comunidade de Fortaleza do Abunã que fica no Distrito de Vista Alegre do Abunã e não a Capital Porto Velho. É um pouco complicado, mas, é assim que devemos pensar.

***********

E viva o Município de Porto Velho que está completando 107 anos de criação na data de hoje e a festança vai ser boa.

**********

A prefeitura de Porto Velho vai realizar a partir das 8 horas, no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural, vasta programação.

***********

As apresentações noturnas começam as 19 horas com a seguinte programação:

**********

Solenidade com a presença do prefeito Hildon Chaves; seguida de apresentação do Balé Branca de Neves (Academia Rita Nascimento); Apresentação do São João dos Sonhos com a participação dos grupos folclóricos de Quadrilha e Boi Bumbá filiados a Federon e Unajup; Apresentação da Fanfarra Leões de A-Lauá e Apresentação do grupo de forró “A Gata Forrozeira”.

**********

Posso garantir que a programação será das melhores, principalmente à noite com o espetáculo; São João dos Sonhos que vai concentrar brincantes de quadrilhas e bois bumbás, desde o Palácio Presidente Vargas até o Mercado Cultural, com várias danças. Assisti o ensaio geral e posso garantir que quem for apreciar na noite de hoje, não se arrependerá.

**********

Quem não programou nada para comemorar a data do nosso município foi a Federação das Escolas de Samba. Os caras estão mais parados que água de remanso.

*********

Vamos encerrar desejando ao município de Porto Velho muito desenvolvimento.

**********

Parabéns pelos 107 anos de criação, meu querido município de Porto Velho.

Um comentário:

Unknown disse...

Porto Velho, Terra querida e acolhedora.