segunda-feira, 18 de maio de 2015

Lenha na Fogueira - 19.05.15

O negócio por aqui anda tão desajeitado, que até o “repiquete’ do rio Madeira que antigamente acontecia logo após a Semana Santa, este ano veio fora de época!
********
 Meu amigo João Bosco do bloco Us Dy Phora escreveu um estudo sobre o “fenômeno” que ficou conhecido como a maior Cheia do Rio Madeira dos Últimos Cem Anos.
********
Que gostaríamos de publicar, porém, o texto tem aproximadamente 50 mil caracteres o que inviabiliza sua publicação no estilo jornal impresso.

********
Bom, o que queremos dizer é que o repiquete fora de época causou transtorno aos comerciantes e feirantes da área conhecida como Baixa da União.

*******
Aí vem o K1 e pergunta pro Zé de Nana, Será que essa cheia fora de época que tão dizendo que ainda é o repiquete da Semana Santa é mesmo provocada pelas chuvas que insistem em cair sobre Porto Velho? Ou será que é porque os canais dos Igarapés Santa Bárbara e Igarapé Grande estão obstruídos pelos prédios construídos em cima de seus leitos?
*******
O interessante é que nenhuma autoridade tem coragem de dizer a verdadeira causa do transtorno que qualquer chuvinha vem provocando desde quando construíram aquele prédio do TER ali.

********
Por causa disso, ficamos sem a Praça Rondon e a Praça Jonathas Pedrosa, sem o Restaurante Popular e a Feira do Agricultor, ficamos também sem o Mercado do Peixe e agora a Feira Livre Itinerante.

*********
Será que a culpa é mesmo do repiquete?

*******
Vamos deixar de encher o saco das autoridades afins para festejar o aniversário de um dos mais antigos assinantes do Diário da Amazônia! A partir de agora... Aliás, o texto é do próprio:

********
Homenageamos o Sr. Ivo Tolentino pelos seus 72 anos de idade.
********
Eu, Santo Ivo Tolentino, chegando ao Território Federal de Rondônia, no dia 05 de Setembro de 1966, às 15h00, no Aeroporto do Bairro Caiari, com 23 anos de idade.
********
Hoje, 19 de maio de 2015, completando os meus 72 anos. É muito satisfatório. Graças ao Bom Deus, que sempre nos ajuda e continua me ajudando e os outros também. Indo para meu local de trabalho, para onde me transferiram, glorioso 5º Batalhão de Engenharia de Construção – 5º BEC, unidade ainda em instalação, cada local da pequena cidade, tinha uma parte do Batalhão.
*********
Existiam as dificuldades, mas tudo se tornava fácil, devido ao interesse de todos juntos. Nada eu achei difícil, era o nosso dia a dia. Até hoje com a minha idade, sou a mesma pessoa, sobrevivi a 27 malárias, que não me assustaram. Fé em Deus. Tenho a minha esposa, os três filhos Ivanilson, Ivanilda e Ivana, todos com suas formações profissionais, que o bom Deus os ajude sempre.
*********
Tenho boas amizades, com todos que encontro: “Dizem que sou enjoado”, mas faz parte da vida. Quero agradecer a todos os Rondonienses, por terem me suportado nesses 50 anos de permanência com vocês.

********
Aos funcionários daquela época que compravam na cantina do 5º BEC, Governo, EFMM, SUCAM, Prefeitura, DNER, Cia Fronteira e FAB e muitos outros.
********
Que o bom Deus ajude a todos dando a felicidade que nós merecemos. Com a Benção do Criador Divino, muito obrigado! - Santo Ivo Tolentino.

********
Parabéns seu Santo Ivo Tolentino! 





Nenhum comentário: