terça-feira, 7 de julho de 2020

Lenha na Fogueira - 08.07.2020


Porto Velho a cidade que nasceu de costas para o Rio Madeira, completou 113 anos de surgimento, no último sábado dia 4.
**********
A cidade de Porto Velho, hoje capital do estado de Rondônia, foi oficializada como sede da construtora May & Jeckill no dia 4 de julho de 1907.
************
Segundo o historiador Francisco Matias, nesse dia os Estado Unidos se libertaram da Inglaterra, é o Independence Day.
**********
Lembra o historiador que: “Em todas as representações dos EUA, mundo afora, ocorre esta comemoração.
**********
No ano de 1907, em pleno coração da Amazônia, às margens do rio Madeira, no porto de abarrancamento conhecido como Porto Velho, em terras do município de Humaitá, técnicos e operários norte-americanos do consórcio May & Jeckill, contratado para construir a estrada de ferro Madeira-Mamoré, aguardavam com ansiedade aquele 4 de julho para comemorar de forma bem patriótica sua independência”.
***********
“Afinal, eles estavam ali, sob o calor tropical da floresta, a mercê das febres palustres, longe de suas casas, mas em uma das possessões norte-americana para realizar uma das mais grandiosas obras ferroviárias do mundo, tão americana como se estivesse em solo dos EUA”, explicou.
***********
Matias disse ainda que eram costumes das empreiteiras ferroviárias norte-americana, bater simbolicamente um PREGO DE PRATA no primeiro dormente, e, ao terminar as obras, bater um prego de ouro no último dormente.
***********
Assim, a cerimônia de um ou de outro momento era muito prestigiada. Foi da mesma maneira no antigo porto amazonense, local escolhido para ser construída a estação inicial Madeira, da Madeira-Mamoré.
**********
“A partir desta data, disse o historiador, o acampamento da May & Jeckill daria lugar ao povoado denominado Porto Velho do Rio Madeira, ou, Porto Velho de Santo Antônio ou, simplesmente, Porto Velho.
**********
Seja como for, o povoado nasceu com as feições norte-americanas, com placas indicativas em inglês, onde se falavam vários idiomas, mas sobressaia-se o inglês como língua oficial”.
***********
Então meus amigos, a nossa querida Porto Velho, faz aniversário de surgimento, exatamente no dia 4 de julho.
***********
Infelizmente nós os portovelhenses de nascimento ou por adoção, desprezamos a data do surgimento da nossa cidade, para considerarmos apenas a data da criação do município de Porto Velho que é 2 de outubro que foi criado 7 anos após o surgimento da cidade de Porto Velho.
**********
Deveríamos fazer uma campanha perante nossos vereadores, para que o dia 4 de julho, seja oficialmente reconhecido como o dia do surgimento da cidade de Porto Velho.
**********
Lembro que em 2007, o então secretário de cultura do estado, Jucélis Freitas, mesmo sendo titular de uma secretaria estadual, nomeou uma Comissão com a missão de organizar a festa do Centenário da Cidade de Porto Velho.
*********
Fiz parte dessa Comissão e lembro, que durante uma reunião que estava acontecendo no gabinete do secretário no prédio do relógio, de repente, entra sala de ‘supetão’, um historiador que foi dizendo:
***********
Vocês não devem dar prosseguimento nessa comemoração, porque Porto Velho não surgiu em 1907 e sim, em janeiro de 1908.
***********
Argumentou o historiador que o governo federal, só liberou a licença para Farquar transferir o início da Ferrovia, de Santo Antônio para o local conhecido como Porto do Velho Lenhador, em janeiro de 1908.
***********
Jucélis receoso com a repercussão negativa, caso insistisse em comemorar a data de 4 de julho e com isso expor a figura do governador da época que era Ivo Cassol, cancelou a festa em comemoração ao Centenário do Surgimento de Porto Velho.
**********
Daí pra frente, ninguém mais se importou com a data. O que lamentamos!
**********
Porto Velho não é apenas a cidade que nasceu de costas para o Rio Madeira, é também a cidade que não tem uma DATA de NASCIMENTO para COMEMORAR!

2 comentários:

João Zoghbi disse...

Pasmem com tal decisão, seria mais interessante se fosse festejado o nosso 100 anos no dia 4 de julho, embora à polêmica existisse, seria uma forma de darem mais valor. Viva 4 de julho! Viva Porto Velho!!!(Porto Velho têm dessas 'coisas'... será porquê nasceu de vista para o rio Madeira?)

José Aluízio Passos Bentes disse...

Gostei da idéia de recorrer aos Vereadores, para que oficializem o "Dia do Surgimento de Porto Velho". Tem todo o meu apoio, Silvio. Não precisa ser mais um feriado municipal, pois já temos 3, salvo engano. E vou mais além. Se não estou enganado, já obrigatório o estudo da disciplina História de Rondônia. Por que não introduzir nos currículos escolares, no Ensino Fundamental (escolas públicas e privadas), a obrigatoriedade de estudo da disciplina "História de Porto Velho". Pense nisso.
Um grande abraço, e Parabéns por divulgar a História da nossa cidade!