Lenha na Fogueira
Depois que o Chicão secretário da Secel, anunciou que os subsídios referentes à segunda parcela, serão depositados na conta dos Pontos de Cultura, a sala do Dinho se transformou em ponto de encontro dos dirigentes dos Pontos de Cultura.
*******
Tem gente que chega antes das sete horas e fica esperando a porta do prédio do relógio abrir, só pra perguntar pra coordenação dos pontos, quando a grana vai ser depositada na conta.
********
O interessante, é que essa turma estava caladinha esse tempo todo. Só quem botava a boca no trombone para protestar contra o atraso do repasse, era a representante do Ponto de Cultura Arte e Vida Rio Madeira. Agora que o impasse foi resolvido, tem gente madrugando na Secel.
*********
Por falar nisso, tudo indica que no próximo ano será implantado o Programa Pontos de Cultura do Governo de Rondônia. Explico:
*********
Os atuais Pontos de Cultura existentes em Rondônia, são oriundos de um convênio entre o Ministério da Cultura e o governo do estado de Rondônia.
********
Na realidade, o governo de Rondônia entra apenas com 16% do montante do convênio.
********
Vendo que “esse negócio” de Ponto de Cultura está dando certo, uma equipe do governo Confúcio tá querendo implantar o Programa Pontos de Cultura do Estado de Rondônia que consiste na parceria do governo estadual com as prefeituras interessadas.
********
Se isso acontecer, pode anotar que vai acontecer em Rondônia à maior revolução cultural do Brasil. Já pensou a maioria dos municípios desenvolvendo Projetos Culturais através de seus Pontos de Cultura.
*********
A grande jogada dos Pontos de Cultura é que o governo não interfere na sua produção, é o tipo do negócio que não aceita sugestões de cima para baixo, ou como dizem os políticos, empurrados de goela abaixo.
********
Nos Pontos de Cultura a ação é criada e desenvolvida pelos seus integrantes. É o povo que sabe da sua cultura.
********
Atualmente, a grande pedida na área cultural brasileira, são os Pontos de Cultura e Rondônia não pode ficar na praça “dando milhos aos bombos”.
*********
Aliás, a equipe do Chicão secretário, há algum tempo está desenvolvendo uma série de Projetos que serão colocados em prática a partir do próximo ano.
********
Para evitar muito protocolo e burocracia, as ações culturais serão desenvolvidas através de Editais – Prêmios.
*********
A prestação de contas quando o Projeto recebe um prêmio, é justamente a sua execução, ou seja, se for peça de teatro, a sua apresentação e assim sucessivamente!
********
Porém, para que tudo isso seja possível, é necessário a aprovação por parte dos deputados estaduais do Sistema Estadual de Cultura
********
Aí o governo vai poder criar o Funcultural, a Lei de Incentivo e o Conselho de Cultura
*******
Sem o Sistema Estadual de Cultura, fica difícil a realização de qualquer Projeto.
*******
É por isso que insistimos, vamos Regular a Cultura governador Confúcio.
********
Se já conseguiram, transformar Rondônia no estado mais “miserável”, segundo pesquisa divulgada pelo governo estadual.
********
Por que não transformarmos, para calar a boca, dos pesquisadores da “miséria”, Rondônia no Estado Cultural da Amazônia? Até rimou!
********
Tudo só vai acontecer se tiver vontade política.
*********
É só imitar a administração municipal que já aprovou o Sistema Municipal de Cultura e dentro em breve estará divulgando os membros que farão parte do Conselho de Cultura e também criando o Fundo Cultural e a Lei de Incentivo.
********
O Coletivo Caos cujos membros fazem parte da criação do Movimento Regula Cultura, está na expectativa da publicação do Sistema Estadual de Cultura o mais breve possível.
********
O secretário Francisco Leilson Chicão tá correndo atrás do processo. Por ele o Sistema será implantado ainda este ano. Vamos nessa cambada! Vamos Regular a Cultura no Estado de Rondônia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário