Lenha na Fogueira
Dia 5 de novembro Dia Nacional da Cultura, queremos insistir com os gestores culturais que Regulem a Cultura de Rondônia. No caso do estado, colocando em prática o Sistema Estadual de Cultura.
********
Aliás, nosso governador bem poderia nos dar de presente, pelo menos a palavra de que o Sistema Estadual de Cultura vai entrar em vigor ainda este ano ou no mais tardar até fevereiro de 2012.
*********
Os segmentos culturais estão cansados de ficar a porta da secretaria de pires na mão, na eminência de sobrar alguma migalha para os seus projetos.
********
É preciso acabar com a política: “Aos amigos, as benesses da administração”
********
A prefeitura conseguiu aprovar o seu Sistema, falta apenas à regulamentação o que deve ser providenciado o mais breve possível, se não, não vai adiantar nada ter uma Lei aprovada para não ser colocada em prática.
*********
Chega de oba, oba! Chega de discurso. O negócio agora é partir para o oficial, para a sustentação permanente. A política tem que ser estadual ou municipal e não de governo. O plano tem que ser plurianual e não sazonal.
*********
No dia Nacional da Cultura, já que não temos nada programado, a não ser se consideramos como um evento relativo há esse dia o evento que aconteceu ontem no teatro Banzeiros. 1º Seminário para elaboração de projetos e capacitação de recursos para a juventude – Portojovem uma ação da Coordenadoria Municipal da Juventude em parceria com o governo estadual.
*********
Não recebemos e não vimos publicado pelo menos uma mensagem dos gestores das entidades governamentais que dirigem a nossa cultura. Será que foi falta de assessoria ou nem a assessoria deles sabe o dia 5 de novembro é o Dia Nacional da Cultura?
*********
Nem mesmo o intelectual que se diz admirador das artes e da cultura, fez em seu blog comentário a respeito da data.
*********
E assim passamos mais um dia da cultura a “ver navios” das barrancas do Madeira.
*********
A ministra Ana de Holanda distribui parte de um artigo publicado no jornal O Globo do Rio de Janeiro sobre o Dia nacional da Cultura. Vejam:
*********
“Chegou o momento de promover uma virada decisiva em nossa agenda cultural. Debate oportuno, sobretudo, porque celebramos neste 5 de novembro o Dia Nacional da Cultura. Momento de consolidar conquistas anteriores. Mas, principalmente, de ir, além disso, para encarar um desafio urgente. O desafio de dar sustentabilidade à alta criatividade brasileira. Como sempre friso, a arte não existe sem o artista. E “o artista” não é uma ficção teórica. É uma pessoa, um indivíduo, que vive de sua criação – e é na criação que o ser humano encontra sua forma mais livre de se expressar. Para investir na criação, é preciso investir no artista. Sublinho estas coisas óbvias por um motivo simples. Porque temos um imenso problema para resolver”.
********
Por falar nisso, o escritor Antônio Monteiro convida todos vocês, família, netos, filhos, sobrinhos vizinhos a comparecerem à casa de cultura Ivan Marrocos, hoje dia 05 - para o lançamento do livro "A COBRINHA QUE QUERIA SER DIFERENTE", às 15h30. Preço do livro: R$-10,00 cada exemplar.
*********
A festa do lançamento do livro do Antônio vai durar até a noite quando acontece no mesmo local o encontro dos Acadêmicos da Academia de Letra de Rondônia que é dirigida pelo meu amigo Lucio Albuquerque.
*********
Por falar em intelectual
**********
Marquinhos do Cavaco e Convidados se apresenta a partir das 16 horas no Consensual com uma roda de samba de fazer inveja a qualquer sambistas.
*********
O bom da roda de samba do Marquinho no Consensual é que a cerveja vai custar apenas R$ -1,00. Informações 9298-1187
*********
Nesse dias Nacional da Cultura vamos prestigiar o lançamento do livro "A COBRINHA QUE QUERIA SER DIFERENTE" as 15h30 na Casa da Cultura Ivan Marrocos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário