O Ministério do Turismo lançou, nesta quarta-feira
(14.07), no Parque Estadual do Cantão, em Caseara (TO), a campanha promocional
“Turismo de Natureza”, que busca reposicionar o país no segmento. Com o slogan
“Viaje pelo Brasil. Gigante pela própria natureza”, as peças publicitárias
terão como foco a experiência do viajante e retratarão a importância de se
praticar um turismo consciente, sustentável e seguro neste momento de retomada.
Todo o material, que inclui cards, vídeos, entre outros, poderá ser conferido
em mídias digitais, sites do trade turístico e na TV aberta.
A escolha do Cantão para o lançamento da campanha
foi um pedido do ministro Gilson Machado Neto, que destacou o local como um dos
destinos pouco conhecidos pelos turistas, mas que possui um potencial
gigantesco para o turismo. O Parque Estadual do Cantão, que completa 23 anos
nesta quarta-feira, é uma unidade de conservação de proteção integral que faz
parte do Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC) do governo do
estado do Tocantins. Tem uma área definida de aproximadamente 90 mil hectares,
com cerca de 800 lagos.
Durante o lançamento, o ministro do Turismo, Gilson
Machado Neto, destacou que a campanha deve proporcionar maior visibilidade a
destinos pouco conhecidos pelos brasileiros. “Nada se compara ao Brasil quando
falamos em recursos naturais. Estamos entre os maiores no segmento em um
ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial e somos o único no mundo
com seis biomas: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.
Temos atrativos ainda pouco conhecidos que podem ser visitados agora pelos cerca
de 11 milhões de brasileiros, que antes viajavam para o exterior, e que agora
têm a oportunidade de conhecer melhor o nosso país”, disse.
Esta campanha é mais uma das ações que o Ministério
do Turismo vem realizando para promover um turismo mais sustentável e inclusivo
no país. As ações passam também pela concessão dos parques nacionais e
implementação da Rede Trilhas, iniciativas conjuntas com o Ministério do Meio
Ambiente, que garantirão infraestrutura adequada para a visitação turística, de
forma sustentável, já que os investimentos e as ações provenientes destas
medidas aprimorarão a conservação das unidades do país.
O turismo de natureza vem despontando no país.
Pesquisas apontam um crescimento na busca por destinos deste segmento e por
atividades ao ar livre. Levantamento da Booking.com mostra, por exemplo, que 9
em cada 10 viajantes brasileiros passaram a buscar destinos mais tranquilos e
mais afastados, o que reforça a ideia do turismo em natureza.
Neste mês, o Ministério do Turismo já havia lançado
uma radiografia do Turismo Náutico no país, destacando a forte vocação do
Brasil para o desenvolvimento e consolidação de atividades praticadas em água,
que também possibilitam o contato com a natureza. Sobretudo, devido aos 8.500
quilômetros de litoral, 35 mil quilômetros de rios e canais navegáveis e mais
9.260 quilômetros de margens de reservatórios de água doce, lagos e lagoas,
além de um clima propício ao esporte e ao lazer náutico.
DADOS
DO BRASIL – O Turismo de Natureza foi responsável por motivar a viagem de
18,6% dos turistas internacionais, em 2019, registrando o maior índice dos
últimos cinco anos. No mesmo ano, o IBGE apontou que cerca de 1,5 milhão de
turistas brasileiros viajaram dentro do país motivados pela aventura e
natureza, o que representa 26% das viagens realizadas a lazer. Entre os
destinos mais procurados, atualmente, para Turismo em Natureza estão: Foz do
Iguaçu (PR), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Angra dos Reis (RJ) e Florianópolis
(SC).
Por
Victor Maciel
Assessoria
de Comunicação do Ministério do Turismo
Categoria
Viagens e Turismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário