sábado, 31 de julho de 2021

ENTREVISTA - A história dos 30 anos da SIC TV contada pelo seu proprietário Everton Leoni (2ª parte – final)

 


 Nesta edição, publicamos a 2ª Parte da Entrevista com o Everton Leoni sobre a história do Grupo SIC TV que completou no último dia 5 de julho, 30 anos. No tópico de hoje, a história se baseia mais na família do próprio Everton e sobre a Rádio Parecis FM.

Lembrando que tudo começou quando o Everton ganhou sem querer o aval do Bispo Macedo para assumir em Porto Velho, a TV Record que o Bispo acabara de comprar. “Um dia fui levar uma PI, na TV Allamanda e o seu Mota pai do Paulinho Mota que hoje trabalha com a gente, me perguntou: ‘Tu queres uma Televisão para ti’?  Nunca esqueço dessa pergunta que ele me fez! Respondi, quero sim! Ele disse, então liga para esse número, me entregou um cartão com o número do telefone que era justamente do representante da Record em Brasília”. Foi assim que tudo começou”.

Hoje a história é sobre os programas da Rádio Parecis FM em especial o Papo de Redação e o Quando Bate a Saudade.

 

ENTREVISTA

 

Zk – E a Rádio Parecis está em quantas cidades do estado de Rondônia?

Everton – Ela está em Nova Brasilândia, Chega em São Miguel, Novo Horizonte e Rolim de Moura; ela está em Santa Luzia aí não sei te dizer onde ela chega, lembro de Castanheira, Cacoal enfim, vem novidades por aí também em relação as rádios. Acontece que uma nova Legislação votada ano passado, dar para as emissoras de rádio da capital, a condição de geradoras, a exemplo do que acontece com as televisões, quem tem a geradora em Porto Velho, pode instalar retransmissoras no interior. O Ministério já escolheu algumas cidades e nós já nos habilitamos a elas, acho que foi umas dez cidades, sei que em poucos anos, as emissoras da capital que quiserem poderão estar em todo o Estado.

Zk -  Vamos continuar falando sobre a Rádio Parecis. Tem um programa que sou fã que é o “Quando Bate a Saudade”. Fala sobre esse programa?

Everton – Eu tinha até pouco tempo atrás, todos os programas redigidos e produzidos, e tinha as datas, as músicas que tocavam e isso desapareceu com o tempo. Era o maior documento que eu podia ter para saber quando começou e essa papelada está perdida, tenho a esperança de um dia achar. Tenho a impressão que esse programa; o Elivaldo Viana que está comigo desde o começo praticamente. O programa deve ter começado em 84 o que quer dizer, que há 37 anos todos os domingos estou aqui. Começou aos domingos das 9 ao Meio Dia depois ele passou a ser apresentado também de segunda a sexta-feira, das 7 da noite às 9 da noite, depois por falta de tempo, pois entrei para a política e então resolvi parar com o programa noturno ficando só aos domingos. Já passaram várias gerações, pego depoimento de pessoas que dizem: Minha Avó ouvia, mais já morreu, meu pai ouvia, mais já morreu, agora está o filho ouvindo e eu graças a Deus continuo firme aqui, enfim, eu tinha ouvintes maravilhosos, isso me dar um dor muito grande, que falavam comigo todo domingo durante anos, posso citar o DEDÉ por exemplo, mas, o senhora me ligou dizendo que o marido dela havia falecido e que ele ouvia o programa todos os domingos há mais de 20 anos e que ela não suportava ver esses discos dentro da casa porque lembrava do marido, ela pediu pelo amor de Deus que eu recebesse  discos que ela sabia que teria uma utilidade e que ele onde estivesse ficaria muito feliz.

Disse pra ela que havia agradecido no programa e ela me disse que não ouvia mais o programa justamente por que o programa “Era a cara do meu marido”.

Zk – Vamos explorar o lado pessoal. Como você se sente vendo seu filho Tales Roger se destacando como um grande apresentador de programa de rádio?

Everton – Olha, o Marlon começou antes ele tinha uma grande audiência, não tinha esse desprendimento que tem o Tales que é mais comunicativo. Marlon é um pouco mais tímido e o Marlon é formado em Administração de Empresas e é um grande administrador, pra tu ter uma ideia, nesse ano da Pandemia nós não demitimos ninguém, mantivemos todos nossos quadros intocáveis, obviamente tivemos queda no faturamento, porque as lojas fecharam, pararam e foi o nosso melhor faturamento, isso é gestão, estou falando do meu filho mais velho, ele é um grande gestor.

Zk – E o Tales?

Everton – Esse já mais o Everton ele é um cara que tem ideias, além deu imaginar que ele será um grande gestor também, ele é um grande comunicador nato. Ele fazia “Estação Criança” e a gente tinha que segura-lo pra ele não sair do script. Ele tem tirocínio e o que é melhor, gosta do que faz e mais, é um operário, ele vem de manhã, vem de tarde pra fazer flash e já aprender administração. Eu acho que é o cara que vai fazer o “Quando Bate a Saudade” no futuro. Tem um detalhe, ele canta muito bem!

Zk – O que

Everton – É isso mesmo e toca violão de ouvido, mais toca. Se tu mandar ele cantar qualquer música do Bruno e Marrone; ele da um show.

Zk – E o sorveteiro

Everton – Pois é, surgiu! Tudo começou e continua com o Império Gelato acontece, que era umas multimarcas e vendia outras marcas também, quando eu comprei.... Aliás, nunca foi um Projeto; fui ajudar uma pessoa e aí a coisa para não se perder, assumi pra mim e aí a fábrica me pediu para assumir a Frutos de Goiás. A empresa é a Gelato e a Marca é a Frutos de Goiás.

Zk – A rádio Parecis é a mais ouvida?

Everton – Historicamente a rádio Parecis é a primeira FM de Rondônia. Nós acreditamos que sim, até pelo voluma de anúncios. Até bem pouco tempo atrás, nem vendedor nós tínhamos, a propaganda vinha espontaneamente dos nossos anunciantes. Vamos tirar essa dúvida brevemente, porque o IBOPE vai fazer uma pesquisa pra saber a audiência das emissoras de rádio aqui na capital. Por exemplo: O programa do Augusto José de manhã, não tem pra ninguém; O Papo de Redação também não tem pra ninguém; Eu nunca participei de um programa de rádio com a audiência do Papo de Redação. Estamos numa transição, o Domingues Junior saiu, o Professor Peixoto adoeceu e eu entrei de férias o bom foi que conseguimos o Carlinhos Araújo que é muito bom, aliás ele é excelente. Me orgulho porque foi ideia minha. O Joacir Loura Júnior participa também, ele é muito inteligente e é o cara que conhece a Legislação. Nós jornalistas as vezes brigamos por uma coisa que não faz sentido. Aí vem o cara que fala, mas, a Lei diz isso e pronto acaba a discussão, esse é o caso do Loura Júnior. Tem o Quando Bate a Saudade; tem o programa do Tales; tem o Porquinho com o Denis. Para você ver como mudaram as coisas, as pessoas deixam de ouvir música, para ouvir o Porquinho! Lembrar que o Denis é um cara diferenciado.

Zk – Para encerrar. A empresa de você preserva muito a permanência de seus empregados basta lembrar o Elivaldo Viana, Albertino Fortunato, Eva, Elisa, Bolota e tantos outros que estão aí faz muito tempo. O que você tem a dizer a respeito disso?

Everton – O ser humano não foi feito para ser descartado, foi feito para ser valorizado, aqui a gente procura não descartar. Você ver a Bete quantos anos está conosco, a Elisa a Eva o Bolota o Beni Andrade. Aqui o cara sai por que quer.

Zk – Para encerrar! 30 anos de TV completados no dia 5 de julho passado, o que você tem a dizer?

Everton – A gente faz uma TV eminentemente comunitária, a gente faz uma TV falando com as pessoas. De alguma forma ajudamos Rondônia a crescer e crescemos juntos. Agora, nós só crescemos porque temos gente que nos escuta. Quem tem audiência e público fiel, tem a maior riqueza que pode existir num veículo de comunicação.

(Fotos: de Ana Celia Santos)

sexta-feira, 30 de julho de 2021

ENTREVISTA - A história dos 30 anos da SIC TV contada pelo seu proprietário Everton Leoni

 

Neste sábado dia 31, o Grupo SIC TV festeja 30 anos de existência. Tudo começou com a TV Candelária após o jornalista/radialista e empreendedor Everton Leoni conseguir praticamente sem querer, o aval do Bispo Edi Macêdo. “Um dia fui levar uma PI, na TV Allamanda e o seu Mota pai do Paulinho Mota que hoje trabalha com a gente, me perguntou: ‘Tu queres uma Televisão pra ti’?  Nunca esqueço dessa pergunta que ele me fez! Respondi, quero sim! Ele disse, então liga para esse número, me entregou um cartão com o número do telefone que era justamente do representante da Record em Brasília”. Foi assim que tudo começou”.

Essa e outras histórias vividas ao longo desses trinta anos da Sic TV que começou como TV Candelária, você vai ficar sabendo nessa entrevista, que por sinal, começa hoje (31) e só termina amanhã domingo (01) e me foi passada pelo seu proprietário Everton Leoni.

 

ENTREVISTA

 

Zk – Vamos falar sobre os 30 anos da Sic TV! Esse tempo conta desde a TV Manchete?

Everton – Não, eu já ia começar por aí mesmo. Muita gente imagina que nós mexemos com televisão há trinta anos, não é verdade! Mexemos com TV há pelo menos 36 anos.

Zk – Como foi o início?

Everton – Em 1983 começamos com a Imagem Propaganda aí era eu e o Jaburu. Depois, em 1985 começamos um trabalho maior, aí já tínhamos como cliente a Prefeitura de Porto Velho, Assembleia, Governo do Estado, já fazíamos grandes campanhas políticas e foi então que arrendamos a Rádio Caiari e a Rádio Parecis e logo depois arrendamos a Rádio 96 e o Canal RBN de Televisão que pertenciam ao Grupo Coca Cola de Manaus e aí administramos pra eles alguns anos, até o advento da TV Candelária.

Zk – No tempo da Manchete quem era o permissionário da concessão?

Everton – Na realidade era a RBN que nós arrendávamos que tinha o sinal da Manchete inclusive você fazia parte da equipe lembra? Ali era arrendada a Televisão com a programação da Manchete que pertencia ao Grupo Simões de Manaus.

Zk – E quando surge a TV Candelária?

Everton – Quando nós ganhamos a outorga da TV Candelária, agradecemos a confiança do grupo da Coca Cola passamos a ser Record e encerramos as atividades da Agencia pra justamente, não entrar em conflito com nossos amigos donos de outras Agencias.

Zk – Nesse pacote tinha também o jornal (imprenso) O Guaporé?

Everton – Isso foi paralelo também. Aí a gente tinha o jornal O Guaporé que aliás foi o primeiro jornal de Rondônia a imprimir alguma coisa a cores, nós fizemos a primeira capa de um jornal a cores nesse estado, foi uma edição histórica. Foi nessa época que trouxe o Sergio Pires para administrar o jornal como Editor. Depois passamos o jornal para um grupo de Goiânia que tinha o governador Gerônimo Santana coo integrante.

Zk – Como surgiu a TV Candelária?

Everton – Um dia fui levar uma PI, na TV Allamanda e o seu Mota pai do Paulinho Mota que hoje trabalha com a gente, me perguntou: “Tu queres uma Televisão pra ti”?  Nunca esqueço dessa pergunta que ele me fez! Respondi, eu quero sim! Ele disse, então liga pra esse número aqui, me entregou um cartão com o número do telefone que era justamente do representante da Record em Brasília. Eles estavam trabalhando essa coisa da ampliação da Rede, porque o Edi Macedo recém tinha comprado a Record e eles tinham que arrumar parceiros no Brasil inteiro e havia uma grande rejeição.

Zk – Qual o motivo da rejeição?

Everton – Primeiro que não se admitia que um Bispo de uma igreja evangélica queria fazer uma grande Rede de Televisão no País, imaginavam que ia ser uma TV eminentemente religiosa e que não teria habilidade para tocar um negócio tão complexo. Então liguei para esse pessoal e eles me passaram o telefone do superintendente da Rede Record Demerval Gonçalves que é um cara que está em páginas inteiras de citações dedicadas a ele quando se fala na história do Silvio Santos, ele trabalhava com o Silvio. Na época da venda ele foi o cara enviado lá pra dentro da Record pra fazer a transição, mais era pra ele voltar pro Silvio Santos e ele foi convidado pra continuar e continuou com o Grupo Edi Macedo. Durante muitos anos Demerval Gonçalves ficou à frente da Record e virou meu grande amigo. Sessenta dias depois, recebi um telefonema dizendo: “Olha, o canal já é teu, pode colocar a TV no ar”. Foi aí que começou, graças ao seu Paulo Mota.


Zk – E a equipe escalada para colocar no ar a TV Candelária?

Everton – Foi basicamente o pessoal da Rádio lembro que tinha o Sérgio Melo, tu participaste, Miguel Silva, o Elton já estava aqui nesse tempo e foi fundamental nesse processo todo e o pessoal da área técnica da Imagem Propaganda que também passou a trabalhar na Televisão. Não podemos esquecer do Beni Andrade e o Volney Alonso que eram meus colegas, foi quando fomos para a Duque de Caxias, ali começou a TV Candelária. A RBN e a Manchete funcionavam na José Bonifácio.

Zk – Quais os grandes momentos da TV Candelária, os programas com maior audiência, essas coisas?

Everton - Entre tantas coisas, lembro que fizemos a primeira transmissão de um desfile de carnaval aqui no Estado, fizemos a transmissão da 1ª corrida de Kart também. Tínhamos uma agencia de pesquisa de opinião e fazíamos um programa que discutia essas pesquisas, éramos associados a uma grande empresa de São Paulo que fazia pesquisa para a “Isto É”. As pesquisas eram todas com equipamento eletrônico, a gente digitava aqui e a resposta do entrevistado já saia em São Paulo e lá eles tabulavam e poucas horas depois mandavam o resultado. Fazíamos programa de auditório e eu apresentava esse programa que por sinal, fez muito sucesso. Eu encontro até hoje, senhores que então eram garotos e participavam dos programas. Tínhamos um ônibus que transportava as crianças da escola para o programa que era produzido pela Elizete Canova esposa do Sérgio Pires e pelo Bolota que até hoje está conosco, ela só não está conosco, por problemas de saúde, aliás, nós fizemos na época, estou falando dos anos 1990 início dos anos 2000, programas de debate como o “Candelária Debate” que também contava com o Beni Andrade, levávamos convidados que participavam ao vivo. Programas diários ao vivo, tinham muito pouco na época. A Rede Amazônica tinha também, mas, nunca com espaços generosos como o nosso.

Zk – A SIC TV desde o tempo da Candelária sempre primou por apresentar programas locais. Tem uma explicação para isso?

Everton – Isso também se deve muito a Record. Claro que isso está no nosso DNA, porque eu como fundador da Empresa, não sou um empresário que virou dono de Televisão. Sou um jornalista que virou dono de Televisão. Eu com 17 anos comecei a trabalhar em rádio, eu não sou dono de um outro grande negócio que comprei uma TV para poder conseguir apoio prum outro negócio, coisa que você sabe que funciona. Sou eminentemente um homem de comunicação, eu praticamente, só sei fazer isso. Hoje que estou no ramo de sorveteria (Everton é dono da Frutos de Goiás), mas, basicamente o meu negócio é comunicação. Eu já deixei de faturar para a empresa, em nome do jornalismo, tem coisa que são inegociáveis para nós, isso é que nos dar essa diferença.

Zk – Tem um detalhe que observamos. Você é o único dono de Televisão que reside em Porto Velho (RO). O que você tem a dizer sobre esse fato?

Everton – Agora tem o Zezinho ex Maria Fumaça. Felipe Daou é de Manaus, seu Assis Gurgacz mora no Paraná, seu Rômulo em Brasília. Quem sempre morou aqui fui eu.

Zk – Outra coisa que considero pioneirismo do Grupo SIC TV, é a transmissão do Arraial Flor do Maracujá. Tem mais alguma coisa?

Everton – O Flor do Maracujá foi algo que nos envolvemos durante muitos anos, as mais longas transmissões foram feitas por nós e diárias; os concorrentes só transmitiam aos finais de semana; nós transmitíamos os 10, 11 dias do Arraial inclusive, trazendo pra cá a Record News pra transmissão internacional da festa. Outro feito: a EXPOVEL que transmitíamos todas as noites da Feira Agropecuária, lembrei também de outros programas que tivemos. Fomos a primeira TV Digital do Estado aliás, a primeira e a segunda. A Record foi a primeira e alguns dias depois foi a Record News. A terceira foi a Rede Amazônica Dois Anos e Meio depois, isso não aconteceu em nenhum lugar do Brasil, só aqui!

 Zk – Quantas SIC TV existem no estado de Rondônia?

Everton – Hoje somos a maior Rede de Televisão que mais atinge a população estadual, 87 pra 88 por cento da população é atingida pela SIC TV. Com as 9 emissoras que temos para colocar no ar, outorgas que já estão conosco, vamos chegar a 93%. Já com esses 88% podemos afirmar que somos a maior Rede de Televisão do estado de Rondônia.

Zk – Você lembra os locais?

Everton – Estamos em: Guajará Mirim, Nova Mamoré, Jaci Paraná, Porto Velho que abrange Candeias do Jamari e também Itapuã, Ariquemes, Alto Paraíso, Jaru, Ouro Preto, Buritis, Ji Paraná, Alvorada do Oeste, Presidente Médici, Cacoal, Espigão D’Oeste, Pimenta Bueno, Vilhena, Cerejeiras, Rolim de Moura que atinge Santa Luzia e Nova Brasilândia. Já temos Alta Floresta, Colorado, Urupá, São Francisco, Ministro Andreasa, Monte Negro, Machadinho e mais uma que não lembro. Com essas nove fechamos 93% da população do Estado.

Zk – Hoje, qual o programa carro chefe da audiência?

Everton – Quem vai responder é o IBOPE que chegou semana passada: É o SIC NEWS a maior audiência dos programas locais.

Zk – Como será o festejo?

Everton – Na verdade eu não participo da comissão, mas, vai ter a live do Cesar & Paulinho neste sábado 31 às 16 horas. Isso se deve muito ao Clevis Serafim. O Clevis tem uma penetração muito grande no meio artístico sertanejo. Os artistas vêm graciosamente. A live será voltada para arrecadar Recursos para Associação dos Pais de Autistas - AMA que precisa urgentemente de uma sede. Aproveito essa oportunidade, para divulgar isso, para que as pessoas ajudem a AMA a atingir seu objetivo, que é comprar um terreno para construir sua sede. Infelizmente, em função da Pandemia o show será via live e só pode ser assistido pelo canal SIC News do Youtube, a Rádio Parecis também vai transmitir. Isso vai acontecer neste sábado dia 31. Prestigie!

(Fotos de Ana Celia Santos)

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Lenha na Fogueira - 30.07.2021


Apesar do Ouro do Ítalo Ferreira conquistada na disputa do Surf nas olimpíadas de Tóquio;

**********

A medalha que mais emocionou o Brasil e os Brasileiros foi a PRATA conquistada pela ginasta REBECA ANDRADE. O destaque foi a coreografia criada em cima da música Baile da Favela.

**********

Rebeca disse o seguinte:  “Foi o meu coreógrafo que teve a ideia do Baile de Favela. Ele veio com essa música e a gente fez a coreografia juntos. Foi incrível. Foi surpresa, não foi ideia minha. E eu adorei. Eu estava saindo da Beyonce, que eu sou super fã. Hoje quando vocês me veem no solo com a música, ela é a minha cara, não tem como negar. Foi incrível e está sendo esse sucesso”.

*********

É claro que ficamos orgulhosos pela conquista do Ítalo, porém, todos nós Brasileiros, tínhamos certeza de que seriamos bem classificados no surf. De qualquer maneira ficamos muito feliz com a conquista do surfista brasileiro e olha que era para termos mais medalhas na categoria, se o Gabriel Medina não fosse “garfado”.

*********

E a nossa querida FADINHA. Ela também nos emocionou muito com sua Medalha de PRATA no Squete. São até agora os nossos heróis junto com a lutadora de Judô Mayra Aguiar que ganhou sua terceira medalha olímpica.

***********

Com certeza muito mais medalhas virão, ainda temos o vôley de praia (masculino e feminino); vôley de quadra (feminino e masculino), futebol (masculino e feminino), temos a turma da canoagem e caiaque no comando da família Grael.

***********

Sem contar com a turma do atletismo que com certeza vai conquistar alguma medalha para o Brasil.

***********

Ainda não chegamos perto de USA, RUSSIA e outros grandes ganhadores de medalhas, mais pelo menos somos os melhores da América Latina.

***********

Faça um esforçosinho e assista as competições que estão acontecendo em Tóquio durante toda a madrugada, vale a pena ficar acordado e torcer pelos nossos atletas. Viva o BRASIL!

*********

Quer uma sugestão? Vai pro Mercado Cultural na noite desta sexta-feira curtir o som do Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba das 19 às 00 horas e depois corre pra casa pra curtir as olímpiadas.

***********

Tudo indica que as coisas estão voltando ao normal, porém, não esqueça de usar máscara, álcool em gel e respeitar a distância. A Covid 19 ainda está por aí.

***********

Sabia que SEXTOU!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Lenha na Fogueira - 29.07.2021

  


Amanhã sexta-feira 30, a Disney disponibiliza em suas plataformas o filme. “Jungle Cruise”.

**********

A história se passa em Porto Velho capital do estado de Rondônia e tem como protagonista Dwayne Johnson, ele conduz uma série de passeios pelo Rio Amazonas em sua jangada.

 

***********

Frank (Dwayne Johnson) trabalha como capitão de um barco em uma atração turística totalmente fantasiosa. Quais o destino que suas verdadeiras habilidades fossem colocadas à prova. Isso acontece quando ele conhece Lily (Emily Blunt), uma exploradora que não mede consequências para dar andamento em suas investigações.

**********

Quando ela e o irmão (Jack Whitehall) contratam Frank para comandar a embarcação numa expedição de verdade, em busca de um misterioso segredo, os perigos que aguardavam eram mais do que podiam imaginar. Do mesmo roteirista de Logon (2017) e Blade Runner 2049 (2017) e do mesmo diretor de Sem Escalas (2014) e Desconhecido (2011). Baseado em um parque temático da Disney.

*************

De uns tampos pra cá Rondônia em especial a capital Porto Velho, vem de destacando principalmente como uma cidade onde o turismo se destaca. Apesar do filme não ter sido filmado em Rondônia mas, é como se fosse, pois, a história se passa nos rios que fazem parte do nosso território.

**********

Por falar em atração, quem está chegando, segundo a Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia é uma nova onda de friagem que vai provocar queda de temperatura em todo o estado.

************

A previsão para esta quinta-feira é de sol entre nuvens no começo do dia, mas aos poucos o tempo abre, e não há previsão de chuva, em todas as regiões rondonienses. Este sistema manterá o tempo ameno em todo o estado de Rondônia até o fim de semana.

************

Olha só, Ernesto Melo o Poeta da Cidade comunica que o vídeo com a live da sua história e parte da história da cidade de Porto Velho, já está disponível no link

************

rtmp://a.rtmp.youtube.com/live2

***********

Canal do Youtube Kerdy Produções. Essa história foi apresentada na última sexta-feira no Mercado Cultural e foi bastante elogiado por quem o assistiu. Particularmente eu recomendo essa história contada pelo Ernesto Melo o Poeta da Cidade. 

Prefeitura conclui obra de revitalização do Teatro

 


Mais de 10 anos após ser inaugurado, o Teatro Banzeiros foi revitalizado e ganhou novas poltronas, carpetes, iluminação e sonorização, além de condicionadores de ar. A Prefeitura Municipal investiu cerca de R$ 500 mil nas obras.

O teatro tem 250 assentos e espaço destinado a cadeirantes e já está à disposição da população. Segundo o vice-prefeito Maurício Carvalho, o investimento feito nas instalações configura o reconhecimento da necessidade de um ambiente artístico-cultural, que seja confortável para os usuários.

“Neste espaço, quando for possível, a população poderá voltar a assistir as apresentações culturais e valorizar o trabalho dos artistas da nossa região”, disse Carvalho. Ele destacou ainda que valorizar os espaços destinados à cultura é um compromisso que o prefeito Hildon Chaves defende sempre.

Segundo a secretária Gláucia Negreiros, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), todo investimento feito para benefício da população é dinheiro bem utilizado. “O Teatro Banzeiros foi pioneiro no acesso da população às peças teatrais, espetáculos de música e dança, além de mostras culturais de nossas escolas e formação dos profissionais da área educacional”, lembrou.

APOIO

A revitalização foi realizada com suporte de R$ 100 mil, recurso oriundo de emenda parlamentar do deputado estadual Anderson Pereira (PROS).
O parlamentar defendeu a manutenção dos ambientes culturais da cidade para que possam atender bem a população. “Assim, fortalecemos ainda mais os acessos à cultura”, revelou.

ACERVO

A entrega da obra revitalizada também foi marcada pelo recebimento de 500 exemplares do livro “Do sólido ao líquido”, de autoria da professora, escritora e poeta Monique Pereira.
Também participaram da cerimônia de entrega da obra o secretário-adjunto da Semed, Basílio Leandro de Oliveira, a representante do Conselho Municipal de Educação, Dalva Alves dos Santos, e a diretora do Centro de Formação dos Profissionais de Educação, Solange Oliveira.

(Texto: Etiene Gonçalves; Foto: Leandro Morais

terça-feira, 27 de julho de 2021

Lenha na Fogueira - 28.07.2021

 


Ontem, o samba de Porto Velho festejou o casamento do compositor e interprete Beto Cezar com a Yandra Caricia. Parabéns ao Beto Cezar pelo aniversário e ao casal pelo casamento. Que Deus abençoe essa união.

**********

Ontem também foi o aniversário da compositora Sylvia Pinheiro integrante do grupo “As Pastoras do Asfaltão”. Sylvia é compositora de samba da escola do Tigre. Parabéns a amiga por mais um ano de vida. Quem estava com o sorriso da largura do rosto era o Waldison Pinheiro. Parabéns!

***********

Por falar em festa, domingo passado, meu amigo fotógrafo Roni Carvalho, pegou sua câmera e foi registrar o movimento de banhistas na Praia de Vila Calderita.

**********

Calderita fica no Rio Jamari bem pertinho da Boca para o Rio Madeira. Em tempo de verão (Amazônico), as praias fazem a felicidade da população de Porto Velho.

**********

Na realidade, para chegar em Vila Calderita, é só pegar a estrada da penal e seguir no sentido São Carlos do Madeira. Pelo jeito, os banhistas não estavam nem aí para a Covid 19, pois, a praia estava literalmente lotada.

**********

O fotografo Roni Carvalho registrou tudo com sua lente fotográfica. Quem também estava registrando, principalmente as mulheres, era nosso amigo fotógrafo Pataca.

*********

Espero que o povo que frequenta a Praia de Calderita esteja obedecendo as recomendações das autoridades da Saúde no diz respeito a usar Máscara, Álcool em Gel e Distanciamento entre pessoas. O que na realidade, acho muito difícil. É só acompanhar as fotos.

*********

Ontem o programa Papo de Redação que é apresentado na Rádio Parecis 98,1 FM sob o comando do Beni Andrade com a Participação do Sergio Pires e do Carlinhos Araújo, foi show.

**********

Os radialistas/jornalistas debateram sobre alguns temas que tem tudo a ver com nossas coisas. Para completar, ainda colocaram parte da entrevista que o Everton Leoni fez com o govenador Marcos Rocha no Programa SIC NEWS.

***********

Essa entrevista na íntegra será reproduzida durante o “Papo de Redação” desta quarta-feira 28, a partir das 12 horas, na Rádio Parecis 98.1 FM.

**********

Domingo dia 1º de agosto, vamos publicar entrevista com o Everton Leoni sobre o aniversário de 31 anos da SIC TV.

Venda de camarotes para o Carnaval 2022 começa em agosto

 


'Queremos disponibilizar as maiores formas possíveis de pagamento, principalmente, para os setores das arquibancadas', disse Gabriel David, diretor de marketing da Liga

Após reunião plenária na Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), o diretor de marketing da Liga, Gabriel David, revelou novidade com a data do início da venda de ingressos para os desfiles do Carnaval 2022.

“As primeiras vendas vão ser dos camarotes. Vão começar no dia 1 de agosto. Queremos disponibilizar as maiores formas possíveis de pagamento, principalmente, para os setores das arquibancadas. Não fizemos as mudanças tão radicais. Optamos por mudanças mais singelas neste momento”, disse Gabriel David.

O presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, completou: “A procura já é muito grande. Não vai dar para atender nem um terço. Posso falar que o mesmo vai acontecer com o período da venda de frisas e arquibancadas”.

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Lenha na Fogueira - 27.07.2021


A roda de samba do Beto Cezar e o grupo Doce Melodia que aconteceu domingo passado (25), no Mercado Cultural, agitou o mundo dos sambistas de Porto Velho.

**********

O samba começou por volta das 18 horas, com o Doce Melodia liderado pelo cavaquinhista Walber do Cavaco mandando uma série de clássicos do Samba/Pagode, seguido do cantor Beto Cezar.

**********

Beto após alguns sambas, convidou o interprete Reginaldo Cardoso o Makumbinha que estava acompanhado de membros da escola de samba Asfaltão, para cantar alguns sambas e logo depois, também convidou a participar da Roda o compositor Silvio M. Santos.

**********

O pagodeiro Louro Rodrigues assumiu o comando da Roda de Samba completando o esquenta, que preparou o público que literalmente lotou o Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural para receber o sambista paulista, compositor e interprete: ROYCE DO CAVACO.

***********

Por volta das 21 horas o intérprete da escola de samba Rosa de Ouro, de São Paulo, Royce do Cavaco,  atendendo convite do Beto Cezar fez uma participação especial, cantando e encantando o público.

***********

Na realidade, o Royce do Cavaco encontra-se em Porto Velho como convidado do Beto Cezar, para ser o Padrinho de Casamento do nosso sambista, que vai acontecer nesta terçam feira 27. Aproveitando a estadia do supercampeão de samba enredo do carnaval paulista o convidou a participar da Roda de Samba de domingo no Mercado Cultural.

***********

Royce não se fez e rogado e marcou presença para felicidade dos sambistas de Porto Velho. Na realidade, para quem não sabe, Royce do Cavaco é parceiro do Beto Cezar e recentemente gravou o samba “Nossa Luz” uma parceria dos dois.

**********

Domingo passado (25), foi festejado o Dia de Tereza de Benguela e pela primeira vez, a data foi comemorada com todas as pompas, pelo governo de Rondônia.

**********

Em solenidade que aconteceu no Teatro Guaporé na noite de domingo dia 25, a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e do Lazer (Sejucel), entregou as comendas do 1º Prêmio Tereza de Benguela a 15 mulheres negras selecionadas pelo Conselho Estadual de Cultura em comemoração ao Dia da Mulher Negra que foi instituído pelo Governo Federal, através da Lei nº 12.987/2014.

********

Quem também foi homenageado foi o Governador Marcos Rocha afinal de contas, ele é descendente de negros pois, segundo suas palavras, sua bisavó era negra nascida no Rio de Janeiro.

**********

 

“Essa comenda é mais do que justa para essas mulheres pela contribuição cultural das populações negras na construção da nossa nação, cuja cultura precisa estar alicerçada no princípio da igualdade racial das populações nacionais e estaduais, contribuindo na construção de uma cultura de paz e tolerância”, ressaltou o governador.

*************

É assim aos poucos, nossas heroínas vão sendo reconhecidas.

***********

Salve 25 de julho, dia de Tereza de Benguela!

 

Clip musical produzido em Rondônia ultrapassa 100 mil vizualizações


O clipe Pachamama, do cantor rondoniano A Black Z, ultrapassou a marca de 100 mil visualizações e mostra que a arte produzida em Rondônia tem potencial para ganhar o mundo.

A obra usa poesia para retratar o ecossídio que vem acontecendo na Amazônia.

“Nosso quintal está em chamas e não temos outro instrumento para combater o fogo, a não ser a conscientização. Nesse a arte é um importante meio para se provocar reflexão e transformação no pensamento da sociedade” - Édier William, autor da letra da canção e diretor do clipe.

Em um trecho da canção é possível perceber que apesar da esperança ser carbonizada dia após dia, a cada incêndio criminoso provocado na região, a natureza se mantém viva e resiste: “Boratam fogo na esperança, roubaram o futuro (...) Gaia ainda existe e nos mantém vivos, Gaia ainda resiste e nos mantém vivos”. A pergunta que fica é até quando Gaia, a Mãe Natureza, resistirá.

Este clipe foi produzido em Porto Velho/RO, um estado que está vivendo a fase de vanguarda da produção de clipes musicais e ter um clipe que ultrapasse as 100 mil visualizações é um grande feito e é a segunda vez que Édier William produz um clipe que do Cantor A Black Z e ultrapassa essa marca.

A canção deste clipe é o carro chefe do EP PACHAMAMA do cantor A BLACK Z e é reflexo de processos de estudos e pesquisas sobre a degradação ambiental que vem destruindo um dos mais belos biomas do mundo, a Amazônia.

“Produzimos canções que não apenas trouxessem as mensagens de enaltecimento da mãe terra, como também tivessem uma pegada dançante e, por consequência, fosse comercial” - A Black .

O EP composto por três músicas que partem do carimbó em direção ao pop apocalíptico, chegou às plataformas de straming no dia 15 de Julho de 2021.

 

LEI ALDIR BLANC

Esse projeto é fomentado com recursos da Lei 10.017/2020 - Lei Aldir Blanc - por meio da Prefeitura Do Município De Porto Velho - Funcultural.

Trabalhos como esse mostram a importância de iniciativas de fomento à produção cultural,sobretudo fomento realizado de forma descentralizada. Artistas como A Black Z raramente conseguem se ascender no mercado, mas os recursos oriundos da Lei Aldir Blanc permitiram que muitos artistas invizibilizados conquistassem voz e espaço para sua arte.

Para assistir ao CLIPE MUSICAL acesse:

 https://youtu.be/uO3plZ7Oejk

Para fazer ouvir EP PACHAMAMA acesse:

https://ablackz.hearnow.com/ Para conhecer outros trabalhos do cantor encontre-o nas redes sociais @ablackz.cantor

sábado, 24 de julho de 2021

Lenha na Fogueira - 25.07.2021

 


Hoje 25 de julho, é o dia de São Cristovão o Santo Padroeiro dos Motoristas. Em tempo normal, teríamos quermesse na paróquia cuja igreja fica à rua Pinheiro Machado com a Guanabara logo depois da procissão em forma de carreata.

************

Como estamos em tempo de Pandemia teremos apenas a procissão de carros pelas ruas do bairro que leva o nome do Santo e logo após, celebração da Santa Missa pelo Arcebispo Dom Roque. A procissão começa às 17 horas.

*********

Por falar nisso, não se esqueça que hoje teremos o cantor paulista,  sambista Royce do Cavaco, dando uma canja durante a apresentação do Beto Cezar e o Grupo Doce Melodia, no “Tacaca Musical” que acontece no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural.

***********

O show do Beto Cezar está marcado para começar por volta das 18 horas e além do Royce do Cavaco, Beto convidou os compositores Silvio e Bainha para também mostrarem seus trabalhos musicais.

**********

A festança deste domingo na realidade, é o início da programação relativa ao Casamento do Beto com a Yandra Carícia que vai ser oficializado na próxima terça feira dia 27.

**********

Hoje também, o governo do estado vai realizar a entrega da Comenda Tereza de Benguela.  Essa programação é alusiva ao dia da Mulher Negra que será comemorado na data de hoje, num evento que vai acontecer a partir das 18 horas no Teatro Guaporé e entre as apresentações teremos a oportunidade de aplaudir show de Capoeira entre tantos outros espetáculos.

***********

15 mulheres Negras serão homenageadas com a Comenda Tereza de Benguela no Teatro Guaporé. Cinco dessas mulheres negras serão escolhidas pelo poder público, 5 pelo Conselho Estadual de Política Cultural e outras 5 pelo Conselho Estadual da Promoção da Igualdade Racial (Cepir-RO).

***********

De repente o domingo ficou recheado de eventos. E o que é mais importante, eventos que na realidade, tem a ver com a comunidade de Porto Velho.

***********

Já que entrei na seara de show! Sexta feira passada 23, quem compareceu ao Mercado Cultural, justamente no calçadão Manelão, pode conferir a exibição do vídeo;documentário com parte da história do Ernesto Melo o Poeta da Cidade.

*********

Material muito bem produzido pelo João Luiz Kerdss que foi exibido antes do início da Roda de Samba com a Fina Flor do Samba.

*********

O vídeo realmente emocionou muitas pessoas presentes. Um dos momentos mais emocionantes foi quando Ernesto Melo prestou homenagem a sua querida esposa (que partiu vítima da Covid recentemente), Ereny Coral.

**********  

Logo após a exibição do Documentário o samba ‘rolou’ e também alcançou o auge, quando a cantora Erika Melo subiu ao palco e encantou a todos com belas páginas de clássicos sambas.

**********

Tomara que os demais fins de semana, sejam pelo menos parecidos com o Final de Semana que acaba de acabar!

*********

Fui!