terça-feira, 23 de junho de 2015

Lenha na Fogueira - 24.06.15


Danei a faca no tronco da bananeira, não gostei da brincadeira, Santo Antônio me enganou!

*********
Saí correndo la pra beira da fogueira, ver meu rosto na bacia. Água se derramou!

********
Tem tanta fogueira, tem tanto balão, tem tanta brincadeira a moçada no terreiro, faz adivinhação.

********
Meu São João eu não! Meu São João eu não! Eu não tenho alegria;

********
Só porque não vem! Só porque não vem quem tanto eu queria... (Musica dos Três do Nordeste)

*******
E como eu queria que voltasse os tempos de outrora, quando na noite de São João as famílias se reuniam em frente de suas casas, para comer milho e macaxeira assados na fogueira. Enquanto a meninada passava de “Primo” “Comadre”, “Padrinho” e até de “Namorado”.
********
Santo Antonio disse, São Pedro confirmou, que você há de ser minha “Namorada” porque São João mandou. E os “traques” e  “estrelinhas” pipocavam. As chuvas de prata cobriam o céu.

********
Hoje é dia de São João é o dia do aniversário dos meus amigos João Batista do bairro Nova Floresta e do João Carlos Alves o Carlinhos Maracanã. Parabéns amigos!

********
Enquanto isso no Sesc Esplanada:

********
Nove produções farão parte da programação do CineSesc que acontecerá no período de 24 (hoje) de junho a 6 de julho no Sesc Esplanada. Trata-se de produções cinematográficas que fazem parte da Mostra “Sombras que Assombram – O expressionismo no cinema Alemão”, que retrata manifestações no período em que a Alemanha estava arruinada pela Primeira Guerra Mundial e se caracterizou pelo uso de imagens fantásticas e assustadoras.

**********
Os filmes acontecem na década de 1920 e possuem características muito expressivas da época. O Expressionismo no Cinema Alemão trata-se do encontro da criatividade do artista com os seus impulsos emocionais e instintivos mais profundos, como misticismo, sobrevivência, sangue e morte. Utiliza coreografias exageradas, interpretações caricatas e teatrais em um cenário distorcido. É possível observar a utilização de temas folclóricos, literários, sombrios e fantasioso que configura um cenário de terror.

*********
Quem fará a abertura do evento nesta sexta-feira, às 20h, será a Banda Tuer Lapin, convidada a participar da Mostra por ter experiências com trilha sonora para espetáculos teatrais e filmes. Como a mostra reúne filmes da era do cinema mudo, a exibição será sonorizada ao vivo pela banda que fará uma releitura da trilha sonora do filme "A Última Gargalhada" de F.W. Murnau.

*********
24/06 - Abertura teatro 1 Sesc Esplanada - 20h - A última gargalhada

*********
O velho porteiro de um elegante hotel alemão trabalha orgulhosa e dedicadamente, sendo seu uniforme um sinal de respeito para sua família, amigos e demais empregados do hotel. Mas o novo gerente acredita que ele está velho demais para carregar bagagens pesadas e exercer toda a rotina da portaria de um grande hotel, e o rebaixa a servente do banheiro masculino.
********
Isso causa um efeito desastroso no prestígio do homem e na sua auto-estemas. Trata-se uma dolorosa tragédia alemã, em que o uniforme é um símbolo sagrado e quase faz às vezes de protagonista da história.
*********
Chegou a hora de passar fogueira, de dançar quadrilha e brincar boi bumbá.

********
De reunir família e amigos no Arraial Flor do Maracujá... E agente escuta na rádio cipó, alavantú anarriê e a toada do bumbá. Comida típica é o que não falta em qualquer barraca do Flor do Maracujá... (essa é minha é o hino do Flor do Maracujá).

*******
Vou comer bolo de macaxeira com aluá! Salve São João!

Nenhum comentário: