Feira Internacional de Artesanato e cultura
O governo de Rondônia através da Secel realiza, em parceria com a Associação do Bem Estar dos Artesãos Cearenses, (ABEAC) entre os dias 30 de setembro e 9 de outubro, a “Feira Internacional de Artesanato e Cultura” que vai ser montada no Bingool Clube (centro), sob a coordenação do Departamento do PAB em Rondônia que tem a frente a funcionária Wélida Sodré.
Quinze (15) países expositores, 10 estados brasileiros mais de 5.000 variedades em trabalhos artesanais e comidas típicas, além de apresentações artísticas culturais, música, dança folclóricas, desfile de moda, móveis e artigos de decoração, estarão na Feira que pela primeira vez acontece em Rondônia.
Através da Feira internacional de Artesanato a Associação do Bem Estar dos Artesãos Cearenses, vem realizando um evento de porte significativo dentro do território brasileiro, proporcionando o intercâmbio cultural entre nações e a exposição de toda a diversidade artística típica de cada país.
Objetivo
O evento tem como objetivo valorizar a cultura, mostrando a diversidade, criatividade e originalidade dos artesãos, ampliar a importância econômica do artesanato no Brasil e no exterior, aumentar a gama de negócios com avanços no processo de comercialização. Criar novas condições para a exposição e venda do artesanato no mercado interno e externo
A Associação do Bem Estar dos Artesãos Cearenses (ABEAC) trata-se de uma entidade fundada há 26 anos com intuito de aumentar a competitividade e as expectativas de melhores negócios para o produtor artesanal no mercado interno.
No início de 2009, com a idéia de diversificar agregando todo o tipo de artesanato brasileiro e estrangeiro, o evento que antes tinha caráter nacional, foi projetado para abrangência em nível internacional criando-se assim a 1ª Feira Internacional de Artesanato em Palmas/TO.
Feira do Sol
De acordo com a coordenadora do PAB em Rondônia Wélida Sodré, a Secel convocou para representar Rondônia na Feira Internacional os artesãos que estão participando da Feira do Sol que é montada todo final de semana no estacionamento do prédio do relógio em Porto Velho. Os artesãos do interior do estado também podem solicitar espaço para mostrar seus produtos durante o evento. “Infelizmente a Secel não pode assumir a estadia desses artistas por falta de recursos, afinal de contas serão dez dias de exposição e de acordo com pesquisa realizada pela nossa equipe o menor preço que conseguimos pela diária/pessoa foi R$ 40”, disse Wélida lembrando que os artesãos que participam do PAB no interior somam mais de 50.
Sexta feira dia 30 o governador Confúcio Moura juntamente como o secretário de cultura Francisco Leilson participam da solenidade de abertura da Feira Internacional de Artesanato e Cultura no Bingool Clube de Porto Velho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário