Lenha na Fogueira
Os debates que estão acontecendo dentro da programação do Festival Palco Giratório do Sesc, a cada semana ficam mais interessantes, ou mais acirrados.
**********
As cobranças relativas a falta de incentivo governamental, apesar de não serem a tônica das reclamações, quando aparecem são bastante contundentes.
**********
Mesmo quando não está se tratando do assunto políticas públicas para as artes, como é o caso das reuniões do Subsolo cujo objetivo é registrar a história dos grupos de teatro portovelhenses.
*********
De vez em quando a conversa vai para o lado da falta de incentivo.
*********
Não do apoio cultural. Esse, na atual gestão, tanto do governo estadual como do municipal, tem sido elogiado por 99,9% dos dirigentes de grupos de teatro que atuam em Porto Velho.
*********
A discussão maior é quanto a Lei de Incentivo e o Fundo de Cultura que fazem parte do Sistema Estadual e Municipal de Cultura.
**********
Tanto que foi durante uma dessas reuniões que surgiu a idéia do Movimento Regula Cultura.
***********
O pessoal ligado no assunto está correndo pelos quatro cantos da cidade pegando assinatura, para que o Manifesto seja encaminhado aos órgãos competentes.
***********
O Movimento Regula Cultura quando conseguir um número de assinaturas suficiente será encaminhado ao: Governador do Estado de Rondônia, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, Prefeito do Município de Porto Velho e Presidente da Câmara Municipal de Porto Velho.
************
O teor do documento que está correndo por aí diz o seguinte:
***********
Nós Artistas, a Sociedade Civil Organizada e a População do Estado de Rondônia, diante da necessidade e da urgência da implementação e do estabelecimento de marcos regulatórios para definição de políticas públicas para a cultura, solicitamos dos Excelentíssimos Senhores Governador do Estado de Rondônia, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, Prefeito do Município de Porto Velho e Presidente da Câmara Municipal de Porto Velho a imediata aprovação dos Sistemas Municipal e Estadual de Cultura
Por isso a coordenação do Movimento Regula Cultura convoca os artistas e a população de um modo geral, para a reunião que vai acontecer na próxima quinta feira dia 29, no auditório da Unir Centro a partir das 16h.
**********
Agenda aí artista: Dia 29 as 16h, tem reunião do Regula Cultura no auditório da Unir Centro.
*********
A hora é agora cambada de artistas de Porto Velho e Rondônia.
*********
Se o amigo artista que mora no interior tiver condições, pega uma condução e vem participar dessa reunião que é de suma importância para todos nós.
**********
Dia 29 as 16h no auditório da Unir Centro. Não esqueça!
*********
Sobre a Biblioteca Nacional e sua Divisão de Música.
**********
Você sabia que a Biblioteca Nacional possui o maior acervo de música da América Latina, com aproximadamente 220 mil peças entre CDs, discos de 78 RPM e 33 RPM, fitas cassete e de rolo, com gravações nacionais e estrangeiras de compositores eruditos e populares? O acervo dedica especial atenção à coleção de música brasileira, constituída por obras de grandes compositores como Carlos Gomes, Villa-Lobos, Padre José Maurício, Francisco Mignone, Chiquinha Gonzaga, Sinhô, Donga, Noel Rosa, Pixinguinha, Tom Jobim, entre outros.
*****************
Que tal se isso também acontecesse em Rondônia:
***********
Menos de um mês após a assinatura do decreto que instituiu o Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), assinado pela presidenta Dilma na Bienal do Livro do Rio, o país acaba de ganhar seu primeiro Plano Estadual do Livro e Leitura. Construído pela Secretaria de Educação e a Fundação Cultural do estado, o PELL número 1 foi lançado, esta semana, em Bonito (MS), pelo governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli. Segundo a secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Antonieta Cunha, outros Estados estão elaborando seus planos. De acordo com o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, os estados que já tiverem PELL terão prioridade no recebimento de recursos do governo federal.
***********
Não esqueça que hoje o grupo Amok se apresenta com o espetáculo “Kabul” as 20h30 no Teatro Um do Sesc como parte da programação do Festival Palco Giratório.
*********
Te vejo lá atriz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário