quinta-feira, 22 de setembro de 2011

CARNAVAL 2012 ERNESTO MELO É TEMA DO GALO

Ernesto Melo o poeta da cidade é tema do Galo

O bloco Galo da Meia Noite vai homenagear no próximo carnaval, o compositor Ernesto Melo conhecido como “O Poeta da Cidade”. A pesquisa sobre a obra do autor de “Amanhecer no Mocambo” foi encomendada ao escritor e pesquisador Antônio Derpa do Amaral Filho – Basinho. Após a pesquisa e a sinopse ser aprovada pela diretoria do segundo maior bloco de trio elétrico de Rondônia, o presidente Edson Caula promoveu a divulgação no tema durante o Projeto “A Fina Flor do Samba” que é dirigido Por Erneto9 Melo e acontece toda sexta feira no Mercado Cultural.

Os compositores interessados devem trabalhar suas composições baseadas na sinopse abaixo:

Com o slogan momesco “Se o Bloco faz 20 e o Poeta faz 60, só sai no Galo quem agüenta”, a vida e a obra do cantor e compositor Ernesto Melo é tema da Sociedade Cultural Galo da Meia Noite, um dos maiores cordões carnavalesco da região norte brasileira. O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Edson Caúla, na última sexta-feira 16,, durante a apresentação da Companhia Musical Fina Flor do Samba, no Mercado Cultural, no centro histórico de Porto Velho. Surpreendendo o homenageado e o público presente, Caúla divulgou oficialmente a escolha de Ernesto Melo para tema do Galo da Meia para o carnaval de 2012, em razão do compositor ter completado 60 anos de vida e ter contribuído com suas inúmeras composições para a identidade cultual do povo de Rondônia, fazendo músicas tanto para o carnaval da capital rondoniense quanto para o acervo da música popular porto-velhense, especialmente no gênero samba.

A ala de compositores do bloco será convocada para produzir as marchas que irão contar e cantar na avenida a vida e a obra do sambista. Ernesto Melo, casado com Maria Erenir Coral dos Santos Melo, é filho de Dona Tereza Bento de Melo e do já falecido Esmite Bento de Melo. O Poeta da Cidade, como é chamado no meio artístico, começou cedo sua trajetória artística. Sua produção musical abrange hoje mais de cem peças musicais feitas durante mais de 40 anos de atuação no meio cultural. Ao ouvir o anúncio da sua escolha como tema do Galo, ele ficou muito emocionado, principalmente por coincidir com o advento dos seus 60 anos de idade. Ainda durante a apresentação no Mercado Cultural, o grupo musical Fina Flor do Samba dedicou especial homenagem ao líder da troupe, entoando com o coro do público a composição “Cantando em Tom Maior”, composta por Basinho, exaltando a chegada do cantor à popularmente chamada melhor idade.

Nenhum comentário: