quarta-feira, 21 de outubro de 2015

BNDES abre inscrições para patrocínio de eventos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abriu nesta segunda-feira, 19, as inscrições para a 1ª seleção de propostas de patrocínio de eventos culturais de 2016. 
As ações de patrocínio do Banco são direcionadas a festivais, feiras e espetáculos musicais, principalmente de música clássica e instrumental, e feiras, festas e eventos literários que estimulem a leitura e divulguem a produção literária brasileira. Os projetos selecionados nesta etapa devem ter sua realização iniciada entre 1º de março e 31 de agosto de 2016.
As propostas serão avaliadas pelo BNDES com base nos seguintes critérios: concepção criativa; proposta de conteúdo — expressa na programação, nos artistas, curadores, produtores e demais envolvidos; potencial de comunicação; proponente do patrocínio; potencial de difusão e fomento à cultura brasileira; interesse institucional do BNDES; representatividade no segmento cultural.
Como critérios adicionais serão considerados ainda a distribuição regional das ações, a distribuição ao longo do calendário anual, a distribuição por segmento cultural e a disponibilidade de recursos do BNDES.
O resultado do processo seletivo será divulgado em fevereiro, no Portal do Banco: www.bndes.gov.br. No ano de 2015, o BNDES patrocinou, por meio da seleção, 26 projetos culturais, sendo 17 na categoria Música e 9 de Literatura. O total investido nos dois segmentos apoiados (música e literatura) foi de cerca de R$ 11 milhões, contemplando iniciativas nas diferentes regiões do Brasil.
Com isso, o Banco procura contribuir para a difusão e fomento da cultura brasileira, de forma complementar a outras ações da instituição, como o financiamento a projetos no setor editorial, o restauro e a revitalização do patrimônio histórico brasileiro e o estímulo à economia criativa.

Dentre os projetos que contaram com o apoio do BNDES já realizados este ano, estão o III Festival Internacional da Sanfona (BA/PE), o Festival Música em Trancoso (BA), o IV Festival de Música Barroca de Alcântara (MA), a XVII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro (RJ) e a 15ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto (SP). Ainda previstos para os próximos meses, destacam-se também o 53º Festival Villa-Lobos (RJ), a Primavera dos Livros – Itinerante (RJ, MG, SP e BA) e o Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga (CE).

Nenhum comentário: