Oitenta iniciativas
na área da comunicação compartilhada e que busquem interatividade com o público
serão escolhidas pelo Ministério da Cultura na terceira edição do Pontos de
Mídia Livre. O edital vai destinar R$ 5 milhões para viabilizar as idéias. As
inscrições vão até 18 de agosto.
Segundo as
informações, ações de vulnerabilidade social que utilizem ferramentas, formatos
e licenças sem financiamento direto de empresas de comunicação serão
priorizadas. O MinC informou que as propostas de trabalhos podem ser em texto,
som, imagem, vídeos e multimeios com suportes físicos ou eletrônicos.
Três categorias -
nacional, regional e local - serão premiadas. Podem participar do edital,
pessoas físicas representando coletivos culturais nas categorias regionais e
locais. Já a categoria nacional é destinada a entidades culturais com CNPJ. Dez
iniciativas de abrangência nacional serão escolhidas e cada uma receberá R$ 100
mil de incentivo. As de alcance estadual (25 projetos serão escolhidos) e
municipal (45) vão receber R$ 40 mil de apoio.
Editais
Os três editais lançados pelo MinC em 2
de julho passado, para fomento de iniciativas relacionadas à Política Nacional
de Cultura Viva, irão liberar R$ 13,4 milhões para 210 iniciativas culturais.
O edital Pontos de Cultura Indígenas,
realizado em parceria com a Secretaria do Audiovisual (SAV) do MinC, irá
permitir o fomento direto a 70 comunidades e organizações indígenas com prêmios
no valor de R$ 40 mil reais. Os grupos indígenas podem se inscrever de forma
oral e audiovisual, enviando um vídeo ou um arquivo de voz descrevendo sua
proposta, uma inovação que valoriza a tradição oral dos povos indígenas.
Já o edital Pontos de Mídia Livre,
lançado em parceria com a SAv e a Secretaria de Inclusão Digital do Ministério
das Comunicações, irá premiar 80 iniciativas em âmbito nacional, estadual e
local, além de conceder 50 antenas de conexão à internet para iniciativas
classificadas. Serão destinados R$ 5 milhões para este edital.
Para a área de Cultura de Rede, serão
dois editais. O primeiro é voltado para redes culturais locais e premiará 40
iniciativas com R$ 50 mil cada. O segundo destinará R$ 100 mil (cada) a 10
projetos de abrangência regional e R$ 200 mil (cada) a 10 projetos de enfoque
nacional. O objetivo dos editais é impulsionar a cultura em rede,
mobilizar e articular novas redes, rurais, urbanas, tradicionais ou
contemporâneas.
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