segunda-feira, 20 de julho de 2015

CULTURA VIVA - MinC lança edital para 80 projetos de comunicação

Oitenta iniciativas na área da comunicação compartilhada e que busquem interatividade com o público serão escolhidas pelo Ministério da Cultura na terceira edição do Pontos de Mídia Livre. O edital vai destinar R$ 5 milhões para viabilizar as idéias. As inscrições vão até 18 de agosto.
Segundo as informações, ações de vulnerabilidade social que utilizem ferramentas, formatos e licenças sem financiamento direto de empresas de comunicação serão priorizadas. O MinC informou que as propostas de trabalhos podem ser em texto, som, imagem, vídeos e multimeios com suportes físicos ou eletrônicos.
Três categorias - nacional, regional e local - serão premiadas. Podem participar do edital, pessoas físicas representando coletivos culturais nas categorias regionais e locais. Já a categoria nacional é destinada a entidades culturais com CNPJ. Dez iniciativas de abrangência nacional serão escolhidas e cada uma receberá R$ 100 mil de incentivo. As de alcance estadual (25 projetos serão escolhidos) e municipal (45) vão receber R$ 40 mil de apoio.

Editais

Os três editais lançados pelo MinC em 2 de julho passado, para fomento de iniciativas relacionadas à Política Nacional de Cultura Viva, irão liberar R$ 13,4 milhões para 210 iniciativas culturais.

O edital Pontos de Cultura Indígenas, realizado em parceria com a Secretaria do Audiovisual (SAV) do MinC, irá permitir o fomento direto a 70 comunidades e organizações indígenas com prêmios no valor de R$ 40 mil reais. Os grupos indígenas podem se inscrever de forma oral e audiovisual, enviando um vídeo ou um arquivo de voz descrevendo sua proposta, uma inovação que valoriza a tradição oral dos povos indígenas.

Já o edital Pontos de Mídia Livre, lançado em parceria com a SAv e a Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, irá premiar 80 iniciativas em âmbito nacional, estadual e local, além de conceder 50 antenas de conexão à internet para iniciativas classificadas. Serão destinados R$ 5 milhões para este edital.

Para a área de Cultura de Rede, serão dois editais. O primeiro é voltado para redes culturais locais e premiará 40 iniciativas com R$ 50 mil cada. O segundo destinará R$ 100 mil (cada) a 10 projetos de abrangência regional e R$ 200 mil (cada) a 10 projetos de enfoque nacional. O objetivo dos editais é impulsionar a cultura em rede, mobilizar e articular novas redes, rurais, urbanas, tradicionais ou contemporâneas.

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