segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Lenha na Fogueira - 16.02.2021

  


Você sabe quando o carnaval começou a ser brincado pelos foliões de Porto Velho?

 

**********

E como aconteciam os desfiles pelas ruas da cidade, na década de 1920?

**********

Qual foi a primeira escola de samba a desfilar no carnaval de rua de Porto Velho?

**********

Já ouviu falar no tempo dos blocos dos clubes sociais de nossa cidade?

**********

Até quando os blocos dos clubes sociais, dominaram os desfiles carnavalescos?

*********

Já ouviu falar na história da Escola de Samba OS DIPLOMATAS e a das Escolas de Samba OS POBRES DO CAIARI?

*********

Como surgiram a Escolas de Samba Império do Samba, Asfaltão, Acadêmicos do São João Batista, Acadêmicos do Armário Grande, Unidos da Rádio Farol?

**********

Brincou no Carnaval na Praça, Bloco Fuzarka, no Carnaval do Botafogo, Ferroviário?

**********

E os blocos que desfilavam no Carnaval Fora de Época como o Maria Fumaça, Peraê e tantos outros que animavam seus foliões com show de cantores Baianos como Ivete Sangalo, Cláudia Leite, Timbalada, Asa de Águia e tantos outros?

**********

E a Banda do Vai Quem Quer, Galo da Meia Noite, Bloco do Alho, Até Que a Noite Vire Dia, Us Dy Phora, Murupi, Canto da Coruja, Axé Folia, Porto Folia, Areal Folia, Jatuarana Sul, Furakão etc...

*********

Não me diga que não sabe a história da metade dessas entidades carnavalescas.

**********

Se não sabe, vai ficar conhecendo a partir das 19 horas, desta terça feira 16 de fevereiro de 2021, que em outros anos seria o último dia de carnaval.

**********

Para conhecer a história do Carnaval em Porto Velho foi vai acessar a página do facebook da produtora Ana Santos a partir das 19 horas de hoje.

 

***********

Ana é autora do Projeto “Silvio Santos o Menestrel dos Menestréis” – Habilitado pelo Edital 81/2020 da Sejucel- CODEC - Mestre e Mestras da Cultura Popular“, Aluízio Batista Guedes.

**********

Então tá combinado, hoje as 19 horas você vai acessar a página Ana Santos no facebook e assistir a live na qual eu Silvio Zekatraca conta a HISTÓRIA DO CARNAVAL EM PORTO VELHO. A produção visual é do João Kerds e posso garantir que ficou de primeira. João é o nosso Hans Donner.

**********

Uma live conseguiu bombas nas redes sociais foi a da Banda do Vai Quem realizada pelo Movimento Carnavaliza que habilitou o Projeto junto a prefeitura de Porto Velho com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc. A salvação dos movimentos culturais de Porto Velho, Rondônia e de todo o Brasil,

**********

Para você imaginar, o sucesso da live da Banda, lembramos que a Carnavaliza contabilizou mais de 80 Mil aparelhos ligados na live o que nos leva a crer que aproximadamente 400 Mil pessoas assistiram e brincaram o carnaval virtual da Banda do Vai Quem Quer. Isso levando-se em consideração que a direção do Movimento Carnavaliza estima que no mínimo 5 pessoas se reuniram e assistiram a live.

**********

Outro sucesso, foi com a arrecadação de alimentos não perecível (foto), a quantidade surpreendeu a todos nós da Banda.

**********

Em nome da presidente Siça Andrade fica nossos agradecimentos aos foliões da Banda do Vai Quem Quer.

**********

Outra live que alcançou sucesso e muitas visualizações foi a do Galo da Meia Noite de responsabilidade da Funcultural, que foi transmitida direta do Mercado Cultural obedecendo as recomendações do governo de Rondônia.

*********

Estamos aguardando os números conseguidos pela live do Galo assim como a Arrecadação de Alimentos.

***********

A live também foi transmitida pela conta da Conexão Norte no Youtube e Facebook, aliás o Fabiano Barros dividiu com o Jardesson a apresentação do evento. Os dois deram um show. Valeu família do Galo, leia-se Carlinhos  Mocidade e Edson Caula.

***********

Vamos encerrar lamentando o passamento do jornalista Chagas Pereira vítima de Covid 19. Perdemos um amigo e um profissional de primeira linha.

**********

Descansa em PAZ CHAGAS!

Nenhum comentário: