terça-feira, 31 de maio de 2011

LENHA NA FOGUEIRA 31.05.11

Fale quem quiser falar, mas, culturalmente, o governo Confúcio tá dando de dez a zero nos governos anteriores.

***********
Ontem na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia, Confúcio Moura participou de um almoço regado a Pirarucu ao leite de castanha, vinho de Cupú e Garapa de Cana e muita discussão sobre o campeonato brasileiro.

**********
Porém, o Grupo Teatral Êxodo conseguiu o que queria, pois em seu discurso, o governador garantiu o asfaltamento do ramal da estrada que vai da BR 364 até a Jerusalém da Amazônia e mais:

***********
Chamou o Abelardinho secretário da Obras do governo estadual e autorizou que o mesmo providenciasse também o asfaltamento do espaço destinado ao público durante a encenação da peça O Homem de Nazaré. “Para o próximo ano vamos providenciar a colocação de Bloquetes”, disse Confúcio.

************
A peça O Homem de Nazaré será apresentada nos dias 23, 24 e 25 com total e irrestrito apoio do governo estadual através da Secel.

**********
Já que estamos falando que o atual governo está bem na foto em se tratando de eventos culturais, basta lembrar que a Festa do Divino que vai acontecer em Costa Marques de amanhã (02.06) até domingo (05.06) também está sendo bancada pela Secel.

**********
O Projeto Cinco e Meia, Música Instrumental na Praça, o Duo Pirarublue e Beto Cezar são alguns dos Projetos que estão recebendo apoio financeiro da Secel.

**********
A Expovel também. Se voltarmos um pouquinho no tempo, vãos lembrar que as escolas de samba de Porto Velho, Rolim de Moura e Guajará Mirim jamais receberam tanto subsídio assim como o Carnaval do Povo.

************
Os grupos folclóricos que vão se apresentar no Flor do Maracujá vão receber um total de R$ 400 Mil.

*************
No Arraial Flor de Cacto a Secel está patrocinando a sonorização.

************
Os Bois Bumbas Flor do Campo e Malhadinho de Guajará Mirim já estão com o Empenho na mão, no valor de R$1.000.000,00 (Hum Milhão de Reais).

***********
Isso sem falar em outros eventos culturais que estão recebendo apoio do governo estadual .

***********
O “home” só pode estar bem na foto perante os produtores e agitadores culturais.

***********
Enquanto isso, o 14º Arraial Flor de Cacto está bombando de tanta gente todas as noites.

**********
As apresentações folclóricas começam sempre as 21h00 e toda noite tem uma Banda de Forró animando a festa.

***********
Sábado que vem teremos a abertura da Expovel. Aliás, a Cavalgada e o Carnaval Country que vai acontecer pelas ruas de Porto Velho.

***********
Mesmo com a proibição da utilização de carretas, o Carnaval Country vai acontecer junto com a Cavalgada.

***********
Uma comitiva que está recebendo muitas adesões é a “Fumacinha” que é da turma do Bloco Maria Fumaça, na realidade o coordenador é o filho do Zezinho do Maria Fumaça.

***********
Trio elétrico com banda e DJ é o que vai rolar pelas ruas de Porto Velho no próximo sábado

***********
O martelo foi batido e a 30ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá vai acontecer mesmo no espaço da Sabenauto com entrada pela Avenida Imigrantes.

***********
Tudo indica que a abertura do Flor do Maracujá vai ser com a apresentação de um cantor ou banda de forró nacional.

***********
Tão falando em Alceu Valença, Elba Ramalho e Clã Brasil. Particularmente torço pelo Clã Brasil que entre os citados é o melhor na atualidade.

***********

O Flor do Maracujá este ano vi acontecer entre os dias 30 de junho e 10 de julho.

***********
Amanhã o cantor e compositor Valter Bártolo será homegeado na Seresta Cultural que acontece no Mercado Cultural.

***********
Na realidade a seresta desta quinta feira será promovida pela TV Candelária que está completando mais um ano no ar.

***********
Valter Bártolo merece todas as homenagens possíveis.
***********
Isso quer dizer que amanhã os seresteiros da atualidade vão tomar conhecimento da produção musical do Valter Bártolo.

***********
Nesta quinta feira a coluna volta a ser publicada no jornal Diário da Amazônia, quer dizer, a férias estão terminando, mesmo assim vamos até Costa Marques neste final de semana participar do encerramento da Festa do Divino.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

LENHA NA FOGUEIRA 30.05.11

Berlange Juiz Federal aposentado, portovelhense da gema comedor de Mandi, chegou e agitou a galera da Associação Cultural Rio Madeira, cujo principal objetivo é lutar pela preservação do patrimônio histórico de Porto Velho.

***********
Preservação não é bem a palavra correta, o certo é restauração, revitalização, recuperação, reconstrução e outros ãos que não seja preservação.

**********
Os membros da ACRM fizeram uma intervenção no que resta do prédio que abrigou por muitos anos, a Prefeitura de Porto Velho e que a turma insiste apenas em lembrar que ali foi a Câmara Municipal.

***********
E lá estava o Antônio Serpa do Amaral Filho o Basinho que lembrou que seu pai, o famoso Serpa do Amaral nosso melhor compositor de Paródias políticas, por exemplo, tem aquela cujo refrão dizia: “Se conforme com a Marize canela de sabiá...”

**********
E essa: “Você pensa que asfalto atola. Asfalto não atola não. Asfalto é pra pegar Cutuba. Pele Curta ele não pega não...”

*********
Foi só vereador, deixou de lado a figura do prefeito. Ou o seu Amaral não foi prefeito Basinho?

**********
Outro que estava presente na manifestação e com certeza lembrou-se de sua infância, ao adentrar no hoje prédio abandonado. Estou falando do Enio Melo que com certeza freqüentou muito aquele prédio, pois seu pai Esmite Bento de Melo por muitos anos foi funcionário graduado da municipalidade e batia ponto justamente naquele prédio.

***********
Prefiro lembrar o prédio como sendo da prefeitura e não da antiga câmara municipal.

**********
Vale salientar que ali também funcionou o quartel do Corpo de Bombeiros, justamente quando também abrigava a câmara de vereadores.

**********
E lá estava também o Zola Xavier filho do saudoso comunista juramentado e parceiros dos bons Dionísio Xavier o querido Dió.

**********
Acho até, que se o Zola tivesse investido na produção de um filme, contando a história daquele prédio, com certeza, já teria concluído a fita e até estreado o filme nos cinemas brasileiros e quem sabe, teria sido premiado em alguns festivais de cinema.

**********
Ali ele poderia começar a contar a história da “Caçambada Cutuba”, pois foi de uma daquelas salas que saiu a ordem para o motorista utilizar a “maldita caçamba”.
*********
O doutor Berlange talvez se lembrou das estripulias junto com o Cezar “filho” da Carmita e o próprio Basinho pela Ladeira da Prefeitura que hoje a turma só quer chamar de ladeira Comendador Centeno.

**********
O Luiz Leite dispensa comentários quando tratamos de respeito para com o nosso patrimônio histórico.

**********
O Beto Ramos talvez transforme a ação da ACRM em “Lenda” e saia dizendo por aí que viu fantasma nos escombros do prédio da prefeitura.

*********
Só não vimos no ato levado a efeito sábado, justamente o presidente da entidade, compositor Ernesto Melo.

***********
Aliás, o Ernesto assumiu a presidência da ACRM recentemente e acho que foi por isso que o Berlange um dos principais idealizadores da Associação veio a Porto Velho por acreditar que com o Ernesto na cabeça, a entidade que, inclusive já contou com a participação do Carlinhos Maracanã, dessa vez decole e alcance seus propósitos.

***********
Aqui estamos nos colocando à disposição da diretoria da ACRM para a divulgação de suas intervenções e ações.

**********
Depois dessa, só reprovando o ato daquele “noiado” que aproveitou o calorão de Porto Velho e foi tomar banho justamente no chafariz da praça Getulio Vargas que fica bem em frente ao palácio do governo.

**********
Quem viu, postou que o “cara” aproveitou o momento de fama para mostrar que também sabe se masturbar em público.

**********


Se fosse o Macaco Simão escreveria, “Morador de rua descasca e mostra a Banana na piscina do Palácio”.


**********

Depois do baile da Rainha da Expovel, depois da Feira do Sol, depois do Parque Musical e depois de brincar Boi Bumbá no arraial Flor de Cacto. Mereço mais uns dias de férias. É a idade!

SECEL PROMOVE FEIRA DO SOL

A Secel através do Programa do Artesanato Brasileiro abriu no último sábado 28, a “Feira do Sol” uma parceria com as seguintes entidades: Cooperativa Açaí, Grupo do Cipó, Artesãos do Shopping Popular, Instituto Tucumã, Artesãos dos Municípios de Rondônia, Uniarte e Acesa. Segundo o secretário Francisco Leilson Chicão, a Feira tem como objetivo apoiar aos artesãos do estado de Rondônia. “Num primeiro momento a feira reúne trabalhos dos artesãos que residem em Porto Velho”, disse Chicão, garantindo que os artesãos do interior também serão convidados a participar da Feira.
Para a coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro em Rondônia Wéllida Sodré “As entidades convocadas para participar da Feira aderiram à idéia de imediato. “A prova é que os melhores artesãos de Porto Velho montaram barraca”.
A Feira do Sol passa a acontecer todo sábado e domingo no pátio do prédio do Relógio sede da Secel com entrada pela avenida Farquar.
Os interessados podem adquirir entre outros produtos; Vassoura de cipó, tapetes, artesanato indígena, tecidos e camisetas pitadas com monumentos turísticos de Rondônia em especial da Madeira Mamoré, colares, brincos e anéis em sementes de frutas regionais, além de brinquedos educativos e esculturas trabalhadas em madeira retirada do fundo do rio madeira e seus afluentes.
“No próximo final de semana vamos colocar uma atração musical em cada dia”, disse Wéllida.
A Feira do Sol fica aberta sábado e domingo das 07h00 as 17h00. A entrada é franca.

sábado, 28 de maio de 2011

LENHA NA FOGUEIRA 29.05.11

Neste sábado a pedida, é a festa da Rainha da Expovel que vai acontecer na casa de espetáculo Talismã.

**********
A abertura oficial da Expovel será no sábado dia 4 de junho, com a realização da Cavalgada.

**********
Por falar em Cavalgada, várias comitivas estão sendo formadas com o intuito de participar da festa de abertura da nossa Feira Agropecuária, Comercial e Industrial – Expovel.

*********

Enquanto isso, neste domingo 29, é a vez de se curtir mais um “Parque da Música”. Desta vez, o Dennys Carvalho vai montar a parafernália musical na Praça Aluizio Ferreira, justamente durante a Feira do Porto.

**********

No Parque da Música vai rolar todos os ritmos possíveis. Do sertanejo a MPB, do samba pagode a dança árabe. Vai lá a partir das 17h00.

**********
Domingo no Flor de Cacto o bumbá Corre Campo faz apresentação especial as 21h00. O boi dirigido pela dona Branca vai se apresentar com os principais personagens, ou seja, levantador de toada e amo Silvio José Santos, cunhã poranga Silvinha, rainha do folclore Jackeline, porta estandarte Tatiana de Castro Alves, morena bela Ana Célia Santos, rainha da floresta Marcela Araujo, pajé Wendel, feiticeiro Tiba. Maestro Junior de Castro Alves e apresentador Silvio Santos.

***********
Tá surgindo no cenário musical de Poro Velho, mas, o objetivo é invadir o Brasil, um grupo de Hip Hop totalmente diferente dos demais grupos de Hip Hop que estamos acostumados a ver.

**********
Estou me referindo ao grupo “Manoa” que está gravando seu primeiro CD. Grava esse nome: “Manoa”. Que vem aí com uma super proposta musical. É o regional próprio para ser consumido pelo mundo.

**********
A Fina Flor do Samba da última sexta feira, mesmo com a praça Getulio Vargas totalmente no escuro e os banheiros do Mercado Cultural fedendo mais que o Canal dos Tanques, recebeu muita gente.

***********
Ernesto Melo e sua turma não deixou a peteca cair, ou melhor, não deixou o Samba Morrer.

**********
Quem estava com o sorriso da largura da “cara”, eram os proprietários do Bar do Zizi e do Café Com Arte. É só quem fatura no Mercado Cultural.

**********
Por falar em samba! Na próxima terça feira dia 31, acontece reunião na Escola de Samba Pobres do Caiari.

**********
Narciso Freire, Garcia, Chiquito Paiva, Serrati, Silvio Santos, Luiz Cavalcante e todos os sócios patrimoniais da Pobres do Caiari estão convocados.

**********
A pauta vai discuti a formação da Nova Diretoria da escola de samba.

**********
Tudo depois que o pessoal o bloco Rio Kaiary andou aprontando em nome da entidade.

*********
A reunião está marcada para as 19h00.

**********
Será que a Caiari vai voltar a desfilar no carnaval de Porto Velho?

**********
Já que o assunto é artesão. A Secretaria dos Esportes da Cultura e do Lazer – Secel, através do Programa do Artesanato Brasileiro que tem a frente a Wéllida Sodré abriu neste sábado 28, a “Feira do Sol”.

**********
Você pode visitar a feira neste domingo entre as 7h00 e as 17h00 no pátio ou no estacionamento do prédio do Relógio onde a Feira do Sol está montada.

**********
Por falar em evento a fotografa Ana Célia Santos comunica que está postando as fotos do Arraial Flor de Cacto, Fina Flor do Samba e festa da Rainha da Expovel e outros eventos no site www.rondoniaweb.com.br.

**********
Enquanto isso a coluna e a página do Zekatraca volta às páginas do Diário da Amazônia na próxima sexta feira dia 3 de junho.

***********
Agora vou brincar Boi Bumbá no Corre Campo lá no Arraia Flor de Cacto.

FLOR DA PRIMAVERA ABRE FLOR DE CACTO

A XIV Edição do Arraial Flor de Cacto, foi aberta na noite da última sexta feira 27, no Campo 1º de Maio no bairro Caladinho Zona Sul de Porto Velho. A abertura oficial contou com a presença da representante do Secretário da Secel Francisco Leilson Chicão, atriz Sueli Rodrigues, presidente da Federon Fernando Rocha, colunista cultural Silvio Santos, membro da Coordenação Luiz Gouveia Luizão e do presidente da Associação Flor de Cacto Clodoaldo Negaça.
O mestre de cerimônia oises Rocha foi o responsável pelas apresentações das autoridades, que discursaram enaltecendo a parceria dos governos estadual e municipal com a organização do evento. Com estrutura de camarotes, arquibancadas, iluminação artística e boa sonorização, a festa folclórica do bairro Caladinho acontece até o próximo dia 5 de junho apresentando os melhores grupos folclóricos filiados a Federon.

FLOR DA PRIMAVERA.

A Quadrilha Flor da Primavera foi à responsável pela abertura das danças folclóricas no 14º Arraia Flor de Cacto. O público que lotou as arquibancadas plaudiu a evolução da Quadrilha que começou a dançar as 23h00. Após a apresentação do grupo folclórico, foi a vez de Moisés Rocha convidar os presentes para dentro da arena, onde poderiam dançar ao som de uma das melhores bandas de foro da Amazônia “Os Cobras do Forró”.
Neste sábado 28, a apresentação folclórica está a cargo do grupo de Quadrilha Rodopio do Nacional e o show de forró será com a Banda Anaconda.
Domingo 29, o público que comparecer ao Arraial vai curtir a apesentação do Boi Bumbá Corre Campo que vai se apresentar com seus principais personagens.
As apresentações dos grupos folclóricos começam todos os dias, as 21h00.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

LENHA NA FOGUEIRA 27.05.11

O Arraial Flor de Cacto começa hoje e vai até o dia 5 de junho, apresentando os melhores grupos folclóricos de Porto Velho filiados à Federon.

*********
A abertura oficial da XIV versão do Arraial que foi idealizado pelos ex vereadores Rubão Matias e Rubinho Luz está marcada para as 20h30 da noite de hoje no Campo 1º de Maio do bairro Caladinho.

**********
Este ano, o Flor de Cacto está sob a coordenação do Francisco Clodoaldo Matos popularmente conhecido como Negaça.

**********
Após os discursos do representante do prefeito e do secretário da Secel Chicão Leilson, do presidente da Federon Fernando Rocha e dos organizadores do evento.
**********
A Quadrilha Flor da Primavera faz apresentação especial.

***********
Logo após a apresentação da Quadrilha, uma das melhores bandas de foro da região Norte Os Cobras de Forró faz show especial até as 2h00 da madrugada.

**********
O Flor de Cacto abre a temporada das chamadas festas juninas, que este ano só terminam em Porto Velho, com a semana do folclore no mês de agosto.

**********
No meio das festas juninas acontece a EXPOVEL.

*********
Aliás, neste final de semana, acontece a festa que vai escolher a Rainha e as Princesas da Exposição Agropecuária. Comercial e Industrial de Porto Velho – EXPOVEL.
**********
A festança country vai acontecer sábado dia 28, na casa de shows Talismã (antiga Queop’s). Os ingressos (R$ 20, cada), também já estão disponíveis na B&Z Agence (Rua José de Alencar, 2285), ou então no próprio Parque de Exposições (Avenida Lauro Sodré). Maiores informações podem ser adquiridas pelos telefones da B&Z (69-3229-2742), ou 3229-3554 e 8404-3238.

**********
O Ladeia disse que a Yalle Dantas vai concorrer à rainha country da melhor idade.

**********
É mais uma Expovel sob o comando do João do Valle.


Atenção fotógrafo amador e profissional:

**********
A Superintendência Estadual de Turismo promove o 1º Concurso “RONDÔNIA É MAIS DE FOTOGRAFIA". As inscrições estão abertas até 30 de junho, por e-mail.

************

Mostre seu potencial. Fotografe Rondônia e concorra a prêmios em dinheiro. O primeiro colocado ficará com R$ 3 mil; segundo e terceiro lugares levarão R$ 1 mil cada. As 20 melhores imagens farão parte da exposição itinerante "Rondônia é Mais".

************
Podem participar fotógrafos amadores e profissionais. Cada inscrito pode apresentar até três fotos enfocando belezas naturais, culturais, marcos históricos, cidades e monumentos, dentre outros aspectos que valorizem a imagem de Rondônia. As inscrições são feitas pelo e-mail turismo.rondonia@gmail.com.



*************
O regulamento pode ser requisitado pelo e-mail ou acessado através do blog www.setur-rondonia.blogspost.com

***********


Atenção empresários! A Associação Curta Amazônia entidade que promove e é responsável pela organização e administração do 2º Festival de Cinema Curta Amazônia e da Rota do Cinema em Rondônia, comunica aos empresários e pessoas jurídicas e físicas interessadas em incentivar o Festival através da Lei nº 8.313/91 (Lei Rouanet), Artigo 18 (100%), que estamos recebendo propostas de patrocínios culturais para essa edição que acontecerá no mês de agosto em Porto Velho - a cidade mais charmosa da Amazônia.

***********
Informamos que o Ministério da Cultura aprovou o projeto cujo PRONAC: 11-2314 e a Portaria de aprovação nº 0053/11 de 9/5/2011, publicada no D.O.U de 10/5/2011, sendo o período de captação 9/5/2011 à 31/12/2011, cujo valor autorizado para captação é de R$ 491.840,00. Considerado pelo Ministério da Cultura como evento de porte médio.


************
Para Carlos Ley, presidente da entidade, “é importante as entidades e autoridades públicas e privadas, saber que em Rondônia se produz evento com qualidade e respaldado nacionalmente pelo Ministério da Cultura, por isso estamos divulgando aos interessados nesse imenso País e no nosso Estado de Rondônia a aprovação do nosso projeto via Lei Rouanet, porque em Rondônia ainda não temos leis de incentivos, sendo assim, dependemos e ficamos a mercê da boa vontade do empresário e do gestor público acreditar nos frutos de nossa terra, porque o Festival é feito por rondoniense para rondonienses e o dinheiro investido será gasto e revertido nos talentos aqui no Estado de Rondônia, melhorando a imagem de nossa região”.

************

Para encerrar. Lembro ao amigo que hoje a partir das 20h00 tem A Fina Flor do Samba no Mercado Cultural.

************
Vai lá que cantarei um samba pra você morena!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

LENHA NA FOGUEIRA 26.05.11

Antes de festejarmos a importantíssima vitória do meu querido Vasco da Gama.

********
Registramos lamentavelmente o falecimento do nosso querido primo Geronilson Macedo Dias o Geroca.

*********
Irmão do poeta Mado, do Ivo do Bar do Canto, do Gilson, Hilton, Zilda e Ilza

*********
Geroca foi mais uma vítima da violência do trânsito em Porto Velho. Ontem por volta das 8h30 Geroca foi atropelado por uma camioneta da Secretaria de Educação – Seduc na rua Carlos Gomes bem em frente ao Bar do Canto o Bar que foi criado pelo seu pai Pedrinho há quase cinqüenta anos.

*********
O corpo do Geroca sairá da Funerária São João Bosco hoje (26), as 11h00 para o Cemitério Jardim da Saudade.

*********
A presidenta Dilma Rouseff mandou suspender a distribuição do kit anti-homofobia.

*********

A decisão aconteceu após protestos das bancadas religiosas no Congresso.

**********
"O governo entendeu que seria prudente não editar esse material que está sendo preparado no MEC. A presidente decidiu, portanto, a suspensão desse material, assim como de um vídeo que foi produzido por uma ONG - não foi produzido pelo MEC - a partir de uma emenda parlamentar enviada ao MEC", disse o ministro da educação, após reunião com as bancadas evangélica, católica e da família.

**********
Nota dez para a decisão da presidenta Dilma pela decisão.

*********
Em vez de distribuírem a cartilha anti homofobia nas escolas, por que não distribuir uma cartilha com os conceitos e ensinamentos constantes na KAMA SUTRA? Seria bem mais cultural e salutar.

**********
Por falar nisso, ontem à noite o secretário da Secel Chicão Leilson participou de uma reunião na sede da Federação dos Grupos Folclóricos e Rondônia - Federon e garantiu que o convênios que vai destinar R$ 400 Mil para os grupos folclóricos se apresentarem no Arraial Flor do Maracujá, será assinado hoje em seu gabinete localizado no prédio do relógio.

***********
O convênio será assinado hoje, mas, a grana só vai para a conta da Federon se correr bem, na próxima semana.

**********
Vale salientar que o convênio com a Federon diz respeito apenas, aos subsídios dos grupos folclóricos. A parte da estrutura que envolve camarotes e arquibancadas, sonorização, iluminação e segurança será “outros quinhentos”.

**********
O certo é que a XXX Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá está garantida. O Arraial será armado no mesmo local do ano passado, ou seja, no quadrilátero formado pelas vias, Imigrantes (Costa e Silva), Tiradentes, Cipriano Gurgel e Uruguai.

**********
Enquanto isso, amanhã começa o segundo maior evento folclórico de Porto Velho, o Arraial Flor de Cacto.

**********
O Flor de Cacto já está montado no Campo 1º de Maio no bairro Caladinho. De amanhã 27 de maio até 5 de junho o amigo que gosta de dança folclórica vai poder curtir nossos melhores grupos de Quadrilhas e Bois Bumbás.

*********
Por falar em Boi Bumbá de Porto Velho os dirigentes dos nosso “Marruás” já estão se mobilizando. O Az de Ouro contratou um artesão que atualamnt reside m Humaitá. O mesmo artesão vai fazer os cenários da Quadrilha JUABP.

*********
Aluizio Guedes do Diamante Negro mais uma vez vai trazer um artista de Manaus para fazer suas alegorias.

**********
Já o Estevão do Marronzinho está se virando para receber recursos oriundos de uma emenda do deputado Lebrão que deve sair em breve. É mais R$ 20 Mil para o boi da Vila Tupi que há três anos tirou do Az de Ouro o status de terceiro melhor bumbá de Porto Velho.

**********
Quem está sem artesão é o Corre Campo, Ednarte e Daina que trabalharam para o bumbá dirigido pela Dona Branca no ano passado, este ano, pelo menos até ontem, não haviam sido contatado.

**********
Com isso a Quadrilha Rosa Divina que sempre divide as despesas dos artesãos com o Corre Campo também não sabe Ana que vai confeccionar seus cenários.

**********
Aliás, os comentários nos ensaios das Quadrilhas Juninas de Porto Velho são de que a Música tema da Rosa Divina é muito bonita e boa de coreografia. Dizem que o “quadrilheiro” mais preocupado com a composição é o Severino da Rádio Farol.

**********
E aí Bubu e Buchada lembram daquele seriado “Havia 5.0”? Pois é, já não está mais em cartaz!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

LENHA NA FOGUEIRA 24.05.11

O que ainda resta da floresta brasileira em especial a floresta amazônica, pode começar a ser exterminada nesta terça feira.

***********
De acordo com o que ficou acordado entre os deputados o Código Florestal deve ser votado hoje.

**********
O que nos preocupa e deve preocupar todos os ambientalistas e os verdadeiros brasileiros, é o que lemos na crônica do Carlos Chagas publicada ontem.

************

Calos Chagas em sua crônica “Barganha Indecente” escreve, que o Congresso terá chegado ao fundo do poço, a ser verdadeira a informação de que o governo trocou concessões aos desmatadores,na próxima votação do Código Florestal, pelo sepultamento de críticas e investigações a respeito do aumento patrimonial do ministro Antônio Palocci.
**********
Seria o verdadeiro caos caso se confirme as suspeitas do respeitado jornalista.

*********
Para fazermos idéia de como o Código Florestal que está prestes a ser votado pelos deputados é danoso ao meio ambiente lembramos que, dez ex-minisros do Meio Ambiente se uniram ontem (23), contra o texto da reforma do Código Florestal.

**********
Em carta aberta à presidente Dilma Rousseff e ao Congresso, o grupo diz que a proposta a ser analisada significa um retrocesso na política ambiental brasileira, que foi "pioneira" na criação de leis de conservação e proteção de recursos naturais.

**********
Assinaram o texto: Marina Silva (PV), Carlos Minc (PT), Sarney Filho (PV), Rubens Ricupero (sem partido), José Carlos Carvalho (sem partido), Fernando Coutinho Jorge (PMDB), Paulo Nogueira Neto (sem partido), Henrique Brandão Cavalcanti (sem partido), Gustavo Krause (DEM), José Goldemberg (PMDB).

************
"Estamos fazendo mais uma lei para não ser cumprida. Por força da pressão de um segmento econômico forte", disse José Carlos Carvalho.

***********
O que nos intriga, é que os membros do Partido Verde de Rondônia não se manifestaram sobre esse Código Florestal que, caso seja aprovado, vai literalmente acabar com o que resta da nossa flora.

**********
Os membros do partido da guerreira Marina Silva em Rondônia parece, que de verde, só entendem da moeda americana.

**********
O verde deles é o pasto das fazendas de gado e os campos de plantação de Soja.

**********
Carlos Chagas em determinado parágrafo de seu artigo escreve: “Barganhas parecidas tem acontecido ao longo das Legislaturas, mas dessa vez ultrapassaram os limites da decência. O suposto acordo exprime a troca de cada milhão de reais amealhado pelo chefe da Casa Civil por algumas centenas de hectares de floresta dilapidada”

**********
Depois dessa, só concordando com aquela vereadora de Jaru que disse que os defuntos da cidade, estão se acabando em “merda”, já que os sanitários do Campo Santo da cidade dos Muletas estão piores, que os banheiros (feminino e masculino) do Mercado Cultural em Porto Velho.

***********
Quer dizer, os defuntos de Jaru estão privados de suas necessidades fisiológicas, porque os banheiros estão sem água, iluminação e pasmem, “não tem papel higiênico para os defuntos se limparem”. O grifo é nosso.
**********
No meio de tanta notícia ruim, encontramos uma que merece o apoio de toda a sociedade. É sobre o Projeto Vira a Vida do presidente nacional do Sesi Jair Meneguelli.

**********
Tomara que o Projeto seja coberto de sucesso. Poucas são as autoridades que realmente se preocupam com os nossos jovens delinqüentes. Meneguelli merece credibilidade e respeito.

*********
Outra boa notícia:

**********
Almir Surui, Labiway Esaga – o líder maior do povo Surui, foi selecionado pela Revista Fast Company para figurar a lista das 100 pessoas mais criativas no mundo dos negócios no ano de 2010. Além disso, ele foi o brasileiro que recebeu a melhor colocação, ficando na 53ª posição, à frente do empresário bilionário, Eike Batista, que ficou na 58º.

***********
E o Flor do Maracujá Fernandão?

**********
Se eu fosse o governo estadual contrataria uma empresa especializada em eventos para coordenar o Flor do Maracujá. Essa empresa negociaria com a Federon os subsídios para os grupos folclóricos. E aí Chicão, é ou não é uma boa?

**********
É apenas sugestão!

sábado, 21 de maio de 2011

LENHA NA FOGUEIRA 22.05.11

O único problema do feriadão, foi o anuncio do ponto facultativo que o governador concedeu aos funcionários públicos. Acontece que a notícia só foi divulgada no final do expediente de sexta feira e com isso fiou difícil, para os menos abastados programarem, por exemplo: Uma viagem a Manaus.

************
Da próxima vez excelência, baixe a Portaria pelo menos com três dias de antecedência.

***********
O próximo feriado vai ser no dia 23 de junho dia de Corpus Christi que vai cair numa quinta feira, com certeza, o governo estadual vai decretar ponto facultativo na sexta feira dia 24.

***********
Isso acontece, porque muitas pessoas que dirigem órgãos estaduais, residem no interior e assim, há muito tempo quando um feriado cai próximo ao inicio ou final de semana o governo decreta ponto facultativo pensando apenas em quem reside no interior, os da capital parece, não tem o direito de programar uma viagem para esses feriados por não saberem se vai ou não vai, ser ponto facultativo. Daí a sugestão de se anunciar pelo menos com três dias de antecedência o ideal seria mesmo uma semana.

*********

Não sei se vão pensar que estou legislando em causa própria. De qualquer maneira, fica a sugestão!

**********
Bom! Aproveitando o feriado da Padroeira de Porto Velho Nossa Senhora Auxiliadora cujo festejo acontece no próximo dia 24, o Bloco Maria Fumaça programou uma mega festa no Parque de Exposição da Expovel para festejar também os 15 anos do Bloco comandado pelo Zezinho.

**********
Três shows vão fazer a alegria dos foliões do Maria Fumaça nesta segunda feira dia 23: Banda Capital Inicial, Tomate e Chicabana.
************
Se o leitor gosta do estilo, deve se deslocar até a loja do Maria Fumaça que fica no Porto Velho Shopping e adquirir seu ingresso (abada), para o camarote ou para brincar em volta do trio.

*********

Você sabia que o governo do estado através da Secel, vai reativar o Projeto Cinco e Meia idealizado e dirigido pelo Bubu Johnson?

**********
Pois é! Muito em breve, vamos poder curtir os espetáculos musicais no Cinco e Meia e desta vez, vai rodar pelos quatro quantos da cidade. O Bubu tá que não se guenta de tanta felicidade. Quem está com a bola toda nessas alturas dos acontecimntos, é o Secretário Chicão.

***********
Aliás, a Secel tá entrando firme na questão do apoio a grandes eventos, o Grupo Êxodo que o diga. A peça O Homem de Nazaré que será encenada na Jerusalém da Amazônia nos dias 23, 24 e 25 de junho tá recebendo apoio irrestrito do governo estadual através da Secel.

**********
Os ensaios começaram no último sábado 21, e prossegue nos finais de semana, quem quiser participar como figurante, deve estar na Casa da Cultura Ivan Marrocos aos sábados e domingos de onde os ônibus saem sempre às 14 horas.

************
Enquanto isso os grupos folclóricos prosseguem ensaiando para as apresentações no For do Maracujá.

**********
Se tudo correr bem, a 30ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás será transmitida para todo o Brasil e alguns países estrangeiros pela Record News.

*********

Muito antes do Flor Maracujá vamos ter o Arraial Flor de Cacto entre os dias 27 de maio e 5 de junho.

***********
Depois será a vez de a Expovel entrar na pauta dos eventos da capital de Rondônia.

**********
E vai acontecer cavalgada e tudo que o peão tem direito, na abertura da Feira Agro Pecuária de Porto Velho.


***********
As comitivas já estão se organizando. Vai ser o trio elétrico tocando e a turma dançando e bebendo pelo meio da rua. Haja cana e queda!

**********
O campeonato brasileiro começou e meu Vasco da Gama já começou a mostrar que o negócio não vai ser fácil. Na próxima quarta feira vamos bater o Avaí e depois conquistar a Copa do Brasil. Anotem isso aí pra conferir depois.

************
Quer um bom programa cultural para este feriadão? Pega toda a família e vai visitar o Museu da Madeira Mamoré lá nos galpões que ficam a Beira do Rio Madeira. É cultura pura, sem falar na história que a família vai tomar conhecimento.

***********
Depois da Festa do Maria Fumaça na Expovel na noite desta segunda feira, não tem nenhum show marcado para o dia da Padroeira de Porto Velho N.S Auxiliadora. Tem apenas a procissão que vai sair da Capela do Instituto Maria Auxiliadora rumo à Catedral Metropolitana.

**********
Se não chover, uma ótima pedida é pegar os meninos e fazer uma viagem até São Carlos pela estrada que no inicio, é cohecida como da Penal, depois Vira Linha 28 e finalmente Estrada de São Carlos.

***********
Ou então vai assistir os ensaios dos Bois Malhadinho e Flor do Campo em Guajará Mirim. Na volta, vá até o campo da AFA em Porto Velho assistir o ensaio do meu bumbá Corre Campo.


**********
Ótimo feriadão para todos nós!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

LENHA NA FOGUEIRA - 20.05.11

Antes de divulgar a noticia que o presidente da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon Fernando Rocha nos passou.

*********

Vamos registrar a festa de aniversário do primeiro ano, do Projeto Seresta Cultural comandado pelo Heitor Almeida e que acontece toda quinta feira no Mercado Cultural.

***********
A Seresta Cultural nasceu em virtude de um problema que aconteceu durante o outro Projeto que acontece no mesmo local A Fina Flor do Samba.

***********
Graças aquele imbróglio, Heitor Almeida juntamente com os colegas de Fundação Iaripuna Regina, Greg, Leninha e Professora Berenice e outros amigos, colocaram no ar a Seresta. No inicio era apenas Seresta depois agregaram a palavra cultural.

***********
Quem também estava naquela primeira seresta era o Arthur Quintela e outros músicos, como o Tonhão que toca guitarra, violão e teclados além de ser um ótimo cantor.

**********
A grande atração nos primeiros meses da seresta era a cantora Fátima Miranda.

*********
Bom! Ontem dia 19 Heitor e seus colaboradores festejaram o primeiro ano do Projeto.

**********
A Travessa Renato Medeiros e a Praça Getúlio Vargas ficaram repletas de amantes da boa música seresteira que no caso, não se trata apenas da chamada música dor de cotovelo.

***********
Ali rola praticamente todos os ritmos, do bolero ao forró, do soul ao chorinho, do samba clássico a música sertaneja, tem para todos os gostos.

**********
A festa de ontem, começou com a Cia Los Dinos fazendo o flash back com músicas dos anos 60, 70 e 80. Los Dinos dispensa comentário.

**********
Quem se apresentava recebia do Heitor o Certificado de agradecimento.

**********
Assim a música varou a madrugada, com os músicos Alkbal (teclado), Tonhão (violão e contra baixo), Telêmaco e Roberto Matias (bateria), Enio Melo (violão), Tancredo (contra baixo e sonorização), Silvio e Heitor (percussão) acompanhando os cantores: Hellen, Ricardo, Rose, Almir, Oswaldo Reis, Charles Silva, Casio Marinho, Juarez (Reginaldo Rossi Cover), Paulinho Barreto e Arthur Quintela.

**********
Também receberam o certificado de agradecimento o secretário da Secel Chicão Leilson, Almira, Vera do Zizi, Gregório, Lu Silva, Beto Ramos (Diz a Lenda) e a colunista social do jornal Alto Madeira Marlene Rolim

*********
Heitor convidou para soprar à vela do bolo a contadora da Fundação Iaripuna Eli de Sá. A Chefa de Gabinete do prefeito Roberto Sobrinho Miriam Saldana aproveitou e festejou também, seu aniversário.

*********
Foi realmente uma festa maravilhosa a do primeiro ano da Seresta Cultural. Parabéns Heitor Almeida.

*********
Por falar nisso, hoje tem A Fina Flor do Samba no Mercado Cultural. Ernesto Melo comanda a roda de samba a partir das 20h00.

***********

Vamos ver a noticia que nos foi passada pelo Fernandão da Federon.

************
Segundo o presidente da Federon, ontem (19), a boca da noite, em reunião com os grupos folclóricos ocorria na sede da entidade que fica a rua Rui Barbosa no bairro Arigolândia.

***********
A maioria achou por bem, aprovar uma condição para as apresentações no Flor do Maracujá.

**********
Receosos de mais uma vez serem vítimas do “conto do vigário” que lhes foi aplicado ano passado pela então primeira dama dona Marli que, em virtude do impedimento da Lei Eleitoral que proíbe a assinatura de convênio patrocinando evento culturais em ano de eleição, reuniu o pessoal e prometeu que faria tudo, para conseguir patrocínio perante empresas privadas. O negócio era que, seu marido seria prejudicado na campanha da reeleição, caso os grupos folclóricos não se apresentassem no Arraial Flor do Maracujá.

**********
Os grupos acreditaram na promessa e até hoje estão devendo os cabelos da “careca”.

**********
O que quero dizer, é que o Fernando Rocha ligou informando que na dita reunião de ontem à noite, os dirigentes dos grupos folclóricos decidiram que, se até a próxima terça feira dia 24 de maio, a Secel não anunciar o dia que os recursos estarão na conta da Federon, eles (os grupos), não se apresentarão na 30ª Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbá do Flor do Maracujá.

***********
Creio que essa decisão dos dirigentes de grupos folclóricos, é apenas para pressionar o Chicão e a Bebel a agilizarem a liberação dos recursos.

**********
É como diz o ditado: “Gato escaldado, tem medo de água fria”

quarta-feira, 18 de maio de 2011

LENHA NA FOGUEIRA - 19.05.11

Lenha na Fogueira

Ta quase decidido! O Arraial Flor do Maracujá ou a 30ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás vai acontecer no mesmo local do ano passado, ou seja, no espaço pertencente à Sabenauto que fica no quadrilátero formado pelas ruas Tiradentes, Imigrantes, Uruguai e Cipriano Gurgel no antigo Distrito Industrial.

**********

E tem mais, o Arraial vai acontecer entre os dias, 30 de junho e 10 de julho O período ficou assim decidido em virtude da apresentação da peça O Homem de Nazaré pelo Grupo Êxodo que vai acontecer na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia nos dias 23, 24 e 25 de junho. Pela Bebel o Arraial começaria no dia de São João 24 de junho, uma sexta feira. Ela foi voto vencido.

**********
Enquanto isso, a 14ª edição do Arraial Flor de Cacto agora sob a coordenação do Francisco Clodoaldo Matos popularmente conhecido como Negaça e com assessoria do Luizão Gouveia esta marcado para começar no próximo dia 27.

*************

O Flor de Cacto mais uma vez, vai ser montado no campo 1º de maio no bairro Caladinho. A programação conta com apresentações dos grupos de Quadrilhas que se classificaram até o oitavo lugar no Arraial Flor do Maracujá do ano passado mais os dois grupos classificados nas eliminatórias que aconteceram no Arraial do Esperança da Comunidade também no ano passado.

***********
Apenas os bois bumbas Diamante Negro e Corre Campo fazem parte da programação do Flor de Cacto

***********
Segundo Negaça noventa por cento das barracas já foram comercializadas. ”Quem estiver interessado, pode entrar em contato através do telefone 9237-8252 quem sabe ainda consiga um espaço”

************
O Flor de Cacto este ano conta com o apoio do governo estadual através da Secel que disponibilizou a sonorização enquanto a prefeitura através da Fundação Iaripuna vai colocar as arquibancadas e camarotes.

***********
A coordenação do Arraial Flor de Cacto aproveita para registrar o apoio do Corpo de Bombeiros, Semtran, Emdur e do senador Valdir Raupp.

***********
Depois que publicamos a decisão do Juiz de Guajará Mirim sobre a anulação da eleição da diretoria executiva do bumbá Malhadinho, um canal de televisão procurou o Léo do Boi fundador do Malhadinho e confirmou o que demos em primeira mão.

**********
Só esperamos que os dois grupos que disputam a direção do boi azul da Pérola do Mamoré, cheguem a um consenso, para não prejudicar a realização do Festival Folclórico deste ano.

**********
Os dois grupos devem levar em consideração, que o Duelo da Fronteira atualmente, é quem movimenta turisticamente a cidade de Guajará Mirim e é quem gera o maior número de emprego e renda. A disputa interna não só prejudica o grupo de Boi Bumbá, mas, o Festival como um todo.

***********
Por falar em turismo:

**********
O superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar, esteve nesta terça-feira, 17, em Rio Branco (AC), onde foi recebido pela secretária estadual de Turismo no Acre, Ilmara Rodrigues Lima, além de dirigentes e membros do trade turístico dos dois estados.

********* Em pauta, uma exposição feita por técnicos da OTCA (Organización Del Tratado de Cooperación Amazónica), com sede em Brasília. Basicamente, foi exposta a necessidade de se trabalhar a imagem da região norte de forma integrada.

***********
Rondônia e Acre abriram o diálogo neste ano, na área de turismo, e assinarão um termo de cooperação mútua.

**********
No Sesc, de 09 de maio a 03 de junho o fotógrafo Beethoven Delano estará expondo seus painéis fotográficos na Galeria de Artes do Sesc Centro que funciona de segunda as sexta, das 8h às 17h e sábados das 10h às 14h. Os painéis retratam o modo de viver das pessoas através da arquitetura do lugar, os meios de transporte e as paisagens, apresentando ao público um registro poético da Amazônia.

***********
Já a prefeitura através da Fundação Iaripuna está com vasta programação alusiva a Semana Nacional de Museus, o galpão localizado na Praça da Madeira Mamoré que abriga peças que contam a história da construção da famosa Ferrovia do Diabo, fica aberto para visitação pública durante o dia todo, inclusive nos finais de semana.

***********

URGENTE:

**********
O FestCineamazônia - Festival Latino Americano de Cinema e Video Ambiental já está recebendo inscrições para sua nona edição que acontece de 8 a 12 de novembro próximo em Porto Velho.

************
Será aceita a inscrição de filmes (35 ou 16mm) nos gêneros Documentário, Ficção, Animação e Experimental até o dia 1º de agosto; os vídeos podem ser em qualquer formato com a duração de 1 a 26 minutos, no máximo. As obras com tempo superior a 26 minutos poderão, a critério da comissão organizadora, ser inscritas e exibidas nas mostras itinerantes dos bairros e cidades, fora de competição.

************
Uma modalidade também é dirigida aos profissionais de televisão que poderão participar apresentando trabalhos de vídeo-reportagem. Será a nona edição do Festival que já homenageou eminências do cinema, do teatro, da música e da literatura, como forma de reconhecimento de um trabalho que, de uma forma ou de outra, põe sempre em evidência a preservação do homem e da natureza.
**********
Hoje tem Seresta no Mercado Cultural. A música ao vivo começa a rolar a partir das 20h30.

**********
Vamos nos encontrar no Mercado Cultural morena!

terça-feira, 17 de maio de 2011

LENHA NA FOGUEIRA - 18.05.11

Lenha na Fogueira

Nossa artista plástica Rita Queiroz está embarcando rumo a Goiânia e segundo ela, aproveita para dar um pulo até o Distrito Federal bater na porta do Ministério da Cultura.

**********
Rita vai questionar o não depósito na conta dos Pontos de Cultura de Rondônia do valor referente à segunda parcela do convênio firmado com o governo estadual,

**********
Aliás, a contra partida do governo estadual, está na conta especial dos Pontos de Cultura Rondônia desde dezembro do ano passado.

**********
A turma já está com a pulga atrás da orelha com a Ministra Ana de Holanda, principalmente depois que ela autorizou a liberação de 6 Milhões para a cantora Maria Betânia colocar seu site no ar.

*********
Vamos ficar torcendo para que as investidas da Rita Queiroz lá em Brasília dêem certo.

**********

Por falar em samba.

*********
No final da semana passada, as escolas de samba Os Diplomatas e Asfaltão promoveram feijoada com a intenção de arrecadar recursos para os desfiles do próximo ano.

*********
O Asfaltão levou muita gente a sua tenda montada a rua Jacy Paraná no bairro Nossa Senhora das Graças. Na oportunidade, a diretoria da preto e amarelo anunciou a realização no próximo dia 4 de junho, da 2ª Festa Brega que vai acontecer no Kabanas. As mesas já estão à venda com os diretores da vice campeã.

**********
Já a Diplomatas do Samba serviu seu feijão no Clube do Tribunal de Justiça onde muita gente degustou o tempero da Dulce & Cia.

**********
O presidente Marcel Fabiano aproveitou a oportunidade, para fazer o lançamento do enredo que a escola vai apresentar no carnaval de 2012. “A escola falara de "Vermelho" e suas diversas variantes e aplicações”.

**********
A cor do meu batuque tem o toque, tem o som da minha voz. Vermelho, vermelhaço Vermelhusco, vermelhante, VERMELHÃO.

**********

A São João Batista vai falar da “Trinca de Reis” o show idealizado pelo Altair Lopes dos Santos Tatá com os compositores Bainha, Ernesto Melo e Silvio Santos.

*********
Já que o assunto é espetáculo musical:

*********
Hoje (18), no Teatro Um do Sesc Esplanada acontece show com Neuber Uchoa e Zeca Preto.

**********
Parceiros há 30 anos, Neuber Uchoa e Zeca Preto cantam o movimento cultural traduzindo bem a regionalidade de Roraima. Os artistas lançam seus trabalhos desde 1988 (Caímbé). Em suas canções estão presentes as raízes da cultura misturando ritmos caribenhos e referências indígenas com pitada contemporânea de suas cidades de origem, Belém e Boa Vista, respectivamente.

**********
O trabalho mais recente da dupla é o CD ‘Mãedioca’ que traz um repertório composto por peças inéditas e algumas regravações. O resultado se traduz em pitadas de salsa, marabaixo, carimbo, merengue, toada, estilos tipicamente do Norte do Brasil. O título, Mãedioca, é uma referência à principal fonte de alimentação dos habitantes da região amazônica, a mandioca, mãe de toda da cadeia alimentar de seus povos.

************
O show acontece no Teatro 1 SESC, às 20h30.

**********
Como falamos de Ana de Holanda! Ana Paula Santana, nova secretária do audiovisual do Ministério da Cultura, é presença confirmada no Fórum Brasil - Mercado Internacional de Televisão, encontro de negócios em programação de TV que acontece nos dias 15 e 16 de junho, em São Paulo.

***********

Enquanto isso o cineclubista João Baptista Pimentel Neto é o novo presidente do Congresso Brasileiro de Cinema - CBC. A associação, que reúne mais de 80 entidades ligadas ao cinema e à produção audiovisual, teve papel importante em algumas vitórias do setor, como a criação da Ancine e o enquadramento das produtoras no regime tributário Simples.

*************
Pimentel, eleito presidente em encontro realizado entre os dias 12 e 14 de maio, em Atibaia, SP, foi diretor de comunicação na última gestão do CBC. Ele se comprometeu em reforçar a luta para aprovação das matérias constantes de uma agenda legislativa que contempla o PLC 116, a PEC 150, o Vale Cultura e pelas reformas das leis Rouanet e do Direito Autoral.

***********

Sabia que faltam menos de 20 dias para a abertura da Expovel? Então, dia 4 de junho João do Valle e sua turma abrem mais uma Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Porto Velho.

*********
A Administração da Aspro (Associação dos Produtores Rurais), que organiza o evento, já está trabalhando diariamente recebendo contratos para exposição de estandes.

**********
O passaporte antecipado custa apenas R$100.


*********

“Teatro Infantil” e “TV Cultura de Porto Velho, canal 11 – crônicas de uma época”, são os dois livros que a acadêmica Sandra Castiel vai apresentar ao público na noite da Coletiva de Autores que a Academia de Letras de Rondônia ACLER, realizará na noite do dia 7 de junho, no Mercado Cultural, como parte da programação alusiva aos 25 anos de funcionamento.

***********
Para encerrar!

***********

Hoje o grupo folclórico Os Caipiras do Rádio Farol, realiza ensaio especial na quadra do Colégio Castelo Branco. As indumentárias que serão usadas no Flor do Maracujá serão apresentadas hoje. “Obrigado pelo convite”

segunda-feira, 16 de maio de 2011

LENHA NA FOGUEIRA - 17.05.11

Lenha na Fogueira

Quanto ao Flor do Maracujá deste ano, tudo está correndo em águas quase tranquilas para que sua montagem ocorra no mesmo espaço do ano passado.

**********
Falta um pequeno detalhe para que o martelo seja batido, o que deve acontecer ainda esta semana.

**********
De acordo com o diretor financeiro da Federon Severino Castro ainda hoje (17), a entidade vai dar entrada na Gerencia de Cultura da Secel de toda documentação necessária para que o Processo do Convênio entre governo estadual e a Federon seja montado.

**********
O subsídio já acertado com a Secel e a Federon será de R$ 400 Mil, que será rateado entre os 33 grupos que vão se apresentar no Flor do Maracujá este ano.

*********
Enquanto isso, a Secel já conseguiu empenhar R$-1.000.000,00 (Hum Milhão de Reais), para os Bois Malhadinho e Flor do Campo de Guajará Mirim.

**********
Isso quer dizer que cada grupo folclórico de Guajará Mirim vai receber para se apresentar no FEFOPEM, a bagatela de R$ 500 Mil. Quer dizer, mais que o total destinado aos grupos filiados à Federon!

************
Acontece que a grana dos grupos de G. Mirim foi conseguida através de uma emenda que foi apresentada pelo ex deputado Miguel Sena.

**********
Isso quer dizer que os grupos de Guajará têm padrinho.

*********
A grana é tão boa, que os Grupos Malhadinho e Flor do Campo estão se dando o luxo de encomendar a gravação dos CDs em Parintins (Malhadinho) e em Juruti (Flor do Campo).

**********
Aliás, não só a gravação dos discos, mas, a composição das toadas.

*********
Pelo boi Malhadinho quem colocou voz no CD foi o ex Amo do Flor do Campo Mauro

*********

O que quero dizer, é que os deputados eleitos por Porto Velho, não estão nem aí para os nossos grupos folclóricos. Cadê se algum colocou emenda parlamentar em prol dos que vão se apresentar no Flor do Maracujá?

**********
Já que estamos falando em polêmica.

**********

O Ministério Público Federal (MPF/RO) e o Ministério Público de Rondônia (MP/RO) ingressaram com uma ação civil pública contra o bloco Maria Fumaça (empresa R. de Souza Figueiredo e Cia Ltda). Os MPs pedem que a Justiça Federal determine a retirada imediata de toda e qualquer propaganda do carnaval fora de época; proíba a comercialização de abadás, ingressos ou outros brindes relacionados ao evento; e aplique multa de dez mil reais em caso de descumprimento.

************
Em 2009, os MPs expediram uma recomendação à prefeitura e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para que não autorizassem eventos de grande porte na Avenida Jorge Teixeira, que faz parte da BR-319. Na mesma recomendação, o bloco Maria Fumaça foi alertado para não mais fazer eventos nas avenidas de Porto Velho. Após a recomendação, o carnaval fora de época passou a ser feito no Parque de Exposições de Porto Velho, também conhecido como Parque dos Tanques.

************

Entretanto, neste ano, o bloco Maria Fumaça tem feito intensa propaganda do carnaval fora de época com o slogan “Porto Alegria 2011: De volta pra Avenida, Esse eu vou!” e já tem comercializado abadás. A prefeitura de Porto Velho, a Polícia Rodoviária Federal e o DNIT informaram ao MPF/RO que não receberam pedidos de autorização para o carnaval fora de época. Desta forma, o bloco Maria Fumaça tem feito propaganda antes mesmo de solicitar e obter autorizações legais.

***********

Segundo Zezinho do Maria Fumaça o carnaval fora de época, será realizado no espaço da Avenida dos Imigrantes (Costa e Silva) onde acontecem os desfiles das escolas de samba e não na Jorge Teixeira como diz a nota dos MPs.

*********

A procuradora da República Nádia Simas e o promotor de Justiça Aluildo Leite também apontam que tais eventos caracterizam uma “apropriação de vias públicas para evento particular, com intuito de lucro - privatização do público, inadmissível no presente Estado de Direito”.

***********
Só para lembrar, os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro acontecem numa Avenida a Marques de Sapucaí, o ingresso é dos mais caros. Já em São Paulo os desfiles acontecem também num logradouro publico o Anhembi e os ingressos custam o olho da cara.

**********
É como diz o samba do Zeca Pagodinho: “Deixa a vida me levar”.

*********
Amigão Silvio Santos obrigado pelo retorno. Estava preocupado. Um abração do Recife. Muita saúde e muita paz. Faça uma matéria com a linda cantora rondoniense Ana Clara que fez a musica Woord River em homenagem ao Rio Madeira. Gravou com o Carlos Colla no RJ.



**********

Sugestão acatada!

domingo, 15 de maio de 2011

LENHA NA FOGUEIRA - 16.05.11

Lenha na Fogueira

Para tristeza de pouquíssimos e alegria de esmagadora maioria, estamos de volta.

***********
Nesses poucos dias, tive a certeza de como essa coluna é admirada por muitos, não só em Porto Velho, mas, em várias cidades brasileiras onde residem rondonienses e também em outros países. como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Singapura, Portugal, Canadá, Bolívia e tantos outros.

***********
Deu pra ver também que existe uma minoria que torce para que a gente seja demitido ou fique fora da mídia.

**********
Porém, o que nos deixou deveras gratificado, foi à preocupação de muitos com a nossa ausência das páginas e dos sites.

**********

Tudo isso em virtude da falta de ética de um cidadão que se diz jornalista, que colocou num site dizendo que eu estava prestes a ser demitido do Diário da Amazônia etc & tal...

***********
Nesse tempo que estive ausente, foi porque estava participando a convite do Jurandir Costa e da Fernanda Kopanakis do Festcineamazônia Itinerante que foi apresentado em cidades brasileiras bolivianas do Vale do Rio Mamoré. Foi uma semana em contato com a cultura boliviana, por sinal muito rica.

*********
Durante a Itinerância do Festcineamazônia conhecemos um dos melhores Palhaços brasileiros e da América do Sul o fabuloso Xuxu que é vivido pelo ator Luiz Carlos Vasconcelos.

**********
Xuxu é um espetáculo como Palhaço seja se expressando em Português ou em Castelhano.

*********
Tomei conhecimento, que Guayaramerim não se resume apenas aquela rua onde os brasileiros vão fazer suas compras. Fomos passar filme na periferia da periferia, num bairro que tem o nome de Belém e lá, o Festcineamazônia lotou uma quadra de esportes. Era gente inclusive no meio da rua tentando uma posição melhor para assistir as produções cinematográficas premiadas no Festival de Cinema coordenado pelo Jurandir e pela Fernanda que acontece em Porto Velho há 8 anos.

**********
Conheci o escritor Juan Carlos Crespo Avaroma autor do livro Decálogo de La Geohistoria Guayaramirense que é Secretário de Cultura de Guayaramerim e nos acompanhou durante toda a jornada.

***********

Vi que nossa Policia Federal realmente está agindo na fronteira, inclusive, com cães farejadores e necessária burocracia.

**********
Vi o quanto o povo de Riberalta cultua a Castanheira e é claro a Castanha.

*********
Juan Carlos me explicou que o motivo de tanto respeito para com a Castanha é porque se constitui na maior economia riberaltense.

**********

Comprovei que a estrada que liga Guayaramerim a Riberalta na Bolívia é muito, mas, muito melhor que a BR 425 que liga Abunã a Guajará Mirim.

***********
Tem um detalhe, a estrada boliviana é de chão (cascalho) e a brasileira “asfaltada”.

***********
A estrada boliviana apesar de ser de terra, não tem um buraco sequer e a Rodovia BR 425 que é “asfaltada”, parece mais uma peneira de tanto buraco.

**********
Os espetáculos nas cidades bolivianas de Santa Cruz de La Sierra, Riberalta e Guayaramerim foram prestigiados por mais de três mil espectadores e a recepção das autoridades ligadas à cultura das cidades visitadas, foi das melhores.

**********

Como nem tudo são flores, Durante nossa passagem por Guajará Mirim que aconteceu sexta feira dia 6 de maio, visitamos e entrevistamos o fundador do Boi Bumbá Malhadinho Leonildo Souza o Léo do Boi.

**********
Para nossa surpresa, durante a entrevista, Léo recebeu a noticia de que o Juiz havia anulado a eleição que ocorreu no Bumbá Malhadinho no Mês de Setembro de 2010.

*********
A sentença diz que os integrantes do grupo folclórico tem que marcar uma nova eleição para a diretoria executiva do Boi Malhadinho.

**********
Léo vibrou muito com a decisão, uma vez que ele é o autor do pedido de anulação, alegando que como fundador do grupo folclórico, não pode votar.

**********
Segundo Léo quando se apresentou para votar, naquela eleição ocorrida em setembro de 2010, foi informado que seu nome não contava da lista de votação porque ele (Léo), não era sócio do grupo. “Ora meu amigo, como é que eu fundador ou criador do Boi Malhadinho, não era sócio?”.

**********
Quinta feira passada (12), Arthur Quintela cunhado do Léo ligou informando que o Léo havia convocado uma reunião com os bricantes e os artesãos do bumbá azul de Guajará Mirim para tratar da apresentação do grupo no Festival deste ano.

***********
Até a presente data a diretoria deposta não se manifestou a respeito da sentença judicial.

***********
Enquanto isso, em Porto Velho o secretário da Secel Chicão Leilson reuniu os dirigentes da Federon e anunciou que o subsídio dos grupos será de R$ 400 MIL. O pedido dos grupos foi R$ 600 MIL, mas, como não souberam escolher o garçom para servir as iguarias típicas, tiveram que se contentar com R$ 400 Mil.

***********
Agora falta só definir o local do Arrial Flor do Maracujá. Tudo indica que vai ser no mesmo local do ano passado.

**********
Enquanto isso vem aí a Expovel e o Homem de Nazaré.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

FESTCINE ITINERANTE - Emociona bolivianos e brasileiros

Com mais de um milhão de habitantes, a moderna e bela Santa Cruz de La Sierra recebeu o FestCineamazônia Itinerante pelo segundo ano consecutivo; as atividades deste ano aconteceram na noite de 5 de maio, atraindo um grande público que acolheu as propostas reflexivas do festival, por meio de filmes e vídeos, quanto ao modelo atual de desenvolvimento adotado até aqui por imposição do capital pelo capital, não levando em conta o homem e a natureza.
Os coordenadores do evento fazem questão de incluir na mostra produções que apresentem alternativas para o progresso sustentável dos países, sem o ranço do radicalismo e num clima que permita a adesão de pessoas de todos os matizes por uma causa comum. “Sem ódio. Sem jamais perder a ternura”, destaca Jurandir Costa.
Não por acaso, a mostra em Santa Cruz foi numa igreja (Paróquia Maria Assunta), no bairro 1º de Maio, um dos mais violentos da cidade. O inusitado ficou por conta do envolvente show do Palhaço Xuxu dentro de uma igreja, interpretado pelo ator Luiz Carlos Vasconcelos, cuja experiência no teatro, televisão e cinema passa por atuações em seriados e filmes importantes como Carandiru, no papel do médico Dráuzio Varela. Entre risos e gargalhadas, o show Silêncio Total – Um Palhaço está Chegando revelou-se ponto crucial na reflexão por um mundo melhor e na expansão do intercâmbio cultural entre os povos.

Guajará Mirim - Brasil

No dia 6, o FestCineamazônia retorna ao Brasil apresentando-se em Guajará-Mirim, na Escola Municipal Maria Celeste. Estudantes e comunidade só lamentam que a mostra seja apenas uma vez ao ano. “Vi o convite e fiz questão de trazer o meu filho. Mas pra falar a verdade eu me esbaldei com as brincadeiras do palhaço. Acho bom a gente voltar a ser criança de vez em quando”, revela o comerciante Emerson Nascimento. O diretor da escola Maria Celeste, Charleston Edson, está empolgado com a chance de se tornar um disseminador da ideia. “O que depender da gente, haverá sempre espaço para que este projeto nunca deixe de acontecer em nossa cidade. Aliás, vou participar mais ativamente das oficinas, quem sabe nós mesmos vamos produzir trabalhos nessa linha, despertando o interesse da juventude pela arte e a reflexão”, ressalta.

Guayaramerim


Guajará-Mirim foi o ponto de partida para outra região da Bolívia, o Beni, fronteiriço a Rondônia. A cidade irmã boliviana, Guayaramerim, fica do outro lado do rio Mamoré, tendo como uma das principais atividades econômicas o comércio de produtos importados da China aos brasileiros, que tiram vantagem da valorização do real frente ao peso boliviano em quase quatro por um.
Guayaramerim tem cerca de 40 mil habitantes em busca de oportunidades reais de inclusão social. E a adesão em massa às atividades do festival aponta a vontade do povo vizinho em estreitar ainda mais o intercâmbio cultural com o Brasil e outros países, especialmente os que integram a Amazônia, entendendo que a união de forças pode acelerar esse processo. “Costumo dizer que é necessário e urgente amazonizar a Bolívia e os povos da maior floresta do Planeta. E um dos passos decisivos para isso tem sido o FestCine Itinerante, que tem levado essa conscientização estrategicamente às periferias, onde vivem as pessoas mais carentes”, destaca o escritor boliviano Juan Carlos Crespo, colaborador do projeto e secretario de Cultura daquela cidade.
A mostra em Guayara foi no dia 7 (sábado), no Ginásio de Esportes do Bairro Belém, onde cerca de mil pessoas ficaram atentos aos filmes e aplaudiram de pé o número do Palhaço Xuxu. “Quase não temos esse tipo de evento por aqui que nos faz refletir sem amargura, pois, ao mesmo tempo em que apresentam problemas e alternativas, o Palhaço Xuxu nos mostra isso pode ser feito com muita graça, muito riso”, diz a moradora Francie Lianne Davies.

Riberalta

O sucesso de público em Riberalta é ainda mais surpreendente. As centenas de cadeiras e as arquibancadas quase não comportaram tanta gente. Crianças e adultos inebriados pela mágica do cinema. Como se não bastasse, o Palhaço Xuxu enternece mais uma vez uma platéia que também acredita que a vida pode ser maravilhosa. “É muito gratificante receber brasileiros que trazem a arte como forma de integração dos povos. E esse lado lúdico é essencial no nosso cotidiano. O Xuxu nos mostra que brigar por justiça nada tem a ver com a raiva. Rir também é preciso”, recomenda a professora de dança Liliana Medina Cervantes, que dirigiu um grupo de bailarinas de dança clássica durante o festival.
Ao final, o Palhaço Xuxu emociona mais uma vez o público ao ler a Declaração do Riso da Terra: “(...) Cultivemos o riso, mas não um riso que discrimine o outro pela sua cor, religião, etnia, gostos e costumes. Cultivemos o riso para celebrar as nossas diferenças. Um riso que seja como a própria vida: múltiplo, diverso, generoso. Enquanto rirmos estaremos em paz.”, diz um trecho da declaração. No “documento”, Xuxu introduz ainda texto extraído de um papiro egípcio: “Quando os deuses se encontraram e riram pela primeira vez, criaram os planetas, as águas, o dia e a noite. Quando riram pela senda vez, criaram as plantas, os bichos e os homens. Quando gargalharam pela última vez, eles criaram a alma”.

O desafio de fazer e exibir cinema

Enfrentar a estrada que liga Porto Velho a Guajará-Mirim é, por si só, um desafio. A rodovia tem buracos desde a BR~364 até a área urbana da cidade, que também sofre a ausência do poder público.
Mas os desafios não param por aí. Produzir cinema também já é, por si só, tarefa para poucos, tamanha as barreiras de toda ordem a serem enfrentadas, Nesta itinerância, por exemplo, os problemas surgiam a cada minuto. Ora um membro da equipe impedido de entrar em território internacional por causa de um ou outro detalhe, nada que não fosse resolvido desde que com tempo para isso. “Não era o nosso caso, pois nosso cronograma seria seriamente comprometido sob o risco de cancelar tudo”, diz Fernanda Kopanakis, coordenadora do festival.
A tonelada de equipamentos também era outro obstáculo para atravessar a fronteira. Depois de cansativas buscas por um meio mais prático e dentro da realidade orçamentária do projeto. Feitos os cálculos, optou-se por uma “chatinha”, uma espécie de canoa gigante, para a travessia da parafernália. “Apesar de todos os entraves, resta a certeza de que cumprimos mais uma etapa e que plantamos a semente que já começa a germinar à medida que ouvimos depoimentos favoráveis ao FestCineamazônia. Acho que seguimos uma boa trilha”, conclui Costa

O FestCineamazônia Itinerante tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Ministerio das Relações Exteriores, Secretaria do Audiovisual, Governo de Rondônia, Secel - Secretaria da Cultura Esporte e Lazer, através da Lei Rouanet. O apoio cultural é da Prefeitura Municipal de Guajará Mirim, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Iphan e Fórum dos Festivais.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

FESTCINEAMAZONIA - CHEGA A G. MIRIM

Nesta sexta-feira (6) a população de Guajará-Mirim - a Pérola do Mamoré – tem encontro marcado com o cinema. É a quarta itinerância do FestCineamazônia, que, além de exibir filmes sempre com propostas reflexivas sobre a relação do homem com a natureza, proporcionará momentos de entretenimento e ternura com o Palhaço Xuxu, personagem carismática vivida pelo ator Luiz Carlos Vasconcelos, consagrado por atuações no cinema e seriados na televisão. A mostra começa às 19 horas na quadra da Escola Estadual Irmã Maria Celeste.

No sábado à noite o cinema itinerante estará mais uma vez com os irmãos bolivianos, desta vez em Guayara-Merim. Domingo à noite, a comunidade de Ribeiralta recebe o FestCineamazônia. É o quarto ano consecutivo da itinerância, que já faz parte do calendário boliviano.

O FestCineamazônia Itinerante tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Ministerio das Relações Exteriores, Secretaria do Audiovisual, Governo de Rondônia, SECEL - Secretaria da Cultura Esporte e Lazer, através da Lei Rouanet. O apoio cultural é da Prefeitura Municipal de Guajará Mirim, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Iphan e Fórum dos Festivais.

FESTCINEAMAZONIA - Nesta Sexta em G. mirim

Nesta sexta-feira (6) a população de Guajará-Mirim - a Pérola do Mamoré – tem encontro marcado com o cinema. É a quarta itinerância do FestCineamazônia, que, além de exibir filmes sempre com propostas reflexivas sobre a relação do homem com a natureza, proporcionará momentos de entretenimento e ternura com o Palhaço Xuxu, personagem carismática vivida pelo ator Luiz Carlos Vasconcelos, consagrado por atuações no cinema e seriados na televisão. A mostra começa às 19 horas na quadra da Escola Estadual Irmã Maria Celeste.

No sábado à noite o cinema itinerante estará mais uma vez com os irmãos bolivianos, desta vez em Guayara-Merim. Domingo à noite, a comunidade de Ribeiralta recebe o FestCineamazônia. É o quarto ano consecutivo da itinerância, que já faz parte do calendário boliviano.

O FestCineamazônia Itinerante tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Ministerio das Relações Exteriores, Secretaria do Audiovisual, Governo de Rondônia, SECEL - Secretaria da Cultura Esporte e Lazer, através da Lei Rouanet. O apoio cultural é da Prefeitura Municipal de Guajará Mirim, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Iphan e Fórum dos Festivais.