REGISTRO HISTÓRICO

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Lenha na Fogueira - 10.04.2020


Desde quando me entendo como gente, (lembrando, que nasci, me criei e vivo em Porto Velho), jamais vi uma Sexta Feira Santa ou Sexta Feira da Paixão sem a realização da Procissão do Senhor Morto.
**********
Coisa que vai acontecer este ano, em virtude da Pandemia provocada pelo Coronavírus.
***********
Pois é, o arcebispo da arquidiocese de Porto Velho Dom Roque atendendo recomendações da OMS, suspendeu a realização da Procissão do Senhor Morto que aconteceria nesta Sexta Feira da Paixão.
**********
A Procissão do Senhor Morto, é considerada uma das mais tradicionais entre as celebrações da igreja católica em Porto Velho. Já chegou a ser considerada, como o evento religioso, que mais fiéis reúne ou já reuniu em Porto Velho.
***********
Isso quando a cidade tinha poucas paróquias: Catedral, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Nossa Senhora de Fátima.
**********
Naquele tempo, as comunidades católicas dessas paroquias se deslocavam até a Catedral do Sagrado Coração de Jesus para participar da Procissão do Senhor Morto.
**********
A Sexta Feira Santa era respeitadíssima por todos os segmentos sociais de Porto Velho, inclusive, as ‘Pensões’ de Mulher Solteira como a Boate Nova Olinda (Maria Eunice), Anita, Tambaqui de Ouro, Madame Elvira e Mãe Preta não funcionavam. Aliás, só abriam após a meia noite (de sexta para sábado de aleluia).
*********
Era comum a presença das prostitutas na Procissão do Senhor Morto, todas com figurino adequado para a ocasião. O interessante, era que as madames as olhavam meio atravessadas, mas, respeitavam suas presenças.
**********
Até bem pouco tempo, a Procissão do Senhor Morto realizado pela diocese de Porto Velho, era uma atração, pois, após o cortejo, o pátio da Catedral permanecia cheio de gente.
**********
Muitos tentando entrar na igreja para fazer orações e outras apenas para ficar conversando com os amigos e amigas, além de degustar as iguarias comercializadas por integrantes das diversas “Irmandades” ligadas à Paróquia.
*********
Hoje, de acordo com nota assinada por Dom Roque, as celebrações serão restritas a no máximo cinco pessoas, incluindo o celebrante.
*********
Os ritos relativos a Sexta Feira da Paixão serão transmitidos através das redes sociais e rádio Caiari.
*********
Essas normas sevem também para as celebrações relativa ao Domingo de Pascoa. Não haverá a tradicional Missa do Galo (presencial) é tudo pelas plataformas digitais.
*********
De qualquer maneira, devemos nos concentrar nas orações, pedindo a Nosso Senhor Jesus Cristo que interceda junto ao Seu Pai, pelo fim da Pandemia provocada pelo Coronavírus.
**********
Não esqueça de lavar as mãos com água e sabão, se precisar sair, use máscara e não esqueça do álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário