Membros
da comissão de engenharia e arquitetura da prefeitura de Porto
Velho, ligada ao gabinete do prefeito dr Hildon Chaves, realizaram
inspeção nos trilhos da Estrada de Ferro Madeira Mamoré na manhã
desta quinta-feira (23), atendendo determinação do chefe do poder
executivo municipal. O trabalho servirá de base para elaboração do
projeto de revitalização do trecho de sete quilômetros entre a
Praça Madeira Mamoré e a igreja de Santo Antônio.
Acompanhada
por técnicos da Funcultural, da Companhia de Pesquisas e Recursos
Minerais (CPRM) e integrantes da Defesa Civil Municipal, a
comissão percorreu todo trecho a pé. “Nossa missão era
fazer o levantamento das coordenadas geográficas, catalogar peças e
vagões espalhados ao longo do trajeto, detectar possíveis pontos
turísticos, obstáculos e verificar as condições dos trilhos,
dentre outros”, pontuou a arquiteta Larissa Pires.
O
cenário encontrado não foi dos melhores, um verdadeiro descaso com
o patrimônio histórico após décadas de abandono. Larissa informou
que parte dos trilhos foi levada pelo desbarrancamento ocorrido no
bairro Triângulo e outras estão soterradas, moradias construídas
sobre a linha férrea que precisam ser retiradas, vagões e outras
peças tomadas pelo mato, entre outros problemas constatados.
Um
relatório minucioso sobre o que foi constatado durante a inspeção
será elaborado e apresentado à Funcultural até o próximo dia 30.
Antes, porém, no dia 28, os técnicos da comissão de arquitetura e
engenharia farão uma apresentação prévia ao presidente da
Funcultural, Antônio Ocampo Fernandes. “O relatório servirá de
base para a confecção do projeto de revitalização daquele
trecho”, comentou Pires, acrescentando que, na avaliação dela o
projeto é plenamente viável.
De
posse do relatório, os técnicos da Funcultural farão o projeto
executivo da obra citando minuciosamente tudo o que precisa ser feito
para que a “velha Maria Fumaça” volte a circular até a
comunidade de Santo Antônio. O projeto ainda deverá contemplar
possíveis paradas em pontos turísticos, a exemplo do Cemitério da
Candelária. (Texto e Fotos Comdecom)
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