REGISTRO HISTÓRICO
▼
quinta-feira, 5 de maio de 2016
LENHA NA FOGUEIRA - 06.05.16
Vem aí mais uma edição do Cineamazônia. Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis informam que as inscrições vão até dia 1° de julho e poder ser feitas pela Internet.
*********
O Festival vai acontecer entre os dias 23 e 27 de agosto – Essa é a décima quarta edição do Cineamazônia – Festival Latino Americano de Cinema ambiental. O formulário de inscrição e o regulamento podem ser encontrados na página www.cineamazonia.com.br/ficha-de-inscrição-2016.
********
Além do formulário preenchido, os interessados também devem enviar o filme exclusivamente via Internet. Através das plataformas Transferase, Viermo, Youtube, Dropox ou outra mídia digital similar. Também podem ser enviadas para o e-mail cineamazonia@hotmail.com
********
O Festival Cineamazonia surgiu ha 14 anos com o objetivo central de fazer a junção entre a sétima arte e o meio ambiente, divulgando e promovendo a mensagem pela sustentabilidade, o respeito à natureza e a tradição dos povos que dela dependem.
********
Cineamazonia, 14ª Edição, tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do audiovisual, Lei Rouanet. Apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da Sema e Funcultural.
********
Enquanto isso na Baixa da União, poucos se lembraram que ontem dia 5 de maio o Boi Bumbá Corre Campo fez aniversário. 62 anos de brincadeira de Boi Bumbá é um dos grupos folclóricos mais antigos da Amazônia.
********
A Nação Corre Campo da Amazônia Ocidental tem como principal fundador o Nego Helio que à época menino na Baixa da União via os bois que exitam como o Rei do Campo, Pai e do Campo e outros e então resolvei também fazer o seu bumbá. Primeiro boi foi feito com caixa. Depois passou a ser confeccionado com cipó e finalmente coberto de pelúcia e licra.
*******
Com o tempo Antônio de Castro Alves assumiu a direção do Boi e o transformou numa Nação. Nação que hoje é dirigida pela Professora bacharel em Direito Maria José Brandão a dona Branca. O Corre Campo é o grupo de Boi Bumbá que ganhou mais títulos no Arraial Flor do Maracujá. São mais de 15 em35 anos de Arraial.
*******
Daqui desejamos a nação vermelha e branca felicitações por mais um ano fazendo da cultura popular sua razão de existir. Parabéns Corre Campo! Por falar em cultura a Fundação Cultural do Município de Porto Velho – Funcultural tem nova presidente, Gelca Maria de Oliveira Pereira.
********
Ela declarou que foi uma bela surpresa o convite do prefeito Mauro Nazif. Surpresa que a deixou muito feliz “Pois tenho interesse um interesse intrínseco pela cultura”. ******* Diz que conhece a cultura peruana, argentina, chilena e de países europeus. Quer repetir por favor o conhecimento cultural da nova presidente da Funcultural ou minha amiga Luciana Oliveira – Cultura Peruana, Chilena, Argentina, e de Países Europeus.
********
Isso que dizer que nossos artistas vão operar mais j]um milagre que é o de transformar nossa presidente da Funcultural em profunda conhecedora da cultura beradeira. Vai conhecer a cultura do Boi Bumbá da dança da Quadrilha local, da música do Minhas Raízes, a cultura carnavalescas praticada em Porto Velho, enfim vai aprender a beber açaí com farinha d'água e ao em vez de falar Helô vai dizer "Ta Pai Pai-d'égua
********
Gelca atuou muitos anos como advogada nas esferas municipal, estadual, federal e é pós-graduada em Direito Público. “Vamos seguir o cronograma de atividades, procurar manter os prazos e realizar os eventos. Temos agora o Circuito Junino que já está com o edital divulgado”. Eis a nova presidente da Funcultural. Seja bem-vinda!
Nenhum comentário:
Postar um comentário