O artista plástico Assis Chateubriand abre exposição especial, em homenagem ao Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré no próximo dia 20 deste mês, na Casa da Cultura Ivan Marrocos. Convidada a escrever sobre a obra do artista, a também artista plástica Angella Schilling assim se expressou: Especial é o artista, que em traços rápidos e ágeis traduz muito bem a grandeza desta obra do início do século XX no oeste da selva amazônica.
Sem o uso de cores consegue com sua técnica, mostrar grande beleza, e com movimentos audaciosos traz à tona toda a dramaticidade deste grande empreendimento.
Assis executa um trabalho contemporâneo de uma força ímpar, resultado da sua própria visão de vida – mostrando coragem, superação, vigor e grande criatividade. Transporta-nos ao tempo em que homens de várias nações abriam caminho no meio da selva com intuito de trazer progresso e melhorias para este Brasil.
O artista dedica sua vida à arte assim como esta mostra é dedicada ao centenário desta obra faraônica.
O artista plástico portovelhence Assis Chateubriand iniciou seus estudos em Arte ao ingressar no Instituto Agroindustrial de Manaus participando de oficinas de artes plásticas, assim como de oficinas de música, dança e teatro.
Começou a desenvolver seu trabalho na década de 80, dedicando-se à pintura figurativa com tema regional.
Sua produção artística é ágil e significativa, permeada de símbolos que caracterizam nossa região.
Vive de sua produção artística, consolidando-a através de mais de 100 exposições no norte do Brasil.
Outra característica de Assis é preocupar-se com questões que envolvem a inclusão dos deficientes visuais e físicos no ambiente cultural, adaptando os espaços de exposições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário