REGISTRO HISTÓRICO

sábado, 29 de fevereiro de 2020

Lenha na Fogueira - 1º.03.2020


A polícia prendeu na manhã de ontem, na Zona Sul de Porto Velho uma quadrilha que estava falsificando abadá do bloco carnavalesco Axé Folia.
***********
O bloco que teve mais abadá falsificado foi o MURUPI. A quadrilha conta com mais 20 marginais que foram presos com a mão na massa, ou seja, estavam confeccionando abadás (falsos) do Axé Folia.
**********
Os bandidos falsificaram abadas de praticamente todos os blocos, Banda do Vai Quem Quer foi um dos que tiveram abadá falsificado.
***********
O Murupi teve maior número por ter entregue seus abadas com muitos dias de antecedência facilitando, a ação dos bandidos.
**********
Até a costureira que talvez nem soubesse que estava trabalhando para bandidos, foi presa.
**********
Até o fechamento desta coluna por volta das três e meia da tarde de ontem, a policia ainda estava na captura de mais falsificadores.
***********
Uma pena que os blocos tenham passado por isso, pois, mesmo com os bandidos presos o prejuízo jamais será reparado.
************
Bom! Vamos deixar o carnaval de lado, por o assunto agora é o Flor do Maracujá e a peça O Homem de Nazaré.
*********
Ontem no Teatro Guaporé durante a reunião com os grupos folclóricos, a “roupa suja” foi lavada. Alguns dirigentes de grupos desabafaram sobre os acontecimentos (humilhantes) que aconteceram no Flor do Maracujá do ano passado.
*********
Teve momento que o negócio fedeu a ‘chifre’! Graças a Deus que prevaleceu o bom senso e a reunião passou a fluir positivamente.
**********
Depois dos desabafos tudo correu dentro dos conformes. O Maracujá já tem até data de lançamento que será no dia 1º de junho, no CPA e o Arraial em si, deve começar no dia 26 de junho e terminar no dia 5 de julho;
***********
Já a peça O Homem de Nazaré deve ser lançada no próximo dia 4 também no Teatro Guaporé.
**********
Porém, antes do lançamento oficial, a equipe do Grupo Êxodo reúne seus atores e figurantes, hoje a tarde na Casa da Cultura Ivan Marrocos.
**********
Será o 1º ensaio da peça que este ano, já está contando com o apoio do governo do estado através da Setur e da Sejucel.
***********
A peça vai contar com a participação de atores de vários municípios de Rondônia e também do estado do Acre.
**********
A peça será encenada na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia entre os dias 11, 12 e 13 de junho.
***********
Para encerrar. O lançamento do clip “Circo da Fuleragem” literalmente lotou o Mercado Cultural na noite de sexta feira.
**********
Altomar Bode e sua banda Beradelia deram um show de música beradeira assim como a banda Quilomblocada.
**********
Aliás, a Quilomblocada botou a plateia para dançar, dentro e fora do Mercado.
**********
Quem estava com o sorriso do tamanho da ‘Cara’ era o fotografo empresário Marcelo Gladison.
**********
Agora o carnaval terminou de vez!

Arraial Flor do Maracujá tem data definida para lançamento





Na manhã de ontem 29 de fevereiro, em reunião entre a direção da Sejucel, Unajup e Federon que aconteceu no Teatro Guaporé em Porto Velho, foi definida a data de lançamento do Arraial Flor do Maracujá 2020, entre outras providencias.
Dirigindo a mesa, o superintendente da Sejucel Robson Bandeira auxiliado pela Coordenadora de Cultura em Camélia deu início a reunião, explicando, como o governo estadual vai agir em relação a realização do Flor do Maracujá 2020. De início, Robson disse que existem três locais sendo estudados para montagem do Arraial: Estacionamento do Espaço Alternativo, Uma área atrás do Porto Velho Shopping e o espaço da casa de shows Talismã 21. “Estamos analisando esses espaços”, disse Jobson.

Após algumas sugestões, ficou decidido, que a festa de lançamento do Flor do Maracujá 2020 vai acontecer no dia 1º junho (Dia do Quadrilheiro), na praça do Palácio Rio Madeira as 9 horas, com a participação de alguns integrantes de todos os grupos folclóricos filiados a Federon. “Essa abertura, fica condicionada a garantia de repasse financeiro para os grupos montarem suas apresentações”, lembrou Fernando Rocha. Jobson Bandeira disse que estará à disposição das direções das entidades representantes dos grupos folclóricos, para correr atrás de patrocínio. “Precisamos falar a mesma língua pois, juntos seremos fortes”, disse o Superintendente.
 De acordo com o que ficou decidido na manhã de ontem dia 29 de fevereiro, na reunião do Teatro Guaporé o Arraial Flor do Maracujá 2020 vai acontecer entre os dias 26 de junho e 5 de agosto.

Grupo Êxodo promove lançamento do O Homem de Nazaré no próximo dia 4 no Teatro Guaporé


O Grupo Teatral Êxodo realiza no próximo dia 4, o Coquetel de Lançamento da edição 2020 do Espetáculo “O Homem de Nazaré”, considerado a maior encenação da Paixão de Cristo na Amazônia. O evento que acontece no Teatro Guaporé, em Porto Velho, às 19h30, é aberto ao público, inclusive com acessibilidade aos surdos, pois haverá tradução simultânea na linguagem de sinais, e contará com a presença de autoridades públicas, convidados, atores, membros das equipes técnica, de produção e direção, sócios do Grupo e religiosos cristãos.
De acordo com o presidente do Grupo Êxodo, José Monteiro, o maior espetáculo teatral da Região Norte, encenado na mística e segunda maior cidade cenográfica do Brasil, a Jerusalém da Amazônia, já tem data marcada: 11, 12 e 13 de junho de 2020, com previsão de início sempre às 18h de cada dia.
“O ano de 2019 marcou o resgate da peça que já não era encenada há alguns anos e que agora consolida-se como Patrimônio Imaterial Cultural do Estado de Rondônia”, ressaltou ao se referir ao Projeto de Lei aprovado pela Assembleia Legislativa, de autoria do deputado estadual Anderson Pereira (Pros).
Monteiro destacou ainda que a edição 2020 promete emocionar ainda mais o público com o apoio duplo do Governo do Estado e da Prefeitura de Porto Velho. “Tanto a Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e a Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), com a participação direta do Gabinete do prefeito Hildon Chaves, estão empenhados na realização do espetáculo”, completou.
No Lançamento, além do cerimonial que apresentará os membros da nova Direção, Produção e demais equipes, o Grupo revelará o ator que interpretará Jesus Cristo, bem como apresentará a cena do Sermão da Montanha, com duração de aproximadamente oito minutos. No evento de lançamento do ano passado, a cena da Santa Ceia que foi apresentada ao público.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Lenha na Fogueira - 29.02.2020



Ontem dia 28, Manelão o General da Banda, completou 9 anos de falecimento.
**********
Tenho certeza que ele esteve presente durante toda programação desenvolvida pelo bloco que ele ajudou a criar, já, que como diz o Léo Ladeia na letra de uma marchinha: “O General é Vitalício”… Esteve nos ensaios e principalmente durante o desfile em comemoração aos 40 anos de avenida.
**********
Quer ver como ele ainda fiscaliza tudo que diz a sua Banda do Vai Quem Quer.
**********
A marchinha tema deste ano que é de minha autoria, foi composta quando eu estava de férias no mês de janeiro, no Rio de Janeiro. O interessante, foi que a inspiração aconteceu dentro de um ônibus e eu comecei cantar e gravar no celular para não esquecer.
**********
Quando chegava na estrofe: Ô ô ô o nosso folião chorou; Depois da Balzaquiana; Eu não vou vão me levando… Aí eu não conseguia continuar cantando, porque começava a chorar (emocionado), virei para minha mulher Ana que estava sentada ao meu lado e falei: Não consigo prosseguir o MANELÃO tá aqui também emocionado…
**********
Por essa e por outras, é que digo, que o General Manelão continua vivo na Banda do Vai Quem Quer. Quanta Saudade meu amigo!
***********
Segundo os coordenadores das empresas que atendem o público no estilo Táxi por Aplicativo.
***********
A Banda do Vai Quem Quer foi o evento carnavalesco que mais gerou renda aos seus motoristas. A Banda superou inclusive Natal, Ano Novo e Flor do Maracujá.
*********
A Taxa Dinâmica registrada no dia da Banda do Vai Quem Quer alcançou 4.0x o valor da tarifa normal dos Aplicativos.
*********
Isso quer dizer, que a corrida mínima chegou a R$ 28. Isso no Urbano Norte que foi um dos parceiros da Banda,
**********
Nos demais aplicativos, essa Taxa Dinâmica alcançou 4.5x 4.6x e até mais. Quer dizer, os motoristas de Aplicativo faturaram uma grana no dia do desfile da Banda do Vai Quem Quer. No Táxi normal, uma corrida até a Zona Leste nas proximidades da UPA custava R$ 30.
**********
Parabéns para a Banda do Vai Quem Quer pela contribuição à economia de Porto Velho. Os demais blocos também tiveram sua parcela de contribuição.
**********
E hoje acontece o desfile da Escola de Samba Asfaltão pelas ruas do bairro Nossa Senhora das Graças. A concentração começa às 15 horas e o desfile as 17 horas.
**********
A escola Asfaltão sempre realiza desfile na comunidade, para agradecer o apoio que recebe o ano todo, todos os anos.
**********
Seria bom se o prefeito fosso assistir como nossos carnavalescos são capazes e produzem um desfile que não fica nada a dever a nenhuma escola de samba do Brasil.
**********
É uma vergonha a falta de respeito para com a nossa tradição e cultura popular, praticada pela gestão municipal atual.
**********
Triângulo – O Braço do Violão no Carnaval do Asfaltão. Esse é o tema enredo, que a escola do Tigre vai mostrar as comunidades: Santa Bárbara. Mato Grosso, Nossa Senhora das Graças e KM-1.
*********
O negócio é não deixar a cultura das nossas escolas de samba morrer, como quer o prefeito de Porto Velho.
*********
Por falar em evento de grande porte, hoje vai acontecer uma reunião no Teatro Guaporé entre a direção da Sejucel e os presidentes dos grupos folclóricos de quadrilhas e bois bumbás, que se apresentam no Flor do Maracujá.
**********
A pauta, é o local aonde o evento vai acontecer este ano e a licitação para aquisição de material que será utilizado na confecção das indumentárias dos grupos.
**********
Jobson Bandeira espera todos a partir das 9 horas no Teatro Guaporé a rua Tabajara nas Pedrinhas.
***********
Bom! Agora vou me preparar para curtir o desfile do AXÉ no circuito da Pinheiro Machado. O Bloco que mais folião coloca vestido com abadá no carnaval de Porto Velho.
**********
AXÉ!

SEM APOIO - Família Asfaltão desfila em sua comunidade


“…Sou Tigre, sou Forte, Valente, Guerreiro, não me leve a mal, trilhando nesse carnaval…”
Com o tema “TRIANGULO, O BRAÇO DO VIOLÃO NO CARNAVAL DO ASFALTÃO”,  uma homenagem em defesa do Bairro Triangulo, um dos mais antigos bairros da cidade, a Escola de Samba Asfaltão desfilará neste sábado dia 29 de fevereiro.
Conforme programação do carnaval divulgada, o desfile oficial do Município de Porto Velho, cancelado por falta de apoio e incentivo da Prefeitura da capital do Estado de Rondônia, aconteceria neste dia.
Vontade, disposição e garra é o que não falta para a escola que tem como símbolo um Tigre, que trabalha e defende a história e a bandeira do Samba durante os 365 dias do ano.
O desfile acontecerá neste sábado, dia 29/02/2020. A concentração será a partir das 15hs, na Tenda do Tigre, localizada a Rua Jacy Paraná, entre Brasília e Getúlio Vargas.
Vista sua fantasia, camisa da escola ou vá nas cores da Escola (amarelo, preto e branco), para somar a esta grande corrente de Resistência e defesa da bandeira das Escolas de Samba, sobre tudo, em defesa da cultura popular.
CONHEÇA COMO FUNCIONA A NOSSA ESCOLA
Resumidamente, além das agendas culturais e eventos, o passo a passo de uma Escola de Samba, cada uma com sua especificidade, compreende a organização, sendo necessário o Planejamento anual, no nosso caso, ocorrido em março de 2019. A partir daí, o detalhamento do que foi planejado, até chegar ao período do carnaval de 2020, compreendeu:
1. Pesquisa e apresentação da proposta do Tema de Enredo para 2020;
2. Apresentação para a banca,(Diretoria), das Propostas de Tema de Enredo e escolha de uma delas;
3. Entrega da Sinopse do Tema de Enredo vencedor à Ala de Compositores;
4. Disputa para escolha do Samba de Enredo do carnaval 2020, dentre outras ações.
Depois de tudo isso partimos para construção da harmonização e criação dos desenhos musicais do samba vencedor, ação que envolve profissionais da música, que culmina com a gravação do samba em estúdio.
Com a conclusão de todo este passo a passo, começa então, o Planejamento para o desfile no carnaval.
Para brilhar na avenida, é necessário o Planejamento orçamentário.
FOMENTO Á ECONOMIA

Chamamos atenção ao movimento econômico que ocorre a partir deste “universo de fantasia” em nossa cidade, tanto para a compra de todo material, quanto na contratação de profissionais necessários para que este grande teatro a céu aberto aconteça.
Os profissionais que deveriam ter sido contratados compreendem: Escultores, Artesões, Carnavalesco, Eletricista, Iluminador, Marceneiro, artista plástico, serralheiro, Costureiras, Coreógrafo, Músicos, Tecnico de Som, Conzinheira,…..
Além da contratação de profissionais diretamente envolvidos, a economia informal seguiria fomentada com a locação de barracão, locação de equipamentos de som e banheiros utilizados nos ensaios. Além de tudo isso, o movimento das Escolas em suas comunidades estimula a economia também das famílias do entorno. No período dos ensaios elas têm a oportunidade de venderem seus quitutes.
Tudo isso sem considerar que o investimento do Município em cultura, após circular no mercado, retorna aos cofres públicos multiplicados, em forma de impostos.
AGENDAS SOCIOCULTURAL
Dentro de sua agenda sociocultural, a Escola esteve à frente de quatro grandes e relevantes projetos. O Projeto Samba Autoral, que estimula a criações de canções de altíssima qualidade; Projeto Leitura no Porto, que estimula crianças, jovens e Adultos ao hábito da leitura. O Projeto Oficina de Percussão e o Projeto Oficina de Passistas.
Este é um pouquinho do que é vivenciado para construção e fortalecimento deste segmento cultural, que resiste, tentando contribuir com a história do samba, especialmente do carnaval de Escola de Samba. Assim, seguimos tentando contribuir com esta história.
Como bem disse Martinho da Vila, os profissionais e demais pessoas que somado aos brincantes, à diretoria, aos voluntários e voluntárias, são “…Gente empenhada em construir a ilusão. E que tem sonhos…”
E Muitos sonhos…
Cada membro da nossa Agremiação, como pode, faz um pouco que se soma e resulta no muito que fazemos com tão pouco.
“Nossa Escola é sobre tudo comunidade; É Garra; É Alegria, É União; É Pura Raça, por isso seguimos cumprindo nossa Missão. Aguardamos você amigo e amiga que defende a cultura popular  em nosso desfile” Assim é a Família Asfaltão, finaliza Danilo Cardoso, Presidente da Agremiação.
Fonte: Diretora de Comunicação do GRES Asfaltão

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Lenha na Fogueira - 28.02.2020




Segundo o que se fala por tudo quanto é canto, no Brasil, o ano só começa após o carnaval, sendo assim, em Porto Velho, 2020  só vai começar na próxima segunda feira, uma vez que aqui o carnaval só termina neste sábado dia 29, com o desfile do Bloco Axé Folia.
**********
Porém, o mais importante em se falando de desfile carnavalesco, será a apresentação da escola de samba Asfaltão para as comunidades Santa Barbara, Nossa Senhora das Graças, Mato Grosso e KM-1.
**********
Será uma espécie de prestação de contas e agradecimento, ao apoio que a escola recebe dessas comunidades durante o ano todo. Só não recebem apoio mesmo, do prefeito!
**********
Por falar nisso, a pergunta que não quer calar! De onde saiu o dinheiro que foi gasto nas festas carnavalescas promovidas pela prefeitura no Mercado Cultural.
*********
Baile Municipal além de outros bailes que aconteceram durante o período momesco. Todo domingo de fevereiro, aconteceu encontro carnavalesco no Mercado Cultural e ainda teve o Curumim Folia e a Batalha de Confete da segunda feira de carnaval.
*********
E mais, o Leste Folia foi todo por conta da prefeitura de Porto Velho e teve trio elétrico com banda, banheiros químicos, grades e tudo que é exigido nesse tipo de evento.
**********
Quem pagou essa conta. Será que o permissionário dos bares do Mercado Cultural, desembolsou algum tostão, na contratação dos artistas que se apresentaram nas festas carnavalescas que a princípio, foram anunciadas como programação oficial da prefeitura de Porto Velho?
**********
Pois é, o dinheiro apalavrado pelos vereadores junto às escolas de samba, foi negado pelo prefeito Hildon Chaves. Porém, ele não explicou aonde a “mixaria” que deveria ser repassada às escolas de samba, foi investida!
**********
Não acredito que ele tenha autorizado a Funcultural utilizar o dinheiro dos vereadores, na produção dos bailes carnavalescos que aconteceram o Mercado Cultural e na Zona Leste.
**********
Bem que o MP deveria entrar em ação e saber como foi pago as festas carnavalescas.
**********
Amanhã a escola de samba Asfaltão presta conta, desfilando pelas ruas da quadra onde fica a Tenda do Tigre. Será que a Funcultural vai pelo menos patrocinar o carro de som, para os interpretes do samba enredo da escola cantarem.
**********
Só para lembrar! Existe 500 Mil, devolvidos pelos vereadores a prefeitura, que de inicio seria para as escolas de samba e até hoje ninguém sabe pra onde foi?
**********
Por falar em Mercado Cultural. Hoje tem o lançamento do clipe “Circo da Fuleragem”, da Banda Beradelia

***********
Vários artistas irão se apresentar a partir das 20 horas, entre eles a Banda Quilomblocada e a Marcela Bonfim e vai ter também Dom Lauro e o seu Birimbau.
***********
Vamos nos encontrar no Mercado Cultural a partir das 20 horas de hoje.

República Fuderativa do Candirú apresenta Circo da Fuleragem – No Mercado Cultural


Na noite desta sexta feira 28, o mundo cultural de Porto Velho, vai se encontrar na República Fuderativa Candirú, onde a Banda Beradelia promove o lançamento do clipe “Circo da Fuleragem”, em comemoração aos seus 10 anos de “banzeiro”, por tudo quanto é leito de rio deste município chamado Porto Velho.
De Cujubizinho a Demarcação, enfrentando as corredeiras dos rios Madeira, Jamari e Machado, aportando nos lagos do Cuniã, do Belmonte ou do Peixe Boi onde aprendeu com os “Bera”, como transformar a escama do Pirarucu em peça de  salão de beleza, enquanto degustava um peixe moqueado na folha da bananeira e bebia açaí com farinha d’água  na cuia de tacacá.
Tudo para mostrar que de Fuleragem, o Circo só tem mesmo o nome, pois, após três meses só poderia sair uma super produção, na qual a música conhecida como MPBera é quem dar as cartas, ainda mais, quando no palco montado no Mercado Cultural estará se apresentando nada mais, nada menos, que a Banda Quilomblocada a expressão maior da MPBera e mais, a poeta da fotografia Marcela Bonfim. “Será realmente uma noite de celebração da cultura beradeira com música, poesia, exposição de arte, dança e performances” confirma Bode.

Além disso tudo, a “pescaria” da Beradelia contara com show da talentosa Victória Tribus, Malabares com o grande “Medalha”, performance teatral com Botôto, intervenção poética do Professor Elieser e uma exposição de artes do Cordelista Dom Lauro e seu deslumbrante Berimbauossauro.
SERVIÇO

Show da Banda Beradelia
Lançamento do clipe Circo da Fuleragem
Local – Mercado Cultural
Hora – 20 horas
Ingresso - Gratuito

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Lenha na Fogueira - 27.02.2020


Depois de alguns dias ausente da mídia de modo geral, estamos de volta após um breve período de LUA DE MEL
**********
Afinal de contas, me casei no sábado de carnaval, em frente ao trio elétrico da Banda do Vai Quem Quer com minha querida amada Ana Célia que agora assina também Dos Santos.
**********
Foi um momento muito emocionante o casamento coletivo, que aconteceu na saída da Banda este ano. Sicília Andrade (Brasil) & Eyder Brasil; Yalle Dantas (Reis) & Evandro Reis e é claro: Ana Célia (Dos Santos) & Silvio Santos.
**********
Bom, o certo foi que a Banda 2020, foi uma das melhores dos últimos anos, só perde em número de foliões na avenida, para o desfile de 2011 que foi estimado em 200 mil pessoas.
***********
Este ano não chegamos a tanto, mas, ficou bem perto. Resolvi averiguar o potencial de público participando de alguma maneira, do desfile da Banda o Vai Quem Quer em 2020 e achei de fazer o percurso ao contrário, começando da esquina da Joaquim Nabuco e Sete de Setembro
**********
Meu irmão, foi uma dificuldade para chegar a Praça das Caixas D’água com tanta gente na Carlos Gomes, era praticamente o mesmo tanto de foliões, que lotava a Sete de Setembro.
**********
Demorei quase uma hora nesse percurso. Por isso em minha avaliação, a Banda bateu recorde de público (tirando o desfile de 2011). Acho que registrou aproximadamente 150 mil foliões.
**********
Segundo informações colhidas junto a Funcultural, o carnaval de Porto Velho, pelo menos até a noite de terça feira, foi aparentemente tranquilo. Quer dizer, sem ocorrência policial considerada grave. “Tivemos alguns entreveros no carnaval da Zona Sul mais nada grave”, informou o presidente Ocampo.
***********
Foi-se o tempo que o folião de Porto Velho ia pro carnaval, procurar confusão, de uns tampos pra cá, o carnaval de rua tem acontecido sem registros. Agora é tudo na Paz. Ainda bem!
***********
Na realidade, o carnaval de Porto Velho só termina no próximo sábado 29, com o desfile do Bloco Axé Folia do amigo Nier.
**********
O Axé Folia é o bloco que mais coloca folião vestido com seu abadá. Este ano a expectativa é que mais de 10 mil desfile dentro da corda de isolamento. Uma banda baiana vai animar os foliões do Axé!
**********
Um dos problemas que precisa ser discutido entre os dirigentes dos blocos de trio elétrico e as autoridades Segurança, em especial a Polícia de Trânsito e a Semtran é a desobstrução das vias, por onde os blocos vão passar.
**********
Do Areal Folia até a Banda do Vai Quem Quer sem esquecer do Até Que a Noite Vire Dia; Us Dy Phora, Murupi e Porto Maria todos tiveram problema com a invasão de carros nas vias dos seus percursos.
**********
Há alguns anos não se via tanto carro nas vias por onde a Banda desfila. Os donos de carros que portam aquele som potente, foram os mais imprudentes, ao ponto de na Joaquim Nabuco, justamente em frente a sede da Banda a presidente Siça pegar o microfone e  desabafar contra os proprietários dos carros que estavam estacionados, desde a esquina da Carlos Gomes atrapalhando a passagem do trio elétrico.
***********
A presidente da Banda alegou que o bloco paga taxas e taxas para que polícia de Trânsito e Semtran desobstrua as avenidas, e este ano nada disso aconteceu.
***********
Tirando esse pormenor, a Banda foi maravilhosa no seu 40º desfile.
***********
Mesmo com todos os problemas, não podemos deixar de elogiar o trabalho da Policia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Semtran e demais órgão de segurança que trabalharam durante o carnaval.
Até o bloco “Tô Chegando” da turma que frequenta o Café dos Pobres do Caiari foi tranquilo. O Cagalho se não estou enganado, foi recorde de público e o Concentra, Ensaia. Mais Não Desfila derrubou o bloco “Sai Daí, Vem Pra Cá. Tudo foi sucesso.
***********
Acabou o carnaval, só não acaba, tão cedo a LUA DE MEL!

Circo da Fuleragem será a grande atração na noite de sexta feira no Mercado Cultural


A Banda Beradelia liderada pelo músico vocalista Rafael Altomar, vai apresentar nesta sexta feira dia 28, no Mercado Cultural, o clipe “Circo da Fuleragem”.Esse é o primeiro lançamento de uma série que o grupo está planejando para 2020” adianta Rafael.
A Beradelia está completando 10 anos de estrada neste 2020 e para registrar tão importante data, o grupo resolveu comemorar junto com a galera que sempre acreditou e deu força para a Banda estar em evidencia. “Será uma noite de celebração da cultura beradeira com música, poesia, exposição de arte, dança e performances” confirmar Altomar.
PODUÇÃO
O clipe que demorou 03 meses para ser produzido; é uma crítica ora cômica, ora trágica, ambientado em um país fictício chamado de “República Fuderativa do Candirú” e mostra o dia a dia de um dos políticos desse país marcado pela desigualdade e corrupção. Para que essa produção fosse possível a banda contou com o imprescindível apoio da RODA Filmes, que através do cineasta João Paulo Palitot, fez toda direção de fotografia e finalização do filme, além do jornal virtual “Rondônia ao Vivo” que ajudou na confecção dos materiais cenográficos para as gravações, Circo Broadway que cedeu a locação do circo, toda estrutura de iluminação e um técnico de luz, e ainda com apoio logístico do Espaço Cujuba, Dr. Giuliano Viecili e Dinho Reis, entusiastas do trabalho.
A prefeitura de Porto Velho através da Fundação Cultural está dando todo apoio para o lançamento que ocorrerá sexta feira dia 28 de fevereiro, sexta-feira no Mercado cultural de Porto Velho a partir das 20 horas com entrada franca.
O Evento contará com a participação das bandas Quilomboclada, Marcela Bonfim e Gig Soul Preta e Beradelia e ainda terá performance de dança com a talentosa Victória Tribus, Malabares com o grande “Medalha”, performance teatral com Botôto, intervenção poética com o Professor Eliezer e uma exposição de artes do poeta Dom Lauro, que também fara uma intervenção poética com seu berimbauossauro.

A Viradouro sai de Alma Lavada ao conquistar seu segundo título no carnaval Carioca




Ó, mãe! Ensaboa, mãe! Ensaboa, pra depois quarar; Ó, mãe! Ensaboa, mãe! Ensaboa, pra depois quarar.
Com esse refrão a Escola de Samba Unidos do Viradouro, conquistou seu segundo título no carnaval do Grupo Especial das escolas do Rio de Janeiro.
A escola de Niterói obteve dos jurados 269,6 pontos, mesma pontuação da Grande Rio (que perdeu no quesito desempate). A Mocidade de Padre Miguel ficou em 3º lugar, Baija Flor em 4º; Salgueiro em 5º e a Mangueira em 6º lugar, essas voltam à Marques de Sapucaí no próximo sábado no desfile das campeãs.
ENREDO DA VIRADOURO
O enredo "Viradouro de Alma Lavada" falou sobre o grupo das Ganhadeiras de Itaupã, quinta geração de mulheres que lavavam roupa na Lagoa do Abaeté e faziam outros serviços em Salvador em busca da compra de sua alforria. Este é o segundo título da escola. A escola de Niterói foi campeã do Grupo Especial do Rio em 1997. No ano passado, ela foi vice-campeã com um enredo sobre histórias encantadas.

A Estácio de Sá e a União da Ilha foram as duas rebaixadas para o Grupo A
CAMPEÃ DO GRUPO A
A Imperatriz Leopoldinense foi a grande campeã da Série A do carnaval 2020 do Rio de Janeiro. A escola tirou 10 em todas as notas de todos os quesitos e voltará ao Grupo Especial em 2021.