REGISTRO HISTÓRICO

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Lenha na Fogueira - 30.01.19


O folião de Porto Velho está preocupado com esse negócio de não ter ônibus. Já pensou se essa situação permanecer até o carnaval? Como é que o folião que mora no Orgulho do Madeira, vai fazer para, pelo menos brincar no CarnaLeste.
*********
A falta de transporte coletivo, no estilo ônibus, além de ser o mais barato, é o único que consegue atender aquele setor da cidade. Não só a turma do Orgulho, tem a do Cristal da Calama que também é longe pra dedéu e o pessoal que mora nos bairros ao longo da rua Campos Sales na Zona Sul.
**********
Ainda mais quando sabemos que nesses bairros e conjuntos habitacionais, não existe nenhum bloco carnavalesco e nem tão pouco escola de samba.
*********
Se tivéssemos uma administração que se importasse com o lazer da nossa população, ninguém sentiria a falta de ônibus durante os dias de folia, pois, o governo poderia patrocinar encontros carnavalescos, nas proximidades dessas comunidades, assim ficava todo mundo perto de casa e a preocupação dos pais seria bem menor.
*********
Hoje Porto Velho se transformou numa cidade sem opção de lazer, em especial no carnaval. Tudo bem que os blocos vão ensaiar no Mercado Cultural a partir do próximo sábado, porém, quem garante que o público da periferia, aquele que mora no bairro Nacional, no Ulisses Guimarães, Ronaldo Aragão, Lagoa Azul, Cristal da Calama, Pantanal, Areia Branca, Socialista, Cidade Nova, Novo Horizonte terá condições de se locomover até o local.
*********
Não tem um filho de Cristo preocupado com a diversão desse povo. Os ensaios no Mercado Cultural só atendem a população carnavalesca do chamado Centro de Porto Velho, ou seja, Caiari, Pedrinhas, Olaria, Arigolândia, Mocambo, Areal, Tucumanzal e até alguns da Zona Sul como é o caso do Floresta e Eletronorte. Até porque os blocos da Jatuarana vão ensaiar no Mercado.



*********
Hoje nossos governantes, pensam que uma cidade é feita apenas de doentes pois, alegam que todo dinheiro tem que ser investido na saúde. Saibam os senhores que a prática do Lazer, é benéfica para a saúde.
*********
Enquanto a juventude estiver se preocupando em brincar carnaval, não está pensando em praticar coisas ruins. Nem só de pão vive o trabalhador, o vinho também é necessário.
************
O folião de Porto Velho está sendo tratado como BOI, pois agora se quiser se divertir, tem que se concentrar num “CURRAL” oficial, não tem a liberdade de escolher aonde brincar. Se quiser que vá para o espaço oficial, onde a segurança é apenas para quem está dentro da área cercada por grades.
*********
Eu queria mesmo era falar sobre a falta de ônibus e terminei colocando carnaval na escrita. SIM! Quando será que voltaremos a ter ônibus rodando na cidade, transportando a população para o trabalho pra tudo quanto é canto?
*********
O que será que impede o município, de assumir o transporte urbano, não digo administrando empresa de ônibus, porém, abrindo licitação para contratar ou firmar parceria com uma empresa de vergonha.
*********
Seria tão bom se tivéssemos em Porto Velho, empresas de ônibus urbano, como existe em Manaus. Bem que nosso alcade deveria arranjar um jeito, de fazer com que a empresa que serve a capital do Amazonas e se não estou enganado, também a capital de Roraima, vir atender nossa população.
*********
Precisamos de uma empresa de ônibus, cujos proprietários não pensem apenas em faturar para seus cofres, que se importe também com o conforto dos usuários.
**********
O carnaval de Porto Velho que começou com os desfiles dos CORSOS (cujos foliões iam em automóveis ou caminhões) lá pela década de 1920 do século passado, chega ao século XXI, sem ter nem mesmo, um transporte digno para atender seus foliões.
*********
É como diz aquele apresentador de televisão: “Isto é uma VERGONHA”.

Café com Leite e SD Banda no ensaio dos blocos, sábado


No próximo sábado 02 de fevereiro, o carnaval de rua de Porto Velho começa a acontecer. Os blocos de trio elétrico vão iniciar suas atividades, promovendo o 1º ensaio coletivo no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural.
O evento conta com o apoio de empresas representantes e distribuidoras de cerveja e refrigerante que tem suas marcas estampadas nas camisetas e abadas do blocos por elas patrocinado. O presidente da Liga do Blocos de Porto Velho carnavalesco Fran Sérgio Borges o Gato Félix acredita que essa união dos blocos vai proporcionar aos nosso foliões ensaios super animados. “Afinal de contas, tanto os blocos que adotam em seus desfiles as Marchinhas Tradicionais como os que tocam o Axé baiano, estarão juntos e misturados num mesmo espaço”.
O evento conta com o apoio da prefeitura municipal de Porto Velho através da Funcultural que está disponibilizando Banheiros Químicos e o Espaço do Mercado Cultural para a Liga realizar os ensaios. Quanto a estrutura de palco, iluminação, segurança e Bandas que está patrocinando são as cervejarias. “Tenho certeza que essa parceria será um sucesso”, disse o presidente da Funcultural Ocampo Fernandes.


Duas Bandas


As Bandas Café com Leite e SD Banda foram contratadas para animar a festa coletiva dos blocos de trio elétrico de Porto Velho, s[abado no Calçadão. “O ensaio começa as 20 horas e não tem hora para acabar”, disse Eudes Claudino da Funcultural, Lembrando que de início apenas dois ensaios estão confirmados, nos dias 2 e 9 de fevereiro. “Os blocos estarão comercializando seus abadás e camisetas em tendas que serão armadas no Calçadão Manelão durante os ensaios”, finalizou Eudes.

REINSERÇÃO SOCIAL Apenados realizam limpeza nos trilhos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré



Há pouco mais de uma semana, cinco apenados do regime semiaberto do sistema prisional do Estado estão comprometidos em fazer reparos e limpeza dos trilhos da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, no trecho que vai do Casarão dos Ingleses até da Igreja de Santo Antônio. Quem ganha é a população que terá acesso a um dos lugares mais bonitos de Porto Velho, que gosta de apreciar o Patrimônio Histórico e a natureza.
A limpeza inclui a retirada de mato e barro da base dos trilhos, além da poda de árvores daquele perímetro da ferrovia, cerca de 2 quilômetros. Os trabalhos são realizados de segunda a sexta, no período da manhã.
Os reeducandos estão inseridos no Projeto Fazenda Futuro, da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), cujo maior objetivo é a reinserção de apenados na sociedade e no mercado de trabalho. De acordo com o presidente do Fundo Penitenciário (Fupen), Danilo Freire, a mão de obra carcerária é remunerada e acontece através de Convênio e Termo de Cooperação entre Fupen/Sejus, órgãos públicos e empresas privadas.
No caso da limpeza nos trilhos, o convênio foi com a Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), onde a Gerência de Reinserção (Geres) da Sejus disponibilizou a mão de obra carcerária. Segundo Túlio Rogério de Souza Lima, gerente da Geres, a Sefin abriu 400 vagas para a contratação de mão de obra carcerária, sendo que desse total 352 já foram preenchidas.
A Secretária de Estado de Justiça, Etelvina Rocha, pretende ampliar o número de vagas de reeducandos do regime semiaberto, com o objetivo de ressocialização para o Estado de Rondônia.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Lenha na Fogueira - ,29.01.19


A Federação das Escolas de Samba de Rondônia – Fesec reúne as entidades filiadas, na noite desta terça-feira 29, na sede da Associação dos Moradores do Bairro Floresta a rua Tês e Meio a partir das 19 horas.
**********
A reunião vai tratar da apresentação das escolas de samba no desfile do 3 de março na praça Aluízio Ferreira além da programação das escolas de samba de pré carnaval.
**********
Por falar em programação, duas atividades que andaram paradas faz tempo, estão de volta.
*********
A primeira, são os ensaios do Galo da Meia Noite que este ano, acontecerão no Chopp do 4. Apesar de ser num ambiente fechado, a direção do Carijó do bairro Caiari, aposta que a Casa de Eventos do 4 de Janeiro receberá grande público.
*******
O outro evento, é a garantia da volta da apresentação da peça O Homem de Nazaré pelo Grupo Teatral Êxodo.
*******
A direção do Êxodo praticamente já havia jogado a toalha quanto a apoio de órgãos governamentais e então, decidiu realizar a peça, por conta e risco dos seus simpatizantes.
******
Como no elenco da peça existem pessoas que são ligadas a administração municipal de Porto Velho, conseguiram que a esposa do prefeito senhora Yeda Chaves participasse de uma das reuniões e vendo o esforço dos integrantes do Grupo Êxodo, prometeu e cumpriu, que “na próxima reunião o prefeito Hildon Chaves estaria presente”.


********
Depois de ouvir da direção do Grupo Êxodo que a peça seria encanada com ou sem recursos oficiais, Hildon Chaves se comprometeu a colaborar, conseguindo patrocinadores para a encenação. “Não colocarei recursos financeiros da prefeitura, ajudaremos na estrutura de banheiros, sonorização etc. E vamos procurar empresas privadas para colaborar financeiramente com vocês”, discursou Hildon Chaves.
********
Prego batido e ponta virada! Domingo passado 27, a direção do Êxodo reuniu parte dos integrantes do elenco, e anunciou a boa nova. A reunião foi no Sindsef.
********
Ficou decido que o lançamento oficial da peça em 2019, acontecerá no dia 7 de março (quinta feira), no Teatro Guaporé. Na oportunidade, entre outras novidades, será apresentado o ator que fará o papel de CRISTO.
********
Quem ficou e está feliz da vida, é o meu amigo João Zoghbi que será um dos integrantes da equipe de produção, junto com o Nazareno e o Neris. Dessa vez vou me candidatar a ser um dos integrantes do Sinédrio. Guarda minha vaga Noé.
********
Aquele dito popular: “É conversando que a gente se entende”, caiu como uma luva nesse retorno do Homem de Nazaré.
********
As escolas de samba como não souberam conversar, se deram muito mal e continuam chorando o leite derramado. Agora, “Inês é Morta”.
********
Posso até lembrar, que Cem Por Cento nesse começo de ano, só mesmo o VASCÃO DA GAMA o resto é ‘xerim’.
********
Aquele evento que o Fábio de Góis e o Thiago Paiva realizaram domingo a noite, no Salve Jorge, tem tudo para dar certo. A turma é boa de toada de boi.


**********
Os foliões de Porto Velho estão se programando para participarem da abertura da temporada de ensaios dos blocos carnavalescos, no próximo sábado dia 2.
*********
A Funcultural vai colocar a estrutura que envolve banda, banheiros quimicos etc. Inclusive as tendas para os blocos comercializarem seus abadas.
********
O bicho vai pegar, ou melhor, o carnaval vai rolar no próximo sábado no Calçadão Manelão. Te prepara que a festa vai ser das melhores!
********
A expectativa é saber se a tal de Jénifer marcará presença no Calçadão Sábado.
********
Sexta feira 1º, a Banda do Vai Quem Quer vai abrir a sede da Joaquim Nabuco, já comercializando camisetas para o carnaval deste ano.
********
Depois que o Galo da Meia Noite confirmou que vai voltar, nem que seja apenas com os ensaios, tem muita gente festejando, afinal de contas, o bloco da família Caula/Corbim é muito querido.

Grupo Teatral Êxodo volta encenar Homem de Nazaré


Na tarde da última sexta-feira (25/1), o prefeito Hildon Chaves, acompanhado da primeira-dama Ieda Chaves, esteve na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia, onde se reuniu com membros do Clube Teatral Êxodo, para avaliar possibilidades de apoio para o retorno do espetáculo que abrilhantava a cidade.
Sem apresentações há quatro anos, a proposta do grupo teatral é retornar com os eventos de forma gratuita, em junho, nos dias 20, 22 e 23, solicitando do público apenas a doação de 1 kg de alimento não perecível, para posterior doação, colaborando inclusive com o projeto Criando Laços, que é coordenado pela primeira-dama.
Também participaram do encontro o deputado estadual Anderson Pereira, o secretário municipal de educação (Semed), César Licório, o secretário municipal de assistência social e da família, Claudi Rocha, e o presidente da Fundação Cultural do Município (Funcultural), Antônio Ocampo Fernandes.
Estamos trabalhando no resgate de Porto Velho, não apenas dos espaços públicos, como a Madeira Mamoré, o prédio do Relógio e o Colégio Padrão, mas da cidade como um todo. Eu diria que, mais importante do que estarmos resgatando, é o sentimento de pertencimento das pessoas. Percebo que as pessoas estão voltando a consciência de que a nossa casa é a nossa cidade”, disse o prefeito.
Hildon destacou a importância do espetáculo o Homem de Nazaré para a cultura regional.“O espetáculo é maravilhoso! O segmento privado deve patrocinar apresentações culturais como essa. O ideal é a profissionalização do espetáculo para que não dependa de ninguém”, completou o prefeito.
Comdecom

Galo da Meia Noite ensaia neste final de semana, no chopp do 4


O Bloco Carnavalesco Galo da Meia Noite está de volta ao carnaval de Porto Velho. Segundo a diretoria do bloco que até bem pouco tempo, era considerado o segundo maior em número de folião em Porto Velho, o retorno das atividades está marcado para o próximo sábado dia 2 com a realização do 1º ensaio.
O evento vai acontecer no Chopp do 4 com a participação da Banda Carijó e Banda Piolho de Cobra. Thiago Caula informou a nossa reportagem, que serão quatro ensaios, nos dias 02. 09, 16 e 23 de fevereiro todos no Chopp do 4. “É bom esclarecer, que o bloco Galo da Meia Noite não desfilará este ano. Os ensaios têm como objetivo, angariar recursos, para sanar algumas dívidas pendentes” disse Thiago.
Segundo ainda o presidente do Bloco do Bairro Caiari, a intenção é voltarmos com força total no carnaval de 2020, inclusive com os nossos tradicionais ensaio, considerados os melhores até hoje.
A festa do próximo sábado dia 2, está marcada para iniciar as 21 horas como já citamos com a participação das Banda Carijó e Piolho de Cobra. “Enquanto a Piolho de Cobra vai apresentar repertório variado com todos os ritmos carnavalescos, a Banda Carijó vai animar os foliões que marcarem presença, tocando apenas marchinhas tradicionais do carnaval brasileiro e as marchinhas dos compositores do Galo.
Apesar de constar na programa oficial, distribuída pela prefeitura de Porto Velho, dando conta de que o bloco desfila na quinta feira de carnaval dia 28 de fevereiro, a diretoria garantiu a nossa reportagem, que infelizmente, este ano o bloco vai apenas promover os ensaios no Chopp do 4. “Se você gosta mesmo do nosso Galo da Meia Noite prestigie nossos ensaios que acontecerão a partir do dia 2 de fevereiro no Chopp do 4”, disse Thiago Caula.

sábado, 26 de janeiro de 2019

Lenha na Fogueira - 27.01.19


Estamos chegando na reta final dos desfiles carnavalescos. Este ano em Porto Velho, não acontecerá a disputa ente as escolas de samba na Passarela Edson Fróis. Porém, a direção da Fesec marcou show com a partipação de todas as escolas de samba filiadas, para o dia 3 de março, durante a Feira do Porto na praça Aluízio Ferreira.
*********
Assim sendo, as escolas estão ensaiando suas trupes de passistas, rainha, bateria, mestre-sala e porta-bandeira, baianas e interpretes de samba enredo.
*********
As apresentações das escolas de samba na Feira do Porto, está marcada para começar as 19 horas, com o concurso que vai eleger o Melhor Samba de Enredo das escolas para o carnaval de 2019. Esse concurso é uma realização do Diário da Amazônia através da coluna do Zekatraca que premia com o troféu Sebastião Araújo da Silva – BABA a parceria do melhor samba de enredo.
********
Porém, muito antes da programação da Fesec, as escolas de samba realizarão eventos, como é o caso da Acadêmicos da Zona Leste que vai realizar no dia 2 de fevereiro, o Baile Carnavalesco “Verde e Rosa”.
*********
Durante o Baile Verde e Rosa acontecerá o concurso de Fantasia Original. A festa vai ser na sede do Bloco Leva Eu à rua Ananias, 4115 no bairro Igarapé.. Melhores informações pelo fone 99375-7694.
*********
Ja no dia 15 de fevereiro, quem vai promover festa, é a escola de samba Asfaltão com a realização do Baile Amarelo e Preto na AEC a rua Tiradentes com a Rio Madeira. Os interessados em adquirir convite, devem procurar o Bar do Calixto a rua Jacy Paraná com a Brasília no bairro Nossa Senhora das Graças.


**********
No dia 16 de fevereiro, será a vez da Acadêmicos do São João Batista realizar o Baile da Águia com os concurso Mulata Ouro e Rainha do Carnaval Gay. A festa da azul e branco vai acontecer no Clube do Sindsef a rua Rio de Janeiro.
*********
Quer dizer, as escolas de samba estão se virando para fazer bonito no desfile do dia 3 de março, na praça Aluízio Ferreira.
**********
Outro evento carnavalesco confirmado, será a realização do Concurso Musa do Carnaval 2019, que vai acontecer no dia 17 de fevereiro, também no Clube AEC. Essa é uma produção do meu amigo J Júnior da TV.
*********
No Programa do Jotinha as sextas-feiras no canal 25, você fica conhecendo as candidatas a Musa. Só tem filé!
**********
O bloco que esta bastante comentado no meio das escolas de samba, é o Pirarucu do Madeira, cuja diretoria resolveu homenagear todas escolas de samba de Porto Velho e assim sendo, todas se comprometeram a levar, pelo menos, uma ala, para brincar carnaval no Pirarucu do Madeira no desfile do dia 24 de fevereiro.
**********
O Pirarucu do Madeira além de só tocar marchinhas, frevo e samba enredo, também não vende abadá e nem camiseta. Pra mim, é o melhor carnaval de Porto Velho, até os músicos da Banda desfilam a pé e não em cima de trio elétrico. É tradição pura.
********
Quem comanda é a Luciana e o Segismundo. Quer brincar carnaval de verdade, vai no Pirarucu do Madeira.


********
Por falar em bloco de trio elétrico. A Funcultural está tendo dificuldade com a direção de um dos 15 blocos que irão se apresentar no carnaval deste ano.


********
Acontece que a direção desse bloco, não aceita ensaiar junto com os demais blocos no Calçadão Manelão. Eles querem promover o próprio ensaio e mais, no reduto que sempre realizou, que é a rua Pinheiro Machado. Vai ser uma queda de braço muito forte, pois, a diretoria do bloco é muito influente.
*********
Quero ver se o Ocampo vai ganhar mais essa peleja! Até o Bloco do Vavá aceitou ensaiar no Mercado Cultural.
********
Plagiando o Sérgio Pires: Apenas uma perguntinha!
********
O Galo da Meia Noite vai ou não vai desfilar?

Folião do interior de RO Venha brincar na Banda


A presidente da Banda do Vai Quem Quer maior bloco da região norte, Sicília Andrade a Siça, ao tomar conhecimento de que prefeituras de alguns municípios de Rondônia não promoverão Carnaval, reuniu a diretoria e sugeriu que todos utilizem os meios de comunicação, em especial as redes sociais, para convidar os foliões do interior que gostam da folia de Momo, a virem brincar carnaval na Banda no desfile do dia 2 de março. “Os foliões do interior serão muito bem-vindos ao nosso desfile do dia 2 de março”, disse Siça.
A equipe responsável pela comercialização das Camisetas (abadá) da Banda para o carnaval deste ano, está disponibilizando os números (69) 99242-7373 (Siça); 99323-0937 (Ana Célia) 99390-3694 (Anne) os foliões do interior, interessados em brincar carnaval na Banda devem reservar sua Camiseta com qualquer dos números e pessoas citadas acima. “Lembramos que as vendas via boleto, começam no dia 1º de fevereiro”.

Programação

A sede da Banda será aberta ao público no dia 1º de fevereiro, já com a equipe comercializando a Camiseta ao preço de R$ 50 (no boleto).
Dia – 15 de fevereiro acontece o Lançamento das Camisetas na sede do bloco.
Dia – 16 Feijoada para a imprensa
Dia – 23 de fevereiro – Feijoada da Banda – Quem adquirir o convite ganha brinde com a logomarca do bloco. A direção está negociando com a direção do clube da OAB para que a feijoada seja servida lá.
Dia – 02 de Março, Concentração a partir das 15 horas na Praça das Caixas D’água. O início do desfile está previsto para as 17 horas pelas ruas Carlos Gomes, Joaquim Nabuco, Sete de Setembro até a praça Marechal Rondon.
OBS: A direção da Banda está estudando a possibilidade de realizar dois ensaios aberto ao público na sede da Joaquim Nabuco. “Se o patrocinador concordar, vamos realizar” declarou Siça.
Bicilia Andrade sugere às agencias de viagens que abram pacote turístico para atender os foliões do interior de Rondônia que quiserem passar o carnaval brincando nos blocos de Porto Velho. Passagem de ida e volta, estadia em hotel com direito a café da manhã, sugestão de restaurante e passeio turístico. No pacote deve estar incluída a CAMISETA ou Abadá dos blocos nos quais o turista deseja desfilar ou apenas comprar como lembrança do carnaval de Porto Velho.
O pacote turístico pode começar na noite do dia 1º de março e terminar no dia 6 de março, quarta feira de cinzas com o retorno as cidades de origem. Lembrando que a Semdestur e a Setur devem produzir peças publicitárias, convidando os foliões do interior, a virem passar o carnaval em Porto Velho.

Blocos de trio elétrico ensaiam no Mercado Cultural sábado


O carnaval de rua de Porto Velho, começa pra valer, no próximo sábado dia 2 de fevereiro, quando a Funcultural em parceria com a Cristal e a direção dos Blocos de Trio Elétrico realizam ensaio coletivo, no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural.
A decisão de levar os ensaios dos blocos para o Calçadão Manelão foi fruto de acordo entre a Fecomercio e a direção dos blocos em reunião coordenada pela Funcultural de Porto Velho.
A Funcultural ficará responsável pela montagem e divulgação do calendário, com horários e datas dos ensaios coletivos, com os cerca de 15 blocos existentes. A Fundação ficará responsável também pelo fornecimento da estrutura de banheiros químicos, grades e fechamento das vias do entorno para acomodar melhor os blocos e o público. O órgão de cultura disponibilizou ainda o Mercado Cultural para que os blocos montem stands e possam comercializar os seus abadás durante os ensaios. “Lembramos que a responsabilidade da montagem do palco e sonorização é da distribuidora da cerveja patrocinadora”, lembra Ocampo.
O representante da Fecomercio, Chico Holanda, afirmou que os comerciantes não têm a intenção de impedir ou prejudicar os blocos na realização de suas atividades. “Queremos apenas que a festa seja realizada de forma a produzir menor impacto ao comércio, tanto na área central como na região Sul”, declarou.
Os ensaios acontecerão nos dias 2 e 9 de fevereiro sempre com início as 21 horas, a entrada é franca.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Lenha na Fogueira 26.01.19


Depois da superfesta de aniversário de Porto Velho, estamos quase voltando ao normal. Quando escrevo quase, é porque, ontem também foi feriado (ponto facultativo) e a única coisa que aconteceu mesmo, foi a falta de ônibus.
*********
SIM! Após anunciarem o término da greve, os dirigentes do Sistema Integrado Municipal que administra ou mantém a frota que atende a população de Porto Velho, disse que não colocou todos os ônibus circulando, porque não dispõe de recursos financeiros para abastecer os carros.
********
A população que se lasque! Será que esse povo não apura o suficiente com a venda de passagem para os 45 Mil passageiros/DIA, que utilizam o transporte nesse tempo de recesso escolar? Como esse negócio, é briga de cachorro grande, é melhor deixar pra lá.
********
Olha só, a festa em comemoração aos 104 anos de instalação do município de Porto Velho, que alguns andaram criticando, só porque a prefeitura colocou no palco três Bandas de Rock, foi o maior sucesso. Sinceramente, só vi tanta gente no Calçadão Manelão em três eventos: Ensaios do Galo da Meia Noite, Baile Municipal na abertura do carnaval de 2018; Festa em comemoração ao aniversário de criação do município de Porto Velho, no dia 2 de outubro do ano passado; Tributo ao Menestrel – Sílvio Santos em dezembro de 2018 e agora na festa pelos 104 anos de instalação de Porto Velho.
********
A festa de quinta feira, provou que o porto-velhense também adora o ritmo do rock, basta lembrar que o Calçadão Manelão estava repleto de pessoas mais experientes na idade e não apenas a juventude, aliás, poucos foram os jovens que prestigiaram o evento.
*********
Acho até, que o público que compareceu, foi para confirmar seu amor por Porto Velho, teve gente que chorou emocionado com a apresentação das bandas, em especial, do Grupo do Mauro Araújo, um espetáculo musical diferente de tudo e que foi bastante aplaudido.
********
Muitos admirados com a participação ao mesmo tempo, de dois bateristas em suas baterias, acompanhando o piano mágico do Mauro. Catatau e Júnior Lopes. “Eles não erram uma”, comentou um senhor ao meu lado.
***********
Muitos elogios também, para as Bandas de Rock que se apresentaram. “As letras e as músicas são muito boas” comentava o baterista Erick Bennesby roqueiro de primeira e irmão do guitarrista e apresentador de TV, jornalista Marcelo Bennesby.
*********
Olha só essa nota postada pelo meu amigo Fábio de Góis: “Atenção meus amigos, 2019 chegou cheio de novidades. Visando realizar em nossa capital a manifestação folclórica na mesma data do carnaval. Vamos realizar a terceira edição do Projeto “Encontro dos Povos” com a banda Lokomotiva Ritmada”.
*********
Essa festa vai acontecer amanhã (domingo 27), na Associação Salve Jorge da Vila Tupi em Porto Velho a partir das 19h30.
*********
Thiago Paiva e Fábio de Góis vão interpretar toadas dos bois Garantido e Caprichoso de Parintins assim como toadas de Bois de Porto Velho.
********
O convidado especial, é nada mais nada menos, que o grande músico, cantor e compositor Paulinho Rodrigues. Faz algum tempo que não temos o prazer de ouvir Paulinho cantando toada de boi bumbá, amanhã teremos novamente esse privilegio.
**********
Paulinho Rodrigues por muitos anos, apresentou espetáculos com sua Banda Wakumã onde a música andina era o carro-chefe, sem esquecer as toadas de sua autoria.
*********
Com certeza amanhã, na Associação Salve Jorge a festa vai ser das melhores, Fábio de Góis, Thiago Paiva, Paulinho Rodrigues e Banda Lokomotiva Ritmada.
*********
Será uma espécie de Carná-Boi festa criada ha muito tempo, pelo Paulinho Rodrigues. Estarei lá com minha cunhã poranga Ana Célia.

Festa dos 104 anos de PVH lota Calçadão Manelão

Mauro Araujo e Grupo

A Festa de aniversário de 104 anos de instalação do município de Porto Velho, quinta feira 24, lite ralment lotou o Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural e a Praça Getúlio Vargas em frente ao prédio do Palácio Presidente Vargas antiga sede do governo estadual.
Ocampo Fernandes Presidente da Funcultural
Exatamente as 20h30 o mestre de cerimônia Frota Meto após a leitura de breve história sobre a instalação quando o Major Fernando Guapindaia de Souza Brejense assumiu no dia 24 de janeiro de 1915, como Superintendente (prefeito) de Porto Velho. Anunciou o show musical do músico Mauro
Palco em frente ao Mercado Cultural
Araújo e Grupo. Mauro Araújo nascido e criado em Porto Velho se disse muito orgulhoso de tocar no aniversário da cidade em que nasceu e vive. Seu trabalho é desenvolvido dentro da ideologia de composição do grande Hermeto Pascoal. “É uma forma simples de compor, por mais que o resultado seja complexo”, disse Mauro Araújo.
Distribuindo Diário
O grupo é formado pelos músicos: Mauro Araújo (piano, composição, arranjos), Júnior Lopes (bateria e percussão), Catatau (bateria), Fredson Ferraz (sax barítono e flauta), David Castro (sax-tenor e flauta), Oséas Araújo (guitarra), Paulo Araújo (contrabaixo) e Luana Shoknes (vocal).
Banda Distopia

Banda Os Últimos

Tinha gente em toda praça Getulio Vargas
Após o show de Mauro Araújo, o multiartista Bototo apresentou performance enquanto a produção preparava o palco para que as Bandas de rock assumissem a festa que rolou até após a meia-noite, com o público sem querer que acabasse, de tão bom que estava o rock dos 104 anos da instalação do município de Porto Velho.
O fotografo do Diário da Amazônia Roni Carvalho é o responsável pelas fotos desta página.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Lenha na Fogueira - 25.01.19


Poucos municípios de Rondônia irão realizar carnaval este ano. Os noticiários dão conta que os prefeitos de Ariquemes e Ji Paraná entre outros, não realizarão a folia de Momo, pelo menos com o apoio das prefeituras.


**********
Acontece que a maioria dos municípios de Rondônia não tem como tradição a realização de carnaval. Então praticamente ao anunciarem que não promoverão carnaval, só estão fazendo demagogia.

**********
Pelo que me consta, em Rondônia a brincadeira de carnaval só acontece em Porto Velho, Guajará Mirim, Rolim de Moura, e em Cacoal apenas nos clubes ou Selva Parque e Costa Marques que engloba os foliões de São Francisco.

*********
Escola de samba mesmo só existe em Porto Velho e como já foi bastante anunciado, não haverá o desfile este ano.

*********

Em Rolim de Moura existem duas escolas de samba cujo o último ano que desfilaram foi em 2012, de lá pra cá nenhum prefeito promoveu seus desfiles.

********
Em Costa Marques graças a boa vontade do Cliuson Torres e família Gonçalves a escola de samba Unidos do Guaporé desfile, mesmo sem contar com o apoio da prefeitura de Costa Marque como foi o caso do carnaval passado. Este ano o desfile está mantido, só não sabemos se com o apoio da prefeitura. Quem mais apoia o desfile da escola de samba de Costa Marques é o deputado Lebrão e a prefeitura de São Francisco. A escola desfila também em São Francisco.

*********
Já em Guajará Mirim o negócio são os blocos de rua que ha alguns anos já não vem se apresentando por falta de apoio, mesmo assim a turma não deixa de brincar carnaval.

*********
Então meus amigos, o anuncio da presidente da Fundação Cultural de Ji Paraná dizendo que a prefeitura não vai realizar o carnaval , não é novidade, isso vem acontecendo ha pelo me nos cinco anos. Só, que lá, tiveram a consciência de não dizer, que a verba que seria utilizada no carnaval, vai para a saúde, nada disso, em Ji Paraná o recurso da Cultura é administrado pela Concultural cuja presidente fez questão de dizer que o dinheiro servirá para a realização de apresentações culturais no Teatro Dominguinhos. Apresentações de festivais de dança, teatro, poesia, música etc.

********
No tempo que o hoje patrono do teatro, Dominguinhos era vivo, existiu uma escola de samba, Basta lembrara que Dominguinhos era cavaquinista e junto com o Bainha aqui de Porto Velho criaram a escola de samba Unidos do Guaporé (mesmo nome da escolas de Costa Marques). Eu mesmo participei de várias rodas de samba promovidas pelo Dominguinhos em Ji Paraná. O cara morreu e foi homenageado colocando seu nome no Teatro. E O Dominguinhos que era amantes do samba de escola de samba, nem la do céu conseguiu ver sua escola passar.


*********

É como diz o dito popular, “Cada um com o seu cada um”. Um dos cada Um de Porto Velho é o desfile das escolas de samba, como este ano foram suspensos por falta de apoio, O folião está se programando para assistir os desfiles das escolas de samba de Manaus. É dinheiro que vai embora e não é pouco!

*********
Por falar nisso, a Banda do Vai Quem Quer vai abirir uma campanha, convidando os foliões dos municípios que não realizar ão carnaval, para virem brincar na Banda no dia 2 de março.

*********
A campanha terá como mote: Venha brincar carnaval na Banda do Vai Quem Quer em Porto Velho e aproveite para curtir os demais blocos.

*********
Bem que o Departamento de Turismo da Semdestur poderia pegar essa dica a fazer campanha publicitária, convidando o folião do interior de estado a vir passar o Carnaval na Capital Porto Velho.


As agências de viagem bem poderia trabalhar o Pacote Carnaval em Porto Velho oferecendo passagem e estadia de sábado dia 2 de março, até terça-feira dia 5.

*********

Diz aí EUZÉBIO LOPES!

Benjamin Mourão é o tema Até que a noite vire dia


O carnavalesco Benjamin Mourão que deixou nosso convívio no dia 12 de janeiro do ano passado, será homenageado no 13º desfile do bloco “Até Que a Noite Vire Dia”, no dia 23 de fevereiro pelo circuito Areal.
Mourão foi um dos idealizadores do bloco que também é conhecido como “Do Mocambo” e foi um dos compositores de marchinhas carnavalescas. Presidente da UNIBLOCO Mourão viveu lutando pelo reconhecimento por parte dos órgão públicos, dos Blocos conhecidos como de Trio Elétrico, defensor das marchinhas tradicionais, tanto que seu bloco Até Que a Noite Vire Dia sempre desfilou tocando apenas marchinhas e samba enredos. Sua companheira Fran de Jesus popularmente conhecida como Chiquinha, sempre foi seu braço direito na organização do bloco, coisa que até hoje continua fazendo. “Nunca vi uma pessoa tão dedicada ao carnaval como o Mourão, ele acordava pensando na organização dos blocos filiados a Unibloco”, lembra Fran.
Este ano, a direção do Bloco, resolveu homenageá-lo, e vai desfilar com os abadás com a caricatura do Mourão e a frase “Não deixe a cultura morrer”, as letras das marchinhas também exaltam a figura de Benjamin Mourão.
Os abadás já estão a venda (no Carnê), ao preço de R$ 40. Os interessados devem ligar 99361-530 Junio De Jesus 99300-1846 Fran Jesusou 99206-8801Uemerson Campos.


Programação de Ensaios

O Até Que a Noite Vire Dia, vai ensaiar na Praça São José no Mocambo, nos dias 1º, 08 e 15 de fevereiro e no Mercado Cultural no dia 2 de fevereiro junto com outros blocos.
Neste sábado dia 26, a partir das 16 horas, na Praça São José do Bairro Mocambo vai rolar o maior pagode, sob o comando do Maestro Louro Rodrigues. A entrada é franca. “Você só paga o que consumir”, informa Fran Jesus.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Lenha na Fogueira 24.01.19


Vamos festejar os 104 anos do nosso município. Se você mora em Porto Velho, a pedida é se deslocar até o Mercado Cultural onde a partir das 19 horas, começa a festa de aniversário, com direito a muita música de qualidade.


*********
Basta lembrar que o primeiro músico a se apresentar, dispensa comentários, Mauro Araújo. Pense num cidadão fera na música instrumental autoral.


********
Mauro vai nos preparar para curtir as Bandas de Roque que passarão a se apresentar a partir das nove horas da noite, aí a juventude e os que gostam de som nas alturas e bom, vão dominar o Calçadão Manelão.


*********
Vamos soltar foguetes, festejar de verdade os 104 anos do nosso município. Vamos porque somos privilegiados, pois, vivemos num município que não vive chorando desgraça, apesar de ainda não contar com um sistema de saúde a altura da sua capacidade.


*********
Pergunta dos teus conhecidos que vivem em outros municípios brasileiros, se seus vencimentos como funcionário público municipal estão em dias?


********
Pouquíssimas cidades desse nosso querido Brasil, podem bater no “peito” e dizer, “posso até não remunerar bem meus funcionários, mas, estou com os salários em dia”.


********
Não tenho desfile de Escola de Samba, mas, tenho festa de forró nos diversos balneários existentes em meu entorno. Posso não ter um Porto Fluvial de vergonha, mas, este ano não vou sofrer com alagamento ou cheia do Rio Madeira.


********
Posso não contar com creches suficientes para abrigar minhas crianças, mas, minhas ruas estão iluminadas.


********
Posso até ainda ter ruas esburacadas, mas, os Viadutos da Campos Sales e a Passarela da Três e Meio são elogiadas por todos.


********
Porto Velho, chega aos 104 anos de instalação, proibido de olhar para a Madeira Mamoré., mas, pode se orgulhar de ser a única capital brasileira, que faz fronteira com outro país.


*******
Porto Velho, do Velho Pimentel, do Porto dos Militares e do Ponto das Caçadas.


*******
Porto Velho da Praça Jonathas Pedrosa abandonada pelo poder público, mas, que se orgulha de abrigar o Espaço Alternativo.


*******
Porto Velho do aeroporto internacional só no nome, mas, que tem a estrada do Belmonte quase intransitável.


********
Porto Velho do Flor do Maracujá da quadrilha e boi bumbá.


********
Porto Velho da Banda do Vai Quem Quer e da saudade do Galo da Meia Noite.


*********
Porto Velho da Zona Leste onde a cultura vive no Arraial de São Tiago no ArraiaLeste e no CarnaLeste.


*********
Porto Velho da Zona Sul e dos blocos da Jatuarana. Porto Velho do Samba Autoral, do Mistura Fina, do Mocambo do Até Que a Noite Vire Dia.


********
Porto Velho do Areal do Santuário de Fátima, dos Blocos Canto da Coruja, Us Dy Phora e Areal Folia. Porto Velho do Vai e Volta.


********
Porto Velho do Murupi, Axé Folia e Leva Eu.


********
Porto Velho do Pirarucu do Madeira, e do Pirarucu Rondon. Porto Velho da Candelária do Tonhão e dos Inocentes.


********
Porto Velho do Porto, Velho Porto; Da Sete de Setembro, de Abunã, de Extrema e Califórnia.


********


Porto Velho de Guapindaia a Hildon Chaves. De Tanajura a Chiquilito. De Valdemar Cachorro e Bailarina da Praça.


********
Porto Velho da Maria da Chave e do Manelão, do Burrochagas e do Clarim do Moraes. Maga Rosa a Liocélio.
********
Porto Velho da melhor carne verde do Brasil e do mundo, do melhor carnaval de rua da Amazônia e de todas as danças folclóricas.


********
Porto Velho de janeiro a dezembro ferve com suas festas, calçadas da fama e os becos do Orgulho.


********
Porto Velho do lindo Por do Sol e das Noites das baladas em tudo quanto é Zona da Cidade. Zona Norte, Sul e Leste.


********
Porto Velho de todas as etnias. Sabe de uma coisa Porto Velho?


********
Te AMO!

Cristiano Borges apresenta o livro, Injeção de Ânimo


No próximo dia 31 (quinta feira), o Consultor e Facilitador e professor Cristiano Borges Rodrigues vai apresentar no auditório da Faculdade Unama a rua Campos Sales (Colégio Classe A da Vila da Eletronorte), o livro: “Injeção de Ânimo: Marketing sem contradição para o seu negócio”.
O lançamento do livro será precedido de palestra do professor mestre em administração Cristiano Rodrigues sobre os temas abordados no conteúdo do livro. “A experiência permitirá aos participantes identificarem as contribuições do marketing para o sucesso das organizações, bem como estratégias que podem ser utilizadas por qualquer empreendedor”, garante Cristiano, prosseguindo: “Como algumas pessoas têm dificuldade de entender alguns conceitos de marketing na estratégia das empresas, pensei em fazer uma analogia. Daí veio a ideia da seringa que permite contextualizar onde entram os conceitos de marketing, análise de mercado, objetivos mercadológicos e as estratégias”.
Os interessados em assistir a palestra devem providenciar inscrição, através do 0800 570 0800 é gratuita. A parceria é do Sebrae e da Unama – Universidade.
Para o professor doutor Geferson Façanha, diretor da faculdade, a instituição está de portas abertas para toda sociedade participar do evento, desde empresários em busca de melhorias na gestão da empresa, como acadêmicos do ensino superior.

Serviço

O que? - Lançamento do livro: Injeção de Ânimo: Marketing sem contradição para o seu negócio
Quando – 31 de janeiro.
Horário – 19 horas.
Onde – Faculdade Unama Porto Velho – avenida Campos Sales 4010, (Classe A da Vila Eletronorte)