sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Lenha na Fogueira - 1°.11.14

Sinceramente, ainda vai demorar muito para os promotores de grandes espetáculos, conseguirem lotar o Palácio das Artes Rondônia. To falando de eventos como espetáculo teatrais e humorísticos como foi o caso do show “Personalidades” do Felipe Pontes.

*******
Pelo menos na noite de quinta feira 30, o público que compareceu ao Teatro Palácio das Artes não chegou a 300 pessoas pagantes, isso quer dizer, que seus promotores levaram “ferro”, pelo menos naquela noite.

*******
E olha que o protagonista do espetáculo ator Felipe Pontes é uma das estrelas do programa Zorra Total da Globo. O rapaz é realmente muito bom fazendo imitações de Fábio Assunção, José Wilker, Tony Ramos, Luciano Hulk entre tantos outros.

********
Foi um espetáculo de primeira que infelizmente não contou com um público digno. Falo digno em quantidade. Os que pagaram ingresso estão de parabéns.

********
Um dos empresários Judilson Dias culpou a fraca bilheteria, ao fato do nosso público não estar acostumado a pagar espetáculo do porte do que foi apresentado quinta feira. “Vai demorar para acostumarmos nosso público a compreender que para ter bons espetáculos é preciso se pagar ingresso”.

********
Nem sei se aconteceu a apresentação de ontem, pois os empresários Roberto e Judilson nos informaram quem iriam se reunir com a produção do Felipe Pontes para avaliar, a possibilidade da suspensão da apresentação, apesar de que, disse Judilson, as passagens e a hospedagem no hotel já estarem acertadas até sábado (hoje).

********
Agora vamos ficar torcendo para que os promotores do espetáculo com os bonecos da “Autarquia do Humor” cuja principal atração é o personagem “Coxinha” tenham successo.

*********
O espetáculo está marcado para acontecer no Teatro Palácio das Artes Rondônia nos dias 13, 14 e 15 de novembro.

*******
Não sei de quem é a responsabilidade, se do promotor do evento, ou da direção do teatro, o certo é que alguém tem que limpar as poltronas do teatro quando for acontecer alguma apresentação. Na noite de quinta feira a poeira tava feia nas poltronas.

********
Outra coisa que observamos: Também não sei se a responsabilidade é do produtor do espetáculo ou da direção do teatro, estou me referindo a sonorização. A do show do Felipe Pontes tava muito ruim!

********
Não tem como querer tapar o sol com a peneira, alguém tem que se responsabilizar por esses pormenores.

********
Por falar em teatro, na próxima semana, Porto Velho recebe o espetáculo “Leonardo  – O Pequeno Gênio da Vinci”, vencedor  em quatro categoria do Prêmio de Teatro Infantil Zilka Salaberry, entre elas a de Melhor Espetáculo Infantil de 2011. A montagem conta a história de um garoto chamado Leonardo, morador do pequeno e atrasado vilarejo de Vinci, fascinado pelos pássaros e pela possibilidade de construir uma máquina de voar. As apresentações acontecem nos dias 08, 09 e 10 de novembro no Teatro Um do Sesc Esplanada. A classificação é livre e a entrada gratuita.

********
O problema é esse. A entrada é gratuita, aí ninguém quer pagar. Se não começarem a acostumar o público a pagar ingresso para assistir peças de teatro e outros eventos que não seja apresentação de dupla sertaneja, não vai ter empresário que queira investir em apresentação no Teatro Palácio das Artes Rondônia.

*********
Hoje tem o coral do Ministério Público e da 14 DRT no teatro Guaporé. Vamos lá que é de Graça! De graça não tem que levar um quilo de alimento não perecível!
********
Hoje as 10h00, acontece na Casa da Cultura Ivan Marrocos a posse da nova diretoria da Fesec.

Música, animação e cinema abrem Festcineamazonia


O Teatro Banzeiros, em Porto Velho, será mais uma vez, testemunha de uma trajetória de amor e luta do cinema em prol da Amazônia. Tendo como mestre de cerimônias o ator Cacá Carvalho, a programação de abertura traz ao público, no dia 4 de novembro, a partir das 20h, a exibição de "Iskobakebo: um difícil reencontro", documentário de Fernando Valdívia.
O público também vai conferir a mais nova animação do Mapinguari, a criatura de pelo vermelho que de acordo com mitologia amazônica, vive nas profundezas da Floresta, sendo uma espécie de guardião da natureza. De pés virados para trás, ele vem há mais de uma década emprestando sua imagem e determinação ao Festcineamazonia. A curta animação deste ano é de Pedro Loureiro.
A programação encerra com o show da francesa Valerie Lu, que traz no repertório blues, jazz, MPB. A cantora vem trabalhando no CD "Saudade, mon Amour" (Sony Music), que reunirá sucessos música francesa que já fizeram sucesso no Brasil. O show terá participação de Marcello Ferreira, músico que fez carreira na França, e acompanhará Valerie Lu.
A programação vai até 8 de novembro. Além da mostra competitiva, que reúne mais de 35 filmes nacionais e internacionais, o festival também oferece sessões no Cinema no Bairro, Cinema no Terreiro, e na Escola vai ao Cinema.
 Há ainda mostra da produção audiovisual rondoniense, e de filmes convidados. Este ano vamos ver: "Iskobakebo", de Fernando Valdivia, "Serra Pelada, a Lenda da Montanha de Ouro", e "Língua Vidas em Português, ambos de Victor Lopes, "Abrakadabra", de José Araripe Jr, "Ainda há Pastores", de Jorge Pelicano, "O Nascimento de Jesus", de Mauricio Sabb, "As Batidas do Samba", de Bebeto Arantes, "O Veneno esta na mesa", de Silvio Tendler "Metamorfose", de Sebastian Mez, "Mbeubeuss, o Terreno Fértil para a Esperança", de Nicolas Sawalo, "Cidade de Deus 10 Anos Depois", de Cavi Borges e Luciano Vidigal. "Ainda há Pastores", de Jorge Pelicano, "Amazônia Eterna", de Belisario França, e "Amores Passageiros", de Augusto Canani.
O Festcineamazônia tem o patrocínio do BNDES,Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, Apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, Sema, Funcultural, Teatro Banzeiros, Iphan, Parceiros de Mídia, Rádio Parecis FM, Multisoluções e Canal Brasil. O Festcineamazônia é membro do Green Film Network e Fórum dos Festivais.

Leandra Leal ganha prêmio internacional no México



Leandra Leal ganhou na última quinta feira 30, na Cidade do México, o troféu de melhor atriz na primeira edição do Prêmio Iberoamericano Fênix, por sua atuação no filme O lobo atrás da porta. Única brasileira indicada na categoria, ela concorreu com mais quatro atrizes estrangeiras. Este é o seu vigésimo sétimo prêmio em 18 anos de  carreira e o quarto conquistado no exterior com a interpretação de uma amante perturbada no filme do diretor (estreante em longa-metragem) Fernando Coimbra. A cerimônia de entrega foi transmitida ao vivo pelo canal a cabo E! Entertainment Television para mais de 200 milhões de pessoas no mundo todo.
Criado para destacar e dar visibilidade aos maiores talentos da cinematografia produzida na América Latina, Espanha e Portugal, o Fênix reúne 12 categorias e quatro reconhecimentos especiais. A seleção, indicação e votação foi realizada pelos membros da associação internacional que o criou, a Cinema23, que conta com nomes como Karim Aïnouz, Elena Anaya, Hector Babenco, Luiz Carlos Barreto, Demián Bichir, Javier Cámara,Alfonso Cuarón, Guillermo del Toro, Gael García Bernal, Salma Hayek, Diego Luna, Fernando Meirelles, Wagner Moura, Marisa Paredes,Rodrigo Santoro, Maribel Verdú, entre outros.


quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Lenha na Fogueira - 31.10.14


E atenção porque após o pleito, o negócio agora é curtir as baladas que acontece por tudo quanto é canto da cidade nesta sexta feira dia 31, último dia do Outubro ROSA.

*******
Sem sombra de dúvida, a melhore pedida na noite de hoje, musicalmente falando, é assistir o show musical “Recantar” com a cantora Anayole Êba que vai acontecer no Teatro um do Sesc Esplanada a partir das 20h00. A entrada é franca. Chega cedo pra não ficar lambendo os dedos!

********
Se por uma acaso chegar atrasado e não conseguir mais entrar no Teatro 1 do Sesc Esplanada para assistir o show da Anayole Êba, não precisa ficar desesperado. O negócio é não perder a noite e nem a esportiva. Se é sexta feira:

*******
Uma das boas pedidas é a Fina Flor do Samba. É sair do show de MPB da Êba e curtir o show de samba de raiz do Ernesto Melo e sua Fina Flor do Samba no Mercado Cultural. O samba começa as 20h00.
********
Acontece que meu negócio é seresta! Então pega a namorada, a esposa, a amante ou o amante, bofe, caso ou ficante e vai dançar bolero no Mandacaru cantado pela Priscila. Aí o negócio é romântico de verdade.

*******
Antes o Marquinho do Cavaco apresenta o show do sambista carioca Junior Itaguaí. É o show “A Noite Balaco Baco” que está marcado para começar as 20h00, na conveniência da rua Duque de Caxias com a Presidente Dutra no bairro Caiari.

*******
Marquinho do Cavaco recentemente esteve se apresentando no Programa Esquenta da TV Globo onde dividiu o palco com o Xande de Pilares, Mumuzinho, Leandro Sapucaí e Arlindo Júnior entre outros famosos apresentados pela Regina Casé.

*******
Hoje a noite o Junior Itaguaí será recebido com o pré show do Pagode do Moca (Mocidade do Caiari). Não esquecendo que o próprio Marquinho do Cavaco é um show a parte.

********
Até para o público que não tem identidade cultural brasileira, os alienados, hoje vai acontecer o 1° halloween do “Meu Boteco”, você tem   que comparecer com sua fantasia ou vestido de preto. A animação ficará por conta da banda Rock City Band, que irá apresentar o melhor do rock nacional e internacional.

*******
Agora a grande pedida desta noite é o espetáculo "Personalidades" um monólogo com duração de 1h30 apresentado pelo humorista Felipe Pontes (Zorra Total - Globo).

********
O show traz ao público tudo o que se refere à televisão brasileira, com sátira e piadas. O ator se preocupou com o diferencial da atração e garante que será um show de humor com muitas novidades. "Procuramos fazer um show diferente de tudo o que está rolando, tem imitação, standup comedy, personagens em peças e dublagem", disse Filipe ao G1 Rondônia.

*********

Os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria do Teatro Estadual, com os valores de R$ 50, entrada inteira, e R$ 25, entrada para estudante e idosos. O ator garantiu que após o show, faz questão de tirar foto e conversar com todas as pessoas que o prestigiaram.

*********

Para finalizar a noitada desta sexta feira 31 de outubro, nada melhor que curtir o espetáculo musical que será apresentado a partir das 19h30 no Teatro Guaporé pelos Corais Canto Livre e 14, formados por colaboradores do Ministério Público de Rondônia e do Tribunal Regional do Trabalho 14ª Região.

********
 Não venham pra cá me dizer que Porto Velho não tem opção cultural e de lazer, isso, porque faltou à gente colocar a programação cinematográfica e os forrós que acontecem por toda a cidade.

********
Tem show pra tudo quanto é gosto. Se você não sabe pra onde ir vai fazer vigília, pois o dia de finados está chegando.

*******

To na BALADA com minha nega!

Anayole Êba apresenta o show Recantar no Sesc



A cantora e interprete Anayole Êba se apresenta nesta sexta feira 31, no teatro 1 d o Sesc Esplanada com o show musical “Recantar”. O Show nasceu da mistura de ritmos, sons, timbres e tons de artistas, músicos e compositores da boa música espalhadas melodicamente pelas praças, teatros e palcos da arte e da noite de Porto Velho. Vale ressaltar que a apresentação prevista para iniciar às 20h, é aberta ao público e contará com a participação dos cantores Baaribu Nonato, Bado, Augusto Silveira e Charlene Marques.
As canções do Show “Recantar” se materializam no canto da bela voz feminina da cantora e intérprete Anayole Êba, numa mistura sonora onde o tom é recantar..., o amor, a paixão, a vida, as histórias, o lugar e os sonhos..., é experimentar a vibração de tons e harmonias, transformados em melodias pelos acordes da música de artistas e compositores que cantam e tocam os encantos da música amazônica e brasileira.
Recantar trás um novo paladar musical, numa mistura envolvente de menina, mulher e artista. A nota principal no palco é o tom e o timbre da voz da cantora Anoyole Êba que toca seu início de carreira com muito brilho e ousadia musical de quem entra em cena pra brilhar, cantar, encantar e recantar.
Histórico
Anayole Eba nasceu em Porto Velho, Capital do Estado de Rondônia, cidade do rio, das águas, do sol e da lua. Filha do músico Baaribu Nonato e Eloyana Ramos, iniciou sua viagem e gosto pela música junto com as longas noites de apresentações e composições de seu pai. Sabor musical apurado pelo ouvido no tempero de canções reinventadas e cantadas por Marisa Monte, Zizi Possi, Elis Regina, Vanessa da Mata, Maria Rita, Roberta Sá, entre outros ritmos e tons..., Anayole Êba motivou-se pelo palco da música afinando sua voz na tímida melodia das canções que recordam a sua passagem pelos momentos vibrantes da musicalidade vivida e sentida no canto de sua casa, no canto da sua história.
Universitária do Curso de Direito da FARO aos 19 anos, estudiosa das línguas francesa e inglesa e grande apreciadora da boa música, da literatura, poesia e da arte, Anayole Êba já se apresenta nos palcos da noite, temperando as canjas com seu único e absoluto timbre de voz que encanta os apreciadores da noite de Porto Velho. Sua carreira artística nasce nas apresentações do Show Musical do Projeto Canta Mulher, na mostra de música do Sesc Rondônia e na participação do Show Musical 'Mistura' com direito a gravação no último CD lançado pelo músico Baaribu Nonato.


Pré-estreia do filme entre a cheia e o vazio

A pré-estreia do documentário “Entre a cheia e o vazio: A cheia histórica do rio Madeira em 2014 e seus nexos com as UHEs Santo Antônio e Jirau” acontecerá na sexta-feira, 31 de outubro, às 19h30, no auditório da UNIR-Centro. O documentário, que foi selecionado para a edição deste ano do Festcineamazônia, tem duração de 24 minutos e aborda a cheia do rio Madeira, ocorrida em 2014, e suas conseqüências.

A exibição será seguida de debate com a professora doutora da UNIR Lou-Ann Kleppa e representantes das comunidades afetadas pela enchente. “O filme é resultado de um esforço coletivo de pesquisadores e movimentos sociais de discutir como o desastre ambiental e o Plano de Reconstrução foram convertidos em instrumento de despolitização do debate sobre os nexos entre a implantação das usinas no rio Madeira e a cheia histórica”, afirmou a professora Lou-Ann Kleppa, que é diretora do filme.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Lenha na Fogueira - 30.10.14


Mais uma vez a Cultura é colocada na posição de “Bode Expiatório”, numa pendenga entre o prefeito Mauro Nazif e os vereadores de Porto Velho.
*********
Na primeira vez quem “Pagou o Pato”, foi a Jória Lima então presidente da Funcultural numa negociação do prefeito com os edis.  O vereador Edmilson da Dimples deixou a câmara para assumir uma secretaria cujo titular era justamente o Christian Camurça. Tudo isso aconteceu no final do mês de junho passado.

********
Dessa vez, ao se ver praticamente no mato sem cachorro, o prefeito cedeu mais uma vez aos caprichos dos vereadores, que segundo dizem, saíram “lisos” da campanha eleitoral e querem porque querem tirar o prefeito Mauro do Palácio Tancredo Neves.

********
O resultado foi que Christian Camurça que naquela época havia assumido o lugar da Jória, agora foi rifado. Não adiantou mostrar serviço carregando grade para os blocos carnavalescos de trio elétrico desfilarem no Carnaval Fora de Época que aconteceu no mês de julho.
*******
Não adiantou perder tardes e tardes montando o palco na praça das Caixas D’água para fazer a festa durante os jogos da seleção na Copa do Mundo. Até que veio a Alemanha e destruiu tudo.

********
Quem ganhou foram os empresários donos de estruturas de palco e iluminação, porque a seleção brasileira mesmo, ganhou uma goleada de 7 X 1, porém o presidente da Funcultural estava feliz da vida. “Fiz a festa que o prefeito pediu”.

********
Não adiantou nada o Christian se colocar a disposição da prefeitura como presidente da Funcultural e partir pra cima com a turma da Federon na organização do Arraial Flor do Maracujá. O cara foi de uma eficiência fora de série para com a direção da Federon. Falta isso, ele resolvia. Faltava aquilo ele resolvia. Era pau pra toda obra.

*********
Tinha gente comentando: “Esse realmente está fazendo pela cultura!”.

********
Veio a festa do Centenário que, aliás, ainda não acabou, e o negócio que a gente pensava que estava correndo tudo bem, ingriguilhou.

********

E terminou com a exoneração do Christian Camurça da presidência da Funcultural. Como disse, sobrou pra Cultura! Os comentários para quem foi beneficiado pela gestão do agora ex presidente da Funcultural são que ele estava bem na administração da entidade.

********
O certo foi que bem ou não o prefeito com aquele gesto que a gente pensa que é devagar, mandou a canetada e assinou a Portaria exonerando o Christian da Funcultural.

*******
Porém, como diz o poeta, a mão que apedreja é a mesma que afaga:
*******
O prefeito ainda teve tempo de dizer assim que demitiu o Presidente:

******
“A mudança foi realizada para que a máquina administrativa seja ‘azeitada’ para que a engrenagem passe a funcionar de forma satisfatória”.

*******
Satisfatória pra quem? Pros vereadores ou para a população? Olha que nesse angu pode ter caroço e se for ingerido em grande quantidade, pode “Entupi” o reto.

*******
Pra nossa sorte e espero que essa sorte dure pelo menos até depois do carnaval, o prefeito nomeou Presidente da Funcultural o Marcos Júnior.

*******
Marquinho que estava como adjunto ou vice presidente do Christian é querido no meio cultural.

********
Quer dizer, pelo menos isso. O novo presidente da Funcultural é do ramo e sabe das necessidades dos produtores culturais porque ele vive no meio.

********
A Jória segundo dizem, caiu pelo revèllion o Christian pelo centenário, esperamos que o Marquinho fique pelo menos por dois réveillons.

*******
Marquinho, estamos à disposição para divulgar as ações da Funcultural!

Município terá monumento em alusão ao seu centenário


A comissão julgadora do Concurso “Monumento Histórico do Centenário” divulgou as peças inscritas e os artistas que as criaram, e selecionou a obra que melhor representa o centenário da capital. Segundo a Funcultural, o concurso de monumentos de livre criação artística baseado na temática de aniversário vai conceder honrarias e reconhecimento histórico ao responsável pela obra vencedora. Serão premiados os 5 primeiros colocados, respectivamente em R$5.000,00, R$2.000,00, R$1.000, R$500,00 e R$200,00. O trabalho escolhido será ampliado e instalado em algum ponto da cidade, os demais, ficarão para a Funcultural, para compor o acervo da autarquia.
Ao todo 6 pessoas se inscreveram e apresentaram seus trabalhos por 5 minutos com uma defesa individual a comissão julgadora formada pelo Presidente da Fundação, pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Cultural, Gaspar da Costa Filho, e pelos arquitetos, Gerson Saraiva de Sá, Ricardo Lima Santos e Maristela Pedrosa de Oliveira. Conforme o regulamento, as dimensões e materiais do monumento deveriam seguir o padrão de altura máxima da obra definitiva sem a base de 2 metros, podendo ser confeccionado em granito, chapa metálica, bronze fundido, alumínio, aço, ferro ou qualquer material nobre, apto para garantir sua resistência às condições climáticas da região e que não seja classificada como substância perigosa, observando a máxima durabilidade possível em exposição ao tempo.
O resultado do concurso será apresentado no dia 31 d outubro, a partir das 19h, no Mercado Cultural, dentro de uma programação especial com exposição fotográfica, Lançamento do livro “Centenário de Porto Velho”, exibição do filme/documentário "100 anos de Porto Velho", entre outras atrações.


Cacá Carvalho - Mestre Cerimônia do Festcine


É sempre uma atração a parte do Festcineamazônia a presença do Mestre de Cerimônias. Nos últimos quatro anos, a atriz Ingra Liberato, o ator Gero Camilo e a atriz Cristina Lago assumiram essa função, cada um trazendo o próprio estilo no momento de apresentação de cada noite.
Não deve ser diferente com o ator Cacá Carvalho. Nascido em Belém do Pará, começou sua carreira de ator ainda nos anos 70, com os ensaios de “Macunaíma”, adaptação do livro de Mário de Andrade sob a direção de Antunes Filho. Com “Macunaíma”, recebeu inúmeros prêmios, no Brasil e no exterior. Já na década de 80 produz e interpreta “Meu Tio O Iauaretê”, de Guimarães Rosa, com adaptação de Walter George Durst e direção de Roberto Lage e recebe inúmeros outros prêmios.
Na televisão, em l998 participa da novela “Torre de Babel”, de Sílvio de Abreu e da minissérie “A Muralha”, de Maria Adelaide Amaral, com direção de Denise Sarraceni, para a TV Globo. Ainda em l998, participa como ator e faz a preparação de elenco do filme “Outras Estórias”, direção de Pedro Bial para cinco contos de Guimarães Rosa.
Tem ainda, além da grande carreira consolidada como ator, destaque fundamental na Itália onde dá aulas em vários cursos de formação para atores, e ainda, em l994, participa da montagem “O Céu por Terra”, com direção de Roberto Bacci e viaja por diversos países.
Em 2007 estréia na Itália a leitura cênica ”A Destruição do Homem”, de Luigi Pirandello, com direção de Roberto Bacci e produzido pela Fondazione Pontedera Teatro. No ano de 2009, dirige o espetáculo “Os Figurantes”, com texto de Claudia Barral e do grupo da Casa Laboratório para as Artes do Teatro. Em 2010 estréia e excursiona com o espetáculo “O Hóspede Secreto” pela Itália e Brasil.
Dos anos de 2011 a 2014 circula pelo Brasil com os espetáculos “O Hóspede Secreto”, “A Poltrona Escura” e “O Homem com a Flor na Boca” e “umnenhumcemmil”, formando assim a Trilogia Pirandello.
O Festcineamazônia acontece de 04 a 08 de novembro e tem o patrocínio do BNDES, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, Sema, Funcultural, Teatro Banzeiros, Iphan, parceiros de mídia, Rádio Parecis FM, Multisoluções e Canal Brasil. O Festcineamazônia é membro do Green Film Network e Fórum dos Festivais.



terça-feira, 28 de outubro de 2014

LENHA NA FOGUEIRA - 29.10.14


No próximo dia 1° de novembro, vai acontecer a festa de aniversário da Rádio Cultura FM 107.9 de Porto Velho.

********
A emissora que surgiu como laboratório do curso de jornalismo da Uniron está completando 9 anos no ar sempre levando uma programação voltada para a divulgação de programas culturais.

*******
Para comemorar a data, sua direção vai promover na casa de show Talismã 21, grande festa com apresentações de artista locais.

*******
Os apresentadores da emissora Banana Split, Marcão e tantos outros como Sonia Maria estarão no palco animando a festa, que vai contar com shows de Diogo & Castilho; Marco & Alexandre; Augusto & Rodrigo; Alexandre Potencia; Rayane Brasil; Leudson e Alan Pop.
*******
As apresentações estão marcadas para começar as 21h00 e o melhor de tudo isso é que a entrada será franca.
********
Se você quer ganhar ingresso liga na Rádio Cultura FM 17.9 e se habilita a ir buscar o ingresso nos estúdios da rua Mamoré ao lado da Uniron.

********
Vamos nessa que a festança vai até o dia raiar. Aliás, começa no dia de Todos os Santos e só termina no dia de Finados.
*******
Enquanto isso na Casa da Cultura a exposição do J Messias e da Adelina Jacob ainda pode ser visitada até a próxima sexta feira dia 31.

********
Na Casa da Cultura também tem a exposição de PUFES confeccionados com pneus reciclados é muito legal, vai lá e compra o teu!

********
Na Galeria José Fona da Casa da Cultura tem a exposição de fotografia “Arte” dos alunos do Terceirão do colégio Classe “A”.

********
No próximo dia 31 de outubro, no Teatro I do SESC/RO, a cantora e intérprete Anayole Êba apresenta o Show Musical “Recantar”.

********
O administrador da Ivan Marrocos Carlinhos Maracanã comunica ainda que a feira de Artesanato continue no hall e no quintal da Casa da Cultura.

********
Por falar nisso, a poluição visual que está incomodando muita gente depois da eleição são as dos carros ainda plotados com a propaganda do agora reeleito governador de Rondônia Confúcio Moura.

********
Parece até que todo mundo votou no Confúcio tantos sãos os carros plotados com sua foto. Quem sabe explicar esse fenômeno, é meu amigo Geovani Berno popularmente conhecido com “Espermatozóide Careca”. Explica aí Didio!

*******
Depois que o governador anunciou que vai apoiar as festas populares em 2015 o pessoal da Federon não sabe o que fazer com o grupo do Watts App onde praticamente todos declaram voto no candidato da oposição. Bem que eu disse: “Quem não sabe o que diz miocalá”.

*******
Achei muito bacana a coluna do jornalista Robson Oliveira a respeito da vitória do Dr. Confúcio mais ainda da sua análise sobre a derrota do candidato Expedito Júnior de quem ele (Robson), era o chefe da equipe de comunicação. Isso é que é não ter “rabo” preso. Valeu Robson!

********
O que estou achando muito estranho é o silencio da Federação das Escolas de Samba de Rondônia – Fesec que até agora praticamente no mês de novembro, não se manifestou a respeito dos desfiles das Escolas de Samba no carnaval de 2015.

********
A última noticia que tivemos, foi que o Antonio Chagas Campo – Cabeleira por motivos de saúde iria entregar a presidência da entidade (renunciar) e que estava tudo “costurado” para o Hudson Mamede assumir a presidência.

********
Porém até ontem nada havia sido oficialmente divulgado, nem a renuncia do Cabeleira e tão pouco a posse do Hudson Mamede.

*******
Meus amigos da Fesec faltam poucos meses para os desfiles carnavalescos. Vamos trabalhar cambada!

********
Aliás, no governo de Mauro Nazif ainda não aconteceu desfile de Escola de Samba. Será que em 2015 vai ter?

FLIRO acontece em Ariquemes até sexta feira


O Festival de Literatura de Rondônia – FLIRO, está acontecendo na cidade de Ariquemes desde a última segunda feira 27, e de acordo com programação divulgada pela Fundação Cultural e Biblioteca Municipal Pedro Tavares vai até a próxima sexta feira 31.
O evento reúne escritores, poetas e fotógrafos de todo o estado de Rondônia que além de apresentações, oferecerão oficinas gratuitas para o público. A coordenação destaca a participação do poeta Eliseu Braga de Porto Velho que ministrará oficina de poesia e declamação. “Eu acredito na leitura e se com meus poemas conseguir tocar uma pessoa será muito valioso”, disse o poeta.


Cronograma de Apresentações
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/profile_mask2.png
Dia 29/10 – ( quarta-feira)
MANHÃ -  9h Apresentação literária 2º “A” Prof. Leila Geacomini/ Pingo de Gente; 9h30  Escritor Carlos Moreira Porto Velho Lançamento Cardume. Tarde-  14h30 Apresentação literária 2º “A” Prof. Leila Geacomini Escritor Carlos Moreira Porto Velho Lançamento   Cardume. - Noite-   19h30 Poetiza de JARU Nina Menina: Asas do olhar; Escritor Carlos Moreira Porto Velho:  Cardume; 20h  Escritor Ariquemense Marcos Morask: bate papo com autor; 21h Espetáculo teatral Fragmentos.

Dia 30/10 – (Quinta-feira)

MANHÃ-  9h Apresentação literária teatro/musical O Sitio do Sr. Lobato; Apresentação literária teatro da Rapunzel - Colégio Dirceu. Tarde -  14h30 Teatro Branca de Neve e os Sete Anões/Colégio Chapeuzinho;  Colégio Dirceu. Noite-   19h30h Escritor Ariquemense Dr. Delcio – Contos roda de bate papo. Colégio Dirceu - 20h Escritor Vilhenense Atila Altivez – lançamento do livro infantil e CD de sua autoria; 21h Espetáculo teatral Amor Que Exige.

Dia 31/10 – (Sexta-feira)
MANHà  9h oficina de produção de texto; Tarde 15h oficina de produção de texto; Noite - 19h30  Abel Sidney Porto Velho Lançamento do livro infantil “Conto ou não conto”. 20h Escritor Ariquemesnse Manoel Geraldo Scott  roda de bate papo e mesa de autógrafos; 20h30 Escritor de Ji-Paraná  Luiza Marilac falando do livro lançado na Bienal SP 2014. 21h Espetáculo teatral Amor Que Exige  


História do sobrenatural e do espiritismo no Brasil

Mary del Priore, uma das maiores historiadoras do Brasil, realiza um primoroso trabalho sobre o universo oculto das religiões. O espiritismo e o sobrenatural, aspectos essenciais e peculiares da nossa sociedade, ganham uma obra que conta como surgiram todas as nossas crenças e histórias que ouvimos todos os dias sobre o que há “do outro lado”. Para entender nossa relação com o desconhecido, a Editora Planeta lança Do outro lado - A história do sobrenatural e do espiritismo, com a marca registrada de Mary Del Priore: qualidade nas pesquisas e uma escrita objetiva e esclarecedora. E a curiosa adoração que o brasileiro tem por Allan Kardec, que mesmo em seu país, a França, não é tão conhecido.
A obra trata de que forma nossos antepassados lidavam com esse mundo dos espíritos. Focando, sobretudo, no desenvolvimento do espiritismo, além de abordar fenômenos bastante populares na época, como o magnetismo, o sonambulismo, as “mesas volantes” e uma série de outras formas de entrar em contato com o mundo sobrenatural e com aqueles que já partiram.
Numa época em que o catolicismo se mostrou decadente, surge espaço para o misticismo e a curiosidade da sociedade brasileira em saber o que acontece e como é o “outro lado”. Cartomantes, curandeiros e exorcistas também têm sua importância na história do sobrenatural do nosso país. O livro trata, dentre outras coisas, os inimigos que o misticismo enfrentou como a Igreja Católica e alguns setores da imprensa que buscavam a todo custo desautorizar e satirizar o que parecia ser uma ameaça às tradições católicas. 

Com um caderno de fotos recheado de interessantes imagens do período, o novo livro de Mary del Priore, Do outro lado - A história do sobrenatural e do espiritismo é uma narrativa instigante sobre um assunto que chama a atenção tanto daqueles que creem em tudo quanto daqueles que não creem em nada, mas que desejam acima de tudo conhecer cada vez mais um pouco da história de nosso país.
Mary del Priore: ex-professora de história da USP e da PUC/RJ, pós-doutorada na École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris, possui mais de 40 livros publicados e é vencedora de vários prêmios literários nacionais e internacionais, como Jabuti, Casa Grande & Senzala, APCA e Ars Latina, entre outros.
Serviço 

Do outro lado - A história do sobrenatural e do espiritismo 
Mary del Priore 
Editora Planeta 
ISBN: 978-85-422-0405-6 
Não-Ficção/ brochura/ 16x23/ 208 páginas 

R$ 31,90 

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Secel vai voltar a ser secretaria diz Confúcio

O médico Dr. Confúcio Ayres Moura reeleito governador do estado de Rondônia no último domingo 26, durante entrevista coletiva concedida na manhã desta segunda feira dia 27, respondendo pergunta do Editor de Cultura do Diário da Amazônia Analton Alves: “Apesar de estarmos num teatro, alguns setores da cultura reclamam da ausência do estado. O que esse povo pode esperar do governador nessa nova gestão?”
Confúcio Moura respondeu dizendo que “assim que as finanças do estado estiverem estabilizadas, a Secel voltará a ser Secretaria inclusive, tendo suas funções ampliadas. Será Secretaria dos Esportes, da Cultura do Lazer e da Juventude”. O governador lembrou que quando assumiu o governo em janeiro de 2010, o teatro era apenas “Um esqueleto de concreto armado. Investimos aproximadamente R$ 20 Milhões e hoje temos inaugurados os teatros Guaporé com 270 lugares que é um Teatro Escola e essa beleza que é o teatro Palácio das Artes Rondônia com 1.100 confortáveis poltronas e uma estrutura pronta para abrigar qualquer tipo de espetáculo”.
Lembrou o governador que a área da cultura é muita vasta. “Vamos rogar a Deus que a gente tenha receita para destinar recursos para o Fundo de Cultura e a partir desse Fundo, vamos abrir Editais para todos os promotores culturais do estado de Rondônia participar. Os projetos serão analisados por uma comissão multidisciplinar e os melhores projetos serão financiados pelo Estado” disse Confúcio.
Quanto às festas tradicionais como O Flor do Maracujá, Carnaval, Festa do Divino Espírito Santo (no Vale do Guaporé) e as peças apresentadas na Jerusalém da Amazônia pelo Grupo Êxodo e todas as demais, podem contar com o apoio do governo do estado. “Só pedimos que os Projetos, sejam apresentados a Secel com antecedência, para que a gente possa formatar e projetá-los direitinho, ouvir o Tribunal de Contas, PGE e Ministério Público e liberar o recurso financeiro para que o evento aconteça”.

Ainda em resposta a pergunta do nosso editor de cultura, Confúcio informou que o Senador Valdir Raupp liberou emenda no valor de R$ 20 Milhões para a construção do Centro de Multieventos. “Estamos apenas aguardando a doação do terreno por parte da prefeitura de Porto Velho para licitarmos a obra”, finalizou.

Lenha na Fogueira - 28.10.14




O Brasil está dividido, apesar de a presidenta Dilma dizer que não, as urnas provaram isso no último domingo.

********
Rondônia também apesar do governador Confúcio Moura ter vencido o pleito, a diferença não foi lá essas coisas. Apesar de que foi de quase 7 por cento.
********
Porém, se a vitória fosse apenas por um voto, valeria tanto quanto se fosse por milhares. Por isso apostamos que nos próximos quatro anos, Rondônia continue crescendo como aconteceu no últimos anos ou no governo atual.

********
Ontem de manhã no teatro Guaporé, o governador Confúcio Moura garantiu que a cultura será mais bem tratada no próximo governo. Disse que a Secel vai voltar a ser secretaria e agregando mais a Gerencia da Juventude.

********
Hoje a Secel é Superintendência com a seguinte denominação: Superintendência dos Esportes, da Cultura e do Lazer e em breve vai passar a ser: Secretaria dos Esportes, da Cultura, do Lazer e da Juventude. E a sigla como passará a ser? SECELJU ou pode ficar SEJUCEL. Como fica muito caro providenciar nova papelada deve ficar com a sigla de Secel mesmo.

********
O importante é que funcione, pois nos últimos anos foi uma entidade adormecida. Com certeza o governador Confúcio Moura vai olhar com mais carinho o segmento da cultura.

********
O discurso do homem agradou a todos os promotores culturais presente no Teatro Guaporé na manhã de ontem, ao garantir que o estado vai apoiar todos os eventos populares como o Flor do Maracujá, Festa do Divino e Carnaval, só não falou em Duelo na Fronteira talvez por esquecimento.

********
Aliás, quem mais bateu no governador durante a campanha política foi alguns ligados aos bois de Guajará Mirim, tinha cada postagem no face de arrepiar. Creio que o governador não levou em consideração os comentários de alguns integrantes dos bois da Pérola do Mamoré.
********
Esperamos inclusive, que em 2015 o Duelo na Fronteira volte a acontecer em sua plenitude.
*********
Quem também saiu feliz da vida da coletiva foi o pessoal do Grupo Êxodo, pois o governador disse que vai apoiar os eventos da Jerusalém da Amazônia.

********
Agora, precisa os integrantes do Grupo, regularizar a situação da entidade. Ta um verdadeiro balaio de gato a pendenga entre os dirigentes.

*********
Esperamos que as respostas do governador dada ao jornalista Analton Alves sobre a cultura, sejam cumpridas a risca. Se isso acontecer, todos que somos envolvidos nos movimentos culturais no estado de Rondônia vamos correr pro abraço.

*******
É o que esperamos do próximo governo de Confúcio Moura. Basta que o Funcultura seja implantado de fato e de direito para a coisa funcionar sem muita discussão.

********
Seria bom que a assessoria do governador convocasse, agora sim, os Conselheiros do Sistema de Cultura que representam todos os segmentos culturais que militam no estado de Rondônia, para discutir o Projeto Cultural de Rondônia para os próximos anos.

********
Hoje temos Conselho de Cultura e seus conselheiros foram escolhidos ou eleitos pelos membros de cada Setorial de Cultura, por isso essas pessoas (Conselheiros), têm respaldo para falar por todos os produtores culturais.
********
É necessário que se faça mudança na Secel. Não adianta o governador ter boa vontade se a equipe não funciona a contento.

********
A hora de conversar é agora. Antes da eleição todas as reivindicações são prometidas para não se perder o voto.

********
Agora precisamos ouvir dos eleitos, a garantia de que as reivindicações serão realmente acatadas.

********
Parabéns Dr. Confúcio pela reeleição!