segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

REVEILLON


Carnaval 2013 começa com o bloco Mistura Fina

O carnaval de Porto Velho começa nesta segunda feira dia 31 de dezembro, com o desfile no final da tarde, do Bloco Mistura Fina. O bloco foi criado há 29 anos pelos técnicos que trabalhavam na construção da Usina Hidrelétrica de Samuel em sua maioria cariocas, que para lembrar as comemorações de final de ano de sua terra natal, criaram o bloco no estilo “Bloco das Piranhas”, que desfilam pelas ruas do Rio de Janeiro até hoje e cuja principal fantasia, é o homem vestido de mulher e a mulher de homem.
No inicio o bloco se concentrava na rua Guanabara entre a D.Pedro II e a Carlos Gomes no bairro São Cristóvão de onde saía rumo a Sete de Setembro, Brasília, Almirante Barroso onde faziam uma parada estratégica, para receberem a adesão dos carnavalescos de Porto Velho que freqüentavam o Bar do Casimiro. Entre esses foliões de Porto Velho destacamos o Bainha (um dos fundadores do bloco), Manelão, Silvio Santos, Oscar Knigthz, Zé Baixinho, Pelado, Careca, Babá, Jair Macaco Chirrado e tantos outros. Com o término da construção da hidrelétrica os idealizadores do bloco, compositor José Leôncio e o diretor de Harmonia da Império do Samba Edinho e mais alguns dirigentes, passaram oficialmente a direção do bloco para o Manelão, Bainha e Oscar e então o cordão passou a sair do Bar do Casimiro. Com o falecimento do Casimiro a turma passou a se reunir no Bar do Antônio Chulé (Joaquim Nabuco com a rua Bolívia), onde permanece até os dias de hoje. Já nos anos 2000 os dirigentes da escola de samba Asfaltão assumiram a coordenação do bloco e então os desfiles passaram a ser mais organizados, inclusive com a oficialização da utilização da Maizena como fantasia obrigatória para todos os foliões.
Hoje os homens já não se fantasiam de mulher, a exceção vai para o Silvio Santos que todos os anos se traveste de uma personagem feminina geralmente destaque da novela em evidencia. Outro grande destaque nos desfiles atuais, são as marchinhas criadas exclusivamente para o bloco que têm como compositores, Altair dos Santos Lopes o Tatá, Trio de Ouro (Bainha, Oscar e Zé Baixinho), Waldison Pinheiro, entre tantos e principalmente a participação das Pastoras do Asfaltão que abrem o desfile interpretando famosas Marchas Rancho.
No governo de Roberto Sobrinho o bloco passou a ser oficialmente a abertura do carnaval do ano que chega, portanto o desfile dessa segunda feira dia 31, é oficialmente a abertura do carnaval de 2013.
O Bloco Mistura Fina dá adeus ao ano “Velho” e boas vindas ao “Ano Novo”. 

Nenhum comentário: